Celular em sala de aula: a POLÊMICA continua viva

Anúncio

O uso do smartphone nas escolas segue causando polêmica, mas pode ser um aliado. Saiba mais sobre isso!

Hoje em dia é quase impossível imaginar um mundo sem o celular. O dispositivo é indispensável e capaz de ajudar em diversas tarefas diárias, sendo capazes de fazer de tudo um pouco. No entanto, quanto mais eles vão se tornando mais modernos e funcionais, mais tempo as pessoas passam com eles em mãos, o que pode, inclusive, acontecer em momentos inoportunos.

Existem alguns recursos no aparelho que podem ser muito úteis para os alunos e ajudarem na hora das atividades escolares, como a bússola, calculadora, dicionário, tradutor, conversor e outros. A realidade é que já existem muitos apps capazes de ajudar quando o assunto é educação. Porém, o celular também pode ser um instrumento de distração e, por isso, é aconselhável que ele fique longe nesses momentos.

Anúncio

Entretanto, regras simples de proibição não são suficientes para que os alunos não mexam no aparelho. Por isso, existem muitos questionamentos sobre o uso da tecnologia nas escolas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela TIC Kids Online Brasil, 93% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam a internet. Esse número é equivalente a 22,3 milhões de pessoas conectadas. O dispositivo predominante para esse acesso é o celular.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto que vem causando polêmica em diversos países, inclusive no Brasil.

FOTO: PEXELS

Celular na sala de aula

Os dados dessa pesquisa mostram que não é mais possível ir contra o desenvolvimento informacional que o mundo vive. Com isso, não utilizar a tecnologia dentro e fora da sala de aula é praticamente impossível. Por isso, a solução, talvez seja pensar nos celulares como uma ferramenta de apoio à educação. Assim, práticas que funcionem e consigam ampliar as vantagens do celular na educação devem ser adotadas, sem esquecer que, ao mesmo tempo, é preciso impor limites e responsabilidades em relação a esse uso.

Anúncio

Vantagens

Ter o celular em sala de aula como uma ferramenta de apoio à educação pode ser muito produtivo, já que a sociedade está cada vez mais conectada e os alunos já usam vários recursos em seus estudos. Como isso, deixar eles usarem os celulares para aprender ajuda a aumentar a motivação e fará com que o engajamento e participação nos conteúdos seja maior.

Os profissionais da educação também devem estar sempre atentos aos avanços tecnológicos para elaborar planos de aulas mais criativos. Fazendo isso por meio do celular, os alunos podem ficar mais interessados e o conteúdo acaba sendo fixado de uma maneira mais eficiente.

O celular também dá acesso a diferentes materiais de qualidade, como e-books, infográficos, vídeos e outras formas de pesquisa. Assim, eles têm o poder da informação em qualquer lugar e hora.

Com isso, se a tecnologia for usada de uma boa forma no ambiente escolar, tanto os professores quanto os alunos podem sair ganhando. O celular deixa de ser o vilão principal se os educadores mudarem o seu olhar sobre o dispositivo, vendo-o como um aliado.

Uso celular

Apesar de ser um aliado nas escolas ou em qualquer outra área da vida, é perceptível que as pessoas estão passando muito tempo com os olhos fixados às telas. Martin Cooper, conhecido como o “Pai do celular” também concorda com isso e disse que o aparelho tem um potencial virtual ilimitado e que, talvez em algum momento, ele pode até ajudar no combate a determinadas doenças.

Porém, ele afirmou que as pessoas podem estar um pouco obcecadas por ele. Ele disse que quando vê alguém atravessando a rua olhando para o celular, se sente péssimo, pois eles não estão pensando, mas depois que várias pessoas forem atropeladas, eles vão entender.

Você está aqui: