Celular e trânsito não combinam. Entenda os motivos para que o aparelho é proibido durante a condução de veículos.
O uso de celulares se tornou tão comum hoje em dia que é difícil imaginar uma pessoa que não possua um. Porém, quando usados indiscriminadamente, podem ser prejudiciais tanto para o usuário quanto para outras pessoas na estrada.
Chamadas telefônicas podem distrair os motoristas do volante, aumentando o risco de acidente. De acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), em 2021, cerca de 675 brasileiros se colocaram em risco ao usar esse dispositivo ao dirigir todos os dias. E pior ainda, a cada hora 28 motoristas não prestaram atenção ao dirigir. Isso significa que houve negligência na condução. Isso confirma uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil.

Celular proibido
Em 2021, foram registradas no país 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no trânsito. Portanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula em um parágrafo do artigo 252 que o motorista que segura ou manuseia um telefone enquanto dirige comete infração gravíssima. O objetivo desta medida é limitar a sua utilização e, assim, reduzir a taxa de sinistralidade no trânsito rodoviário.
Para evitar entrar ou causar um acidente, os motoristas devem manter o estado de alerta e atenção enquanto dirigem, eliminar distrações e sempre focar na direção, na estrada e nos arredores. No Brasil, usar o celular enquanto dirige acarreta multa de 293,47 reais e 7 pontos na carteira de habilitação.
Dicas para segurança no trânsito
Agora que demostramos os riscos de usar o telefone enquanto dirige, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a levar seu telefone ao seu destino com segurança.
Configure seu GPS antes de iniciar sua rota
Se você precisar usar o GPS enquanto dirige, tente definir sua rota antes que o veículo comece a se mover. Isso significa que os motoristas podem ajustar com calma seus dispositivos no painel e continuar dirigindo com segurança.
Não conecte seu dispositivo ao painel do carro
Conforme mostrado anteriormente, o GPS deve ser montado em um suporte adequado no painel. No entanto, observe que esta é a única exceção onde o smartphone deve estar visível para o motorista. Anexar um telefone celular diretamente ao painel de um carro sem usar informações de localização pode fazer com que notificações apareçam na tela, o que pode distrair os motoristas.
Mantenha seu celular silencioso
Ao ouvir um bipe, você não consegue deixar de olhar para o seu telefone. Notificações de mensagens e chamadas podem ser uma distração. Portanto, é recomendável colocar seu telefone no modo silencioso ou no modo avião. Depois de estacionar o carro, você poderá acompanhar todas as conversas.
Não utilizar o celular enquanto dirige é uma atitude simples, mas importante, que pode salvar vidas. E essa regra vale também para as motocicletas, que devem seguir as mesmas regras de trânsito dos condutores de motocicletas, as mesmas regras de uso do celular durante a condução.
À medida que o número de motociclistas profissionais aumentou (por exemplo, através de aplicações de entrega), o uso de smartphones e, portanto, o risco de acidentes, também aumentou. Muitos motociclistas usam seus celulares para verificar rotas, pedidos, mensagens e ligações. Mas vá com cuidado, não coloque sua vida em risco por causa de uma mensagem.