Celular: Antivírus para android é realmente necessário?
O sistema Android possui uma abordagem praticamente idêntica à do Windows, portanto, torna-se cada vez mais importante esclarecer esse tipo de dúvida, afinal, muitas pessoas questionam se o antivírus para android é realmente necessário, uma vez que há diversas opções do mesmo sendo oferecidas na internet e nos casos dos computadores os usuários estão sempre em busca do melhor antivírus gratuito ou pago para garantir a sua proteção.
Saiba o que são os antivírus para celular android, para que servem e se eles são ou não indispensáveis para o perfeito funcionamento e proteção do aparelho celular.
Figura extraída do site Mega Frases
O que são antivírus para Android?
Como tal, não há definição, no entanto, se for levado em consideração que ele tem o mesmo objetivo que o de um computador (cuidando da integridade dos dispositivos), pode-se dizer que são programas de computador criados para prevenção, bloqueio, detecção e exclusão de arquivos ou aplicativos, neste caso, prejudiciais que são baixados sem aviso prévio.
Para que servem?
Sua função é basicamente cuidar da funcionalidade dos smartphones. Impede que alguns malwares, phishing e outros vírus afetem seu sistema e suas funções. A maneira como eles podem fazer isso é detectando-os e removendo-os instantaneamente. Portanto, se você baixar um aplicativo mal – intencionado, o antivírus para celular o reconhecerá rapidamente e realizará a notificação para que seja corrigido.
É aconselhável baixar um antivírus para celular Android?
Não há necessidade. O Android é um ótimo sistema operacional que pode identificar um vírus por si só. Graças ao gerenciamento de permissões, os usuários podem detectar a existência de malware no telefone ou pelo menos suspeitar que o aparelho pode estar infectado.
Pelo fato de as notificações aparecerem o tempo todo sobre se você autoriza um determinado aplicativo a acessar o GPS, a câmera ou o telefone, fica fácil de o proprietário do telefone celular determinar se está enfrentando uma ameaça e impedir a sua entrada. Se o bom senso for acrescentado ao que foi dito acima, não será necessário ter um antivírus para celular.
Por que existem tantos programas antivírus para telefones Android?
O fato de terem dito que não são necessários não significa que não são úteis, uma vez que alguns deles detectam perigos, para que possam ser considerados uma vantagem para proteger o celular de forma extra.
Lembre-se, é muito importante saber que um antivírus consumirá recursos extras, para que a bateria e a RAM funcionem em marcha forçada.
Por fim, você deve saber que nem todos os antivírus funcionam corretamente, pois há muitos que dão falsos positivos sobre aplicativos que não têm nada de arriscado.
Portanto, se deseja proteger seu smartphone, não necessariamente deve baixar um aplicativo antivírus para celular, mas evitar permitir algumas notificações de sites acessados na internet que não são confiáveis.
Para saber se o site ou programa que está acessando pelo seu smartphone é confiável, basta conferir se o cadeado verde ou certificado HTTPS aparece na barra de endereço.
Mas, se mesmo assim desejar instalar proteção extra em seu celular com sistema operacional Android, certifique-se de que o aplicativo ou programa é confiável e possui uma boa execução, a qual realmente identifique as ameaças no telefone.
Gostou do nosso artigo? Então siga com a gente, em breve traremos muito mais conteúdo de qualidade.