Apple prepara MUDANÇA para a Siri: seu iPhone vai passar por uma REVOLUÇÃO!

Anúncio

Siri diferente. A inteligência do iPhone vai ficar mais aprimorada.

No momento em que estamos como sociedade, está cada vez mais claro que a inteligência artificial generativa influenciará quase tudo o que fizermos com os computadores ou celulares. Por essa razão muitos se questionam

No momento em que estamos como sociedade, está cada vez mais claro que a inteligência artificial generativa influenciará quase tudo o que fizermos com os computadores ou celulares. Por essa razão muitos se questionam qual é a estratégia da Apple, um dos maiores e mais importantes nomes do mercado de hardware e software. Como resposta, a Siri, o assistente de voz do iPhone, pode ir um passo além da voz.  

Anúncio

De acordo com sites de tecnologia como Apple Insider e Gizmodo, a Apple registrou uma patente esta semana para um sistema que analisa “dados de movimento” além de palavras para aprender o que os usuários dizem, o que lembra o computador HAL 9000. Esse personagem, para quem não se lembra, está presente no filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”.   

Apple prepara MUDANÇA para a Siri: seu iPhone vai passar por uma REVOLUÇÃO!
Entenda as mudanças que acontecerão com a Siri, do iPhone. (Créditos: Reprodução).

Detector de movimentos

De acordo com o Apple Insiders, o motivo da criação desse sistema é o fato de que a Siri costuma ter problemas para entender o que os usuários estão dizendo. Detectar o movimento facial, seja dos lábios ou do queixo, ajudaria a Siri a fornecer respostas mais precisas.  O documento de patente explica que os dados são “recebidos por um sensor de movimento que capta os movimentos do usuário, por exemplo, dando comandos de voz”. Esse sensor permite determinar se alguma parte dos dados de movimento corresponde aos dados de referência de um conjunto específico de palavras.    

No texto, a Apple reconhece que o sistema de controle de voz por si só pode causar respostas falsas se o sensor de áudio captar ruído ambiente ou se alguém estiver falando ao fundo.  Nesse novo recurso que a empresa está desenvolvendo, nem sempre o sistema utilizará a câmera do aparelho para leitura labial. Ele pode usar os sensores de movimento do telefone para detectar movimentos da boca, cabeça e pescoço para determinar se eles representam a fala humana.   

Anúncio

De acordo com o Apple Insider, não está claro nos documentos de patente quais dispositivos este sistema terá. No entanto, como é baseado na detecção de movimento em vez da leitura labial visual, é teoricamente possível estar em fones de ouvido de marca, os AirPods, e dispositivos de realidade aumentada Vision Pro da Apple, além de claro, o iPhone.  

Apple GPT 

Além dessas mudanças na Siri, a Apple está experimentando inteligência artificial (IA) como uma forma de ajudar seus funcionários a realizar várias atividades em seu trabalho diário.  

Essas informações foram divulgadas pelo repórter da Bloomberg Mark Gurman, em seu boletim PowerOn.  Ainda não se sabe como a Apple irá proceder com o desenvolvimento do seu chatbot, parecido com o ChatGPT. Porém, o relatório de Gurman revela pelo menos alguns dos usos internos da IA da Apple. Uma opção em discussão é disponibilizar ferramentas para as equipes de suporte da AppleCare para ajudar os clientes com problemas.    

No entanto, não se espera que esta solução seja implementada tão cedo. A tendência enorme na criação dos chatbots é bem conhecida da Apple e do CEO Tim Cook. Mas, para o CEO, qualidade é melhor do que pressa. Em uma teleconferência em maio, Tim Cook disse que a IA tem “alguns problemas que precisam ser resolvidos antes de ir para o mercado”.  

Você está aqui: