Bloquear ligações de telemarketing no Celular: veja como!
Especialmente na última década, o crescimento do número de ligações telefônicas com a finalidade de telemarketing aumentou sobremaneira.
Tanto que por muitos a situação é tida como insuportável, sendo alvo de duras críticas às empresas relacionadas e também piadas nas redes sociais.
Em muitos casos não existe a sensibilidade ou respeito a horários, finais de semana e feriados.
O celular pode tocar nos momentos mais impróprios, de lazer ou mesmo de trabalho.
Para alguns a tarefa contraproducente de ter que atender ligações do tipo a todo momento, principalmente em horário comercial, faz com que desistam de ter o aparelho ligado em determinados períodos, abrindo mão inclusive de contato em possíveis urgências.
A força das reclamações fez com que o governo, através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomasse providências para amenizar o problema. A solução parcial foi permitir aos clientes bloquear as ligações.
Desde o mês de julho de 2019 já é possível o cadastramento para quem não quer ser alvo desse tipo agressivo de telemarketing.
Mas e você, já sabe como bloquear ligações de telemarketing no celular? Conheça neste artigo o site naomeperturbe.com.br e saiba o passo a passo para se cadastrar!
Se cadastrando no site para fazer o bloqueio
O consumidor que desejar já pode efetuar o cadastro na lista oficial da Anatel para não receber mais as ligações de telemarketing de telefonia.
Estima-se que um terço, ou seja, mais de 30% das famigeradas ligações estejam concentradas com disparo a partir das seguintes empresas:
Segundo a Anatel, até o mês de maio de 2019 foram registradas aproximadamente 14 mil queixas por parte de consumidores insatisfeitos com as ligações indesejadas.
A média mensal chegou às 2,8 mil reclamações. Tais números foram cruciais para que fosse fundamentada a decisão do órgão sobre criar a lista.
A questão fica mais evidente ainda, quando se faz um comparativo com o ano anterior: 2018, em que ocorreram 2,2 mil ligações com o mesmo motivo, na média por mês.
Se você também vem sofrendo com o assédio o telemarketing agressivo no seu celular, pode fazer uma reclamação na Anatel. Clique no link e veja como!
Passo a passo para bloquear as ligações através do site naomeperturbe.com.br
- Cadastramento Acesse o site naomeperturbe.com.br clique na área destinada a cadastro (superior direita) e preencha. Nele você deve clicar em “solicitar bloqueio”, posteriormente em “quero me cadastrar”, onde deverá ser preenchido o nome completo, CPF, e-mail, confirmação do e-mail, senha, confirmação de senha e as marcações seguintes.
- Solicitar bloqueio Na tela inicial você deve clicar em “solicitar bloqueio”, que estará no lado esquerdo em um campo na cor lilás, ou então pode ir novamente em “cadastro” e clicar em na mesma opção: “solicitar bloqueio”.
- Confirmação por e-mail Após o cadastro, um pedido de confirmação será enviado para seu e-mail indicado. Você deve abrir e confirmar (não esqueça de olhar também na caixa de Spam, caso não visualize nas entradas);
- Número de telefone Por último você deve informar seu número de telefone e finalizar o processo para que o bloqueio seja efetivado;
O início da interrupção das chamadas deverá ocorrer em “até 30 dias”, tendo como data de partida o dia do cadastramento.
Diferença entre a lista de bloqueio do Procon e a da Anatel
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também possui uma lista, porém, a diferença entre sua lista e da Anatel, ou seja, do site, está na abrangência.
A lista do Procon, por ser ele um órgão que atua considerando a esfera estadual, é mais completa em termos de empresas, ou seja, ele bloqueia ligações de telemarketing de todas as companhias.
Já a lista da Anatel torna-se mais abrangente se considerada a questão geográfica, pois é um órgão federal e pode, no caso, bloquear as empresas alvo, ou seja, de telecomunicações.
Segundo o presidente da Anatel, a agência está trabalhando em um projeto que envolve soluções mais técnicas a serem utilizadas como método de combate contra as ligações não desejadas, inclusive as que são oriundas de outros setores.
Por informação da Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, cerca de 90% dos brasileiros recebem ou receberam ligações que motivaram descontentamento do tipo.
Porém menos de 40% teriam tentado o bloqueio, mas somente pouco mais de 11% efetivaram reclamação nos serviços de proteção ao consumidor.
Não me perturbe
O naomeperturbe.com.br surgiu como uma importante ferramenta para resguardar os consumidores ante uma prática abusiva, empregada por algumas empresas que apostam em uma estratégia agressiva e equivocada de marketing.
Através do website o consumidor pode fazer seu cadastro, bloquear todas, ou mesmo algumas empresas de telecomunicações, além de consultar seu cadastro e rever sua posição, podendo bloquear ou desbloquear a qualquer tempo.
Em um momento em que o acesso à informação e a mobilidade fluem como nunca antes, nada melhor do que regrar, conforme o desejo dos cidadãos, as formas que ele permite de contato.
Do contrário, algumas permissividades podem tornar-se nocivas à eficácia das suas práticas profissionais ou mesmo de lazer.