Apple anuncia iPhone como “maquininha” de cartão: perfeito para comerciantes!
Veja como usar o novo recurso de pagamento do iPhone. A novidade vai beneficiar clientes e empresários brasileiros.
A Apple anunciou nesta última terça-feira (19) que empresas brasileiras agora podem aceitar pagamentos sem contato usando o recurso Tap to Pay diretamente no iPhone.
A empresa disse por meio de comunicado oficial que este novo recurso permite que comerciantes, de pequenas empresas a grandes varejistas, aceitem Apple Pay, cartões de crédito e débito sem contato e outras carteiras digitais usando apenas os aplicativos parceiros para iPhone e iOS, sem qualquer equipamento adicional ou pagamentos de terminal. Leia mais e confira como vai funcionar o novo recurso.
Pagamento mais simples
A Apple disse que plataformas de pagamento e desenvolvedores de aplicativos no Brasil podem usar o iPhone para integrar aplicativos iOS e oferecer opções de pagamento para clientes empresariais.
O primeiro parceiro certificado é a CloudWalk, instituição de pagamento certificada pelo banco central, que estará disponível para clientes empresariais no Brasil. Nesse caso, os clientes da fintech proprietários da rede das máquinas InfinitePay já terão acesso aos seus recursos. Além disso, outras plataformas de pagamento, incluindo Granito, Nubank, Stone e SumUp, também oferecerão novos recursos em breve.
Lançamento na América do Sul
O Brasil é o sexto país a lançar pagamentos por toque por meio do iPhone, que estão atualmente disponíveis nos EUA, Reino Unido, Austrália, Holanda e Taiwan. Os dispositivos compatíveis com Tap to Pay incluem modelos começando com o iPhone XS rodando iOS 17, a versão mais recente do sistema operacional da Apple lançada para atualização na última segunda-feira (18).
O Tap to Pay no iPhone já funciona para empresas de todos os tamanhos em todo o mundo, desde trabalhadores autônomos até grandes varejistas. “Estamos entusiasmados em oferecer uma solução de pagamento pessoal simples e segura para comerciantes no Brasil”, disse Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay e Apple Wallet, em comunicado.
“O Brasil é um ótimo país para fazer negócios. Agora as empresas terão a oportunidade de aceitar pagamentos sem contato em qualquer local”, acrescentou a empresária.
Mas, como funciona?
Os comerciantes podem aceitar pagamentos sem contato por meio do aplicativo no iPhone, mas só em dispositivos mais recentes, com a versão 17 do iOS. Na finalização da compra, os comerciantes simplesmente pedem aos clientes que segurem seu iPhone ou Apple Watch próximo ao iPhone do comerciante e paguem com Apple Pay, cartão de débito ou crédito sem contato ou outra carteira digital.
Os pagamentos são aceitos através das principais marcas que operam aqui, incluindo American Express, Mastercard e Visa. O melhor é que comerciantes não precisam de nenhum equipamento adicional para aceitar pagamentos sem contato usando Tap to Pay no iPhone.
Segundo a Apple, o novo recurso do iPhone garante que os dados de pagamento do cliente sejam protegidos. Isso porque usa pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro. As transações são criptografadas e a Apple não consegue saber o que ou quem está comprando. A marca disse em comunicado que está trabalhando com as principais plataformas de pagamento e desenvolvedores de aplicativos no setor de pagamentos e comércio para trazer a funcionalidade Tap to Pay para o iPhone no Brasil.