SELFIE: aprenda a tirar as MELHORES FOTOS para as redes sociais
Quer ter sucesso nas redes? Veja dicas de como melhorar suas fotografias.
Tirar uma selfie não é só abrir a câmera frontal do telefone, estender a mão e apontar a lente para você. Técnicas simples podem ajudá-lo a tirar melhores fotos sozinho ou em grupo. Um bom autorretrato envolve a criação de uma cena com boa iluminação, ângulos e poses, e o uso de adereços sempre que possível para aprimorar o resultado.
Embora as selfies possam parecer nada mais do que vaidade, os autorretratos são uma forma muito usada ao longo da história da fotografia por expressarem sua visão de mundo. Leia mais e veja dicas para suas fotos.
Ajuste de iluminação
Uma boa selfie tem iluminação suficiente. Sem explodir tudo na luz, no sol, ou esconder seu rosto nas sombras. A selfie fica ótima sob luz forte, mas sem luz direta no rosto. Você pode usar a luminosidade das janelas para atuar como iluminação direcional.
Uma opção simples que produz boas imagens, não apenas selfies em geral. A ideia aqui é brincar com a luz indiretamente, em vez de direcionar a luz diretamente para o rosto. Fique um pouco de lado, não de frente para a janela, por exemplo. Também é útil ajustar a exposição (a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe) quando clicar. Toque na tela “acima” da pessoa que deseja fotografar e ajuste um pouco a exposição para que a imagem não fique estourada ou muito escura.
Fotos noturnas
Para fotos escuras, lembre-se de que seu telefone possui um modo noturno para tirar fotos com pouca luz. No entanto, leva alguns segundos para tirar uma foto. Se você não souber esperar e já estiver fora de posição, sua foto pode ficar embaçada.
Uma boa opção é usar a lanterna de outro celular. Acessórios como luzes LED também ajudam a iluminar cenas escuras. Muitos telefones (Android ou iPhone) iluminam a tela quando clicados, eles aparecem em branco, mas depois acendem a imagem.
Limpe a câmera
Para fotos mais nítidas e sem manchas, use um pano de microfibra ou flanela antes de tirar a foto. Quando um ponto de luz na cena se torna uma linha na tela, ou então um borrão, a lente precisa ser limpa.
Usar câmera do telefone
Em vez de tirar fotos com o recurso de câmera da rede social, use o aplicativo de câmera “nativo” do telefone. Geralmente são de qualidade superior.
Bom ângulo
Focar em seu rosto e clicar não vai fazer uma boa selfie. É uma boa ideia determinar o melhor ângulo para o seu rosto em relação à posição da câmera, como pescoço ligeiramente para frente ou braços para cima. Deixar o aparelho um pouco mais alto também pode ajudar. Para tirar boas selfies em baladas e casamentos vale praticar em casa. E não se esqueça de sorrir naturalmente.
Usar temporizador
Seu melhor amigo de selfie é um temporizador. Especialmente se seu objetivo é capturar fotos mais detalhadas do que apenas seu rosto (como uma pose de corpo todo). A contagem regressiva permite que você pressione simultaneamente o botão e tire uma foto.
Um temporizador também ajuda a tirar fotos menos tremidas. Isso ocorre porque seu dedo não está na tela do celular ao clicar.
Fotos em grupo
Também vale a pena contar com o cronômetro nessa hora. Para acomodar todos, a pessoa que segura a câmera pode ficar na frente, em primeiro plano, e a outra pessoa atrás. Por exemplo, você pode se lembrar de uma capa de álbum antigo em que as pessoas estão sentadas na escada, algumas em pé e outras abaixadas.
Ative o modo retrato
Planos de fundo em fotos nem sempre são úteis. Uma parede manchada ou uma multidão em um show podem afetar o resultado da sua selfie. Neste sentido, o modo retrato é seu maior aliado, desfocando o fundo e destacando apenas a pessoa (ou grupo) em primeiro plano.
Os telefones celulares com sistemas Android e iOS possuem uma função de selfie no modo retrato. Também é projetado para tirar fotos em cenas escuras com cenário de fundo, com o fundo desfocado para enfatizar o rosto à frente.
Invista em acessórios
Isso é opcional, mas pode ajudar a melhorar a iluminação, com luzes portáteis. Além de auxiliar na estabilização de imagem com tripés e suportes giratórios. Uma tendência observada é o suporte magnético ou snap-on para celulares, e também há controles conectados por Bluetooth para tirar selfies com a câmera traseira.
Vá com calma na edição
Tirou uma selfie e não gostou? Um aplicativo de edição de imagem pode ajudar a melhorar o resultado final, mas não excessivamente. Não use filtros que mudem muito o seu rosto, isso vai ficar nítido e a foto não vai ficar tão boa.