A Cemar é uma distribuidora de energia elétrica situada no estado do Maranhão.
Com mais de 2 milhões de clientes e fornecendo energia para 217 municípios, a Cemar é a única companhia de energia elétrica autorizada a atuar no estado.
Nos próximos tópicos você verá como pode resolver qualquer tipo de problema que venha a ter com esta empresa.
Além disso, mostraremos o caminho das pedras para que você tenha acesso aos serviços mais procurados pelos clientes: emissão de segunda via, relato de falta de luz, religação, entre outros.
Telefones da Cemar
Os números de telefone da Cemar são os seguintes:
- Central de atendimento: 116
- Central de atendimento corporativo: 0800 280 2800
- Ouvidoria: 0800 286 9803
Atendimento ao cliente
É comum precisarmos entrar em contato com a companhia de energia elétrica, seja por situações emergenciais como falta de luz, seja para ter um atendimento mais simples como a impressão de uma segunda via de conta.
Para qualquer que seja sua necessidade, a Cemar oferece muitos canais de atendimento para receber as solicitações dos seus clientes.
Você pode ligar para o telefone da Cemar, claro, mas há formas mais cômodas de desfrutar de um serviço ou realizar uma solicitação à empresa, como veremos abaixo.
Acesse o site da Cemar
Caso você esteja pensando em ligar para a Cemar, primeiramente consulte no site desta empresa se é possível acessar online o serviço do qual você precisa. Se o serviço estiver disponível no site, você poderá evitar o contato telefônico e poupar o seu tempo.
A boa notícia é que grande parte das necessidades dos clientes podem ser atendidas através do site. Entre os serviços disponíveis no site, destacamos os seguintes:
- Emitir 2º via da fatura
- Solicitar religação
- Informar falta de energia
- Solicitar ligação nova
- Denunciar fraude
- Trocar titularidade
- Histórico de medições
- Solicitar desligamento
Muito provavelmente o que você procura é um destes serviços. Portanto, acesse o site e resolva sua situação através do link: http://bit.ly/2VoNqjr.
Chat online com um atendente
Caso seu problema não tenha sido sanado através dos serviços oferecidos no site, ainda não é necessário ligar para a Cemar. Por meio do site, também é possível entrar em contato com um atendente em um bate-papo simultâneo.
Através deste chat, o cliente pode tirar qualquer dúvida acerca dos serviços disponíveis no site da Cemar sem precisar tirar o telefone do gancho.
Para ter acesso ao atendimento por meio do chat, acesse o link http://bit.ly/2H9Ibvk. Antes de iniciar o atendimento, serão solicitados o número do contrato e alguns dados pessoais do cliente.
Aplicativo da Cemar
Diferentemente de outras distribuidoras de energia, a Cemar ainda não possui aplicativo para smartphones.
Entretanto, o site da Cemar funciona muito bem nos celulares e tablets devido ao seu design responsivo.
Assim, ainda que você esteja longe de um computador, poderá facilmente ter acesso aos serviços encontrados no site.
Atendimento no WhatsApp
Em breve, os clientes da Cemar poderão desfrutar desta nova modalidade de atendimento. Este projeto ainda está sendo desenvolvido pela empresa.
Atualmente, apenas uma pequena parcela dos consumidores têm acesso a este serviço. Segundo a empresa, o número do WhatsApp para este tipo de contato foi distribuído para cerca de 100 mil clientes.
Além disso, o atendimento inicialmente se destinará apenas ao relato de falta de luz. Saiba mais em: http://bit.ly/2PUvRlo.
Agências para atendimento presencial da Cemar
Os postos de atendimento da Cemar são muitos e estão espalhados por todos os municípios do Maranhão.
Em grande parte dos municípios, há mais de uma agência da Cemar à sua disposição.
Descubra a que fica mais próxima de sua casa através do link http://bit.ly/2VcBlc9.
Para não correr o risco de se locomover até a agência e não conseguir o atendimento, há ainda a possibilidade de agendar previamente um horário para o atendimento.
Você pode agendar um horário clicando aqui:http://bit.ly/2Jcg2Gd.
Em caso de problemas, entre em contato com a ouvidoria
Ninguém gosta de passar por problemas com fornecimento de serviços, principalmente se forem relacionados à energia elétrica de sua casa.
Caso você tenha efetuado uma solicitação de atendimento à Cemar e não teve um retorno satisfatório, será necessário acionar a ouvidoria da empresa.
Lembre-se que é necessário informar o número de protocolo da solicitação inicial.
Para registrar uma reclamação na ouvidoria da Cemar, você pode ligar para o número 0800 286 9803.
Se preferir, registre sua reclamação através do site da Cemar clicando aqui: http://bit.ly/2vLPkeI.
O problema persiste? Acione a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
Se você não teve sua solicitação respondida e também não conseguiu resolver a situação através da ouvidoria, será necessário informar o ocorrido à Aneel.
A Aneel é a Agência Reguladora responsável pela normatização e fiscalização do setor energético brasileiro. Todas as companhias energéticas que atuam no país devem seguir os atos regulatórios desta empresa.
Assim, em caso de problemas com a Cemar, registre sua reclamação na Aneel. Os canais disponíveis para a reclamação são os seguintes:
- Telefone 167;
- Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;
A Aneel deve ser acionada apenas após a tentativa de solução com a ouvidoria da Cemar. Não adianta procurar diretamente a Aneel antes de falar com a ouvidoria da empresa, pois na reclamação da Aneel deve constar expressamente o número de protocolo da ouvidoria.
Дивіться також:
Telefone Energisa
Електро Телефон
Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!
A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.
O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.
Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.
Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.
Як подати скаргу в Procon
Esperamos que a sua situação com a CEMAR não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
На жаль, у Бразилії компанії все ще наполягають на неповазі до прав споживачів, і коли це трапляється, немає іншого виходу, окрім як відстоювати свої права.
PROCON - це абревіатура від Програма захисту прав споживачів. Це основа, створена для вирішення проблем між споживачами та компаніями.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMAR, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Цей фонд має прямий зв’язок із Міністерством юстиції, тому є високоповажною установою в бразильському штаті та здатний вирішувати найрізноманітніші проблеми, пов’язані з розподільними підприємствами.
Вам важливо знати, що PROCON присутній у всіх бразильських штатах саме для того, щоб краще відповідати вимогам, пов’язаним із дотриманням стандартів Кодекс захисту прав споживачів.
Основна мета цього органу полягає саме в тому, щоб запобігти зловживанням компаній у їхніх стосунках із клієнтами, завжди втручаючись у разі необхідності.
Як передбачено Кодексом про захист прав споживачів, ПРОКОН та інші суб’єкти, створені для захисту прав споживачів, складають Національну систему захисту прав споживачів.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Maranhão, доступ тут.
Що робити з відшкодуванням за прилади у разі відключення електроенергії?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CERMAR é justamente sobre o відшкодування згорілих пристроїв у випадках відключення електроенергії.
На жаль, перебої з електроенергією трапляються дуже часто, і коли вони трапляються, вони пошкоджують і перегорають кілька електронних пристроїв, особливо дорожчих, таких як холодильники та телевізори.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMAR com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Але чи знаєте ви, зрештою, які ваші права в цих випадках і як діяти?
Згідно зі статтею 22 Кодексу про захист прав споживачів енергорозподільчі організації зобов’язані надавати споживачам належні та безпечні послуги.
У випадках, коли компанії не дотримуються правила, що, наприклад, призводить до перегоряння пристроїв, вони зобов’язані відшкодувати споживачеві за завдану шкоду.
Споживач має період 90 днів щоб зробити запит на оплату, і компанія повинна перевірити пошкоджене обладнання протягом десяти днів.
Після перевірки енергозбут має ще 15 днів для інформування споживача про результати перевірки.
Після перевірки, якщо проблема підтверджується, протягом 20 днів, компанія повинна відремонтувати, оплатити готівкою або замінити згорілий прилад.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMAR por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Який термін відключення електроенергії через несплату?
Ми знаємо, що Бразилія зараз переживає делікатний момент. У зв’язку з економічною кризою, яка ніколи не закінчується, і безробіттям, яке досягло найвищого рівня, люди стикаються з фінансовими труднощами.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMAR.
Коли це трапляється, споживачі зазвичай стурбовані можливим відключенням електроенергії, що дуже ймовірно.
З цієї причини вам важливо знати, що в законі немає конкретної кількості рахунків або днів прострочення, які дозволяли б призупинити енергопостачання.
Таким чином, енергорозподільник може навіть порахувати електроенергію споживача лише з одним простроченим рахунком.
Однак, щоб це дійсно відбулося, потрібне попереднє спілкування. не менше 15 днів.
Sendo assim, se a CEMAR ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Навіть якщо Рахунок має заборгованість, обов’язок у цьому випадку полягає в тому, щоб надати попереднє повідомлення.