95 ANOS DE MOTOROLA: a rainha dos celulares está de aniversário
Relembre as melhores inovações da marca. Veja os principais momentos da Motorola.
Fundada em setembro de 1928, a empresa Motorola, uma das maiores fabricantes mundiais de celulares e soluções de comunicação, comemorou 95 anos nesta terça-feira (26).
A Motorola comemora o dia do seu lançamento, reflete brevemente sobre suas contribuições significativas para a indústria e compartilha sua visão para o futuro com grandes revoluções. A empresa foi fundada como “Galvin Manufacturing Corporation”, mas suas maiores conquistas ocorreram após a mudança de nome para “Motorola Inc.” Veja as principais contribuições da marca para o mundo da tecnologia.
Motorola na Lua
A empresa chocou o setor de telecomunicações corporativas e industriais com seus pagers na década de 1960, mas fez sentir sua presença com a missão Apollo 11 de 1969 à Lua. A primeira missão tripulada a um satélite natural utilizou a tecnologia de rádio da empresa para manter as primeiras comunicações entre a Terra e a Lua. “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, disse Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua, com um dispositivo desenvolvido pela Motorola.
Há exatos 50 anos, em 1973, a empresa participou da primeira ligação de celular utilizando um “tijolo” de mais de 1 kg. Martin Cooper, ex-vice-presidente e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Motorola e conhecido como o “pai do telefone celular”, teve sua primeira conversa telefônica na Sexta Avenida, em Nova York.
Impacto cultural
O primeiro telefone dobrável do mundo foi o Motorola StarTAC, lançado em 1996, mas foi somente quando a família Razr foi lançada em 2004 que o design se tornou um sucesso. Com um visual icônico que o transporta automaticamente de volta aos anos 2000, o Razr V3 se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop e um dos telefones mais vendidos de todos os tempos. Agora, a fabricante quer reviver a popularidade e o charme nostálgico desses clássicos aparelhos com a família Razr de nova geração, que inclui smartphones com telas flexíveis. Os modelos mais recentes da linha são o Razr 40 e Razr 40 Ultra, que custam a partir de R$ 5.499 no Brasil.
Tecnologia mais acessível
A Motorola destaca o lançamento do Moto Z3, primeiro smartphone comercialmente disponível com 5G. Lançado em 2019, o telefone foi um passo importante na introdução de uma nova geração de redes móveis ao mundo, e a Motorola afirma que vai democratizar essa tecnologia ao lançar um celular ainda mais acessível.
Ademais, um excelente exemplo dessa estratégia pode ser visto na série “Moto G”, que inclui diversos telefones básicos e intermediários com suporte a 5G. Em 2020, a família vendeu 100 milhões de unidades em todo o mundo. A fabricante também elogia a linha por popularizar tecnologias premium, como processadores mais rápidos, som mais envolvente e telas OLED.
Os modelos mais avançados também são destaque na empresa. A família “Edge” de telefones premium e top de linha normalmente atrai a atenção ao apresentar novas tecnologias da indústria. Por exemplo, a câmera de 200MP do Edge 30 Ultra.
Sinergias com a Lenovo
Olhando para o futuro, a Motorola está enfatizando o crescimento em áreas B2B, como serviços empresariais, soluções e dispositivos. Este fenómeno reflete a sua integração com a Lenovo, que adquiriu a marca em 2014 por 2,9 bilhões de dólares. Um exemplo de sinergia entre as duas empresas é o Lenovo ThinkPhone da Motorola.
A marca espera que o este negócio duplique nos próximos três anos. Além disso é esperado que seja um dos pilares da marca. Ou seja, o foco é na melhoria do relacionamento com os consumidores e na expansão para “novos mercados”. Nenhum detalhe específico foi divulgado sobre os planos futuros da Motorola, mas os usuários podem esperar muita inovação e qualidade, como sempre.