Apple consegue AUMENTO de vendas no EUA e disputa mais de perto o mercado contra o Android
Gigante norte-americana tem conquistado mais espaço no mercado. Confira a que se deve o crescimento da Apple.
A Apple perdeu participação significativa no mercado de telefonia móvel após atingir o pico no início da pandemia do coronavírus. Mas, de acordo com dados divulgados pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) nesta última quarta-feira (18), a empresa deu sinais de recuperação ao longo de 2023.
Segundo a pesquisa, após 2 anos de declínio, o iOS apresentou crescimento e atingiu uma participação de mercado de 39%, recuperando assim uma grande participação de mercado. Mesmo que a sua posição ainda esteja longe da taxa de 46% registada em 2020, a nova percentagem ainda supera as taxas registadas em 2022 e 2019. Confira abaixo a que se deve a recuperação da Apple.
Apple perdeu espaço após pandemia
Os gráficos ilustram o rápido crescimento do iOS em 2020, um ano em que a procura por novos dispositivos eletrônicos aumentou significativamente à medida que a população passou a trabalhar remotamente. Do início da pandemia até 2022, o sistema operacional da Apple perdeu espaço para a plataforma rival Android.
Os analistas observam que existe uma percepção comum de que os gigantes tecnológicos estão dominando o mercado dos EUA, mas estamos apenas falando da marca, não do seu sistema operacional. A Apple é na verdade a marca mais popular no país norte-americano, porém, o Android tende a aparecer como a plataforma mais utilizada devido à variedade de opções disponíveis.
A cota de mercado dos fabricantes de smartphones muda frequentemente dependendo da velocidade dos seus lançamentos. Por exemplo, a Apple normalmente vê um aumento nas receitas no último trimestre de cada ano, porque esse é o período de lançamento de uma nova geração de iPhones. Em 2023, setembro marca o lançamento do iPhone 15.
A Samsung, maior fabricante mundial de celulares, mas segunda nos Estados Unidos, tende a registar números de vendas mais elevados no segundo e terceiro trimestres. Esse é o período em que a empresa sul-coreana apresenta os seus aparelhos da família S, seus top de linha. Além disso, é nesse período que a empresa traz seus modelos de tela dobrável da série “Galaxy Z”.
Adolescentes preferem iOS
Uma pesquisa recente do The Wall Street Journal descobriu que os adolescentes nos Estados Unidos veem o Android como uma “tecnologia antiga” usada apenas pelos pais. A porcentagem é surpreendente. 87% dos jovens afirmaram preferir os celulares Apple, ao invés de aparelhos com Android, como Samsung ou Xiaomi. No entanto, esta situação só ocorre nos EUA, onde a Apple domina o mercado com 57% de participação de mercado, contra 43% dos dispositivos Android.
Já no Brasil o cenário é bem diferente. Pesquisas recentes indicam que o país tem a maior proporção de celulares Android em relação ao iOS. No total, 81% dos usuários escolheram o sistema operacional do Google, enquanto 18% escolheram o Apple. Apesar das suas grandes diferenças, ambos os sistemas dominam o mercado das plataformas móveis. No momento, este fenômeno é até mesmo alvo de investigação por parte dos reguladores do mercado. O intuito é analisar possíveis abusos de poder por parte da Apple e do Google.