Superaquecimento do aparelho pode causar explosões e curtos-circuitos, com risco de choque elétrico e incêndio. Saiba como evitar!
Sempre ouvimos notícias de celulares que explodiram, seja perto ou longe dos carregadores. Esse tipo de notícia acaba assustando, já que o celular se tornou um item indispensável no nosso dia a dia, e como sempre estamos com o celular, devemos nos atentar aos riscos.
A maioria dos casos de explosão estão ligadas à bateria e ocorrem por causa do superaquecimento. As baterias são projetadas para suportar temperaturas de até 60° C. Se passar disso, o calor pode gerar um curto entre os pólos positivos e negativos, desencadeando reações, podendo ocasionar a explosão.
Isso já aconteceu com você? Saiba mais detalhes sobre o assunto e veja como se proteger!
Explosões
Segundo especialistas, os casos de explosões são mais comuns em produtos falsos, devido à ausência de dispositivos de segurança, fazendo com que o aparelho trabalhe com tensões perigosas. Por isso, ao comprar um carregador novo ou ao trocar uma peça do celular, é importante dar preferências a produtos originais e levar o aparelho para uma авторизована технічна допомога. Também é importante se atentar ao comprar um celular usado, já que a bateria já pode ter sido trocada por uma falsa, causando problemas no futuro.
Um sinal de que o celular pode chegar a explodir é a sua temperatura. Em casos de aquecimento, é recomendado desligar o aparelho, tirar a capa de proteção e deixá-lo em um local arejado, para que a temperatura volte ao normal. Se o celular tiver algum estufamento, é importante deixá-lo desligado e levar para uma assistência técnica para fazer a troca da bateria. Se estiver tudo normal, ligue novamente o celular, feche todos os apps que podem estar consumindo mais energia e pronto.
Esse procedimento só funciona em casos de aquecimento comum e não em casos de superaquecimento.
Como se proteger
Evitar mexer no celular enquanto ele carrega pode ser uma forma útil de se prevenir contra explosões, além de conservar o aparelho e o carregador. Mesmo que o celular seja seguro, existem riscos, caso o aparelho e o carregador não esteja em bom estado. Os casos de choque e explosões são causados por alguma falha. Por isso, o ideal é não utilizar o dispositivo enquanto ele carrega.
Esse uso enquanto o aparelho está no carregador deve ser evitado principalmente em dias de tempestade, já que, em casos de raio, pode causar uma tensão elevada no carregador através da rede elétrica.
Também é importante não colocar o aparelho para carregar em locais molhados, como banheiros, pias, cozinhas e áreas de serviço. Se for utilizar o aparelho na tomada, é importante estar calçado. Se precisar usar o celular, principalmente para ligações, o recomendado é tirá-lo da tomada. Outras formas de proteção é evitar deixar o celular perto da cama quando estiver dormindo.
Colocar o celular para carregar em tomadas T também pode trazer riscos, já que a conexão de vários aparelhos pode elevar a corrente e ocasionar um superaquecimento, que pode levar a um incêndio.
Dados
Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da eletricidade, quase 400 pessoas já morreram em 2023 vítimas de acidentes elétricos no Brasil. Esse número representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.