MANTER seu celular ou TROCAR por um bom usado? Qual a melhor ESCOLHA?

 

 

 

 

 

Será que vale a pena comprar um celular usado ou recondicionado? Saiba agora!

Segundo uma pesquisa da consultoria GfK, realizada no primeiro semestre deste ano, o brasileiro tem passado cada vez mais tempo com o mesmo celular. Antes, a troca dos aparelhos era feita a cada 12 meses, mas agora subiu para 24 meses. Entre os consumidores, 44% informaram que trocavam o aparelho depois de mais de dois anos de uso. Em 2019, o número era de 32,3%

Além disso, as pessoas que querem um celular top de linha, mas não querem gastar muito, estão apostando em celulares usados e recondicionados, que também são usados, mas passam por uma revisão técnica antes de voltarem para o mercado. Esses celulares custam até 40% menos do que celulares novos. No primeiro semestre deste ano, houve uma alta de 13,3% nas vendas desse tipo de aparelho em relação ao mesmo período do ano passado.

Оголошення

Mas, será que esses celulares valem a pena, ou é melhor continuar com o seu celular atual? Saiba mais!

FOTO: PIXABAY

Venda de celulares no Brasil

Um estudo do IDC Brasil mostrou uma redução de 11% no número de celulares vendidos no país. O levantamento mostra que a faixa de preço dos celulares mais vendidos nos primeiros seis meses do ano foi de R$700 a R$999.

De 30 milhões de celulares vendidos no varejo em 2022, 22 milhões foram substituições por modelos similares. Isso mostra que os consumidores estão mais resistentes a comprar aparelhos caros, o que tem aumentado a busca por dispositivos mais baratos.

Оголошення

Quem quer um celular com mais especificações, mas não quer gastar muito, tem optado por celulares usados ou recondicionados. Este ano, houve um aumento de 13,3% no número de vendas desses aparelhos em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa da IDC é que, no próximo ano, o mercado de aparelhos recondicionados chegue a 5,5 milhões de unidades.

Celulares recondicionados

Os celulares recondicionados são aqueles que apresentaram algum problema de fabricação durante a garantia e foram trocados por um aparelho igual sem custos para o consumidor. Esses aparelhos com defeito passam por uma análise feita por especialistas, que vão determinar a troca de peças, deixando o celular em melhor estado.

Após o conserto e a troca de peças, o celular volta ao mercado, para ser novamente vendido. Algumas fabricantes oferecem esse tipo de serviço, o que é o caso da Apple. Nos EUA, a marca comercializa produtos recondicionados em seu próprio site, com descontos de até 15%.

Celular recondicionado ou usado

A principal diferença entre um celular recondicionado e usado é que, no caso dos recondicionados, eles passam por uma inspeção antes de voltarem para o mercado. Assim, os problemas no aparelho são consertados e ele fica em ótimo estado. Os celulares usados, geralmente são vendidos em sua condição original, sem passar por consertos e vistoria. Com isso, eles podem ser adquiridos com diversos problemas, sem que o comprador tenha consciência.

Garantia

Antes de comprar qualquer produto, é preciso verificar se ele tem garantia. No entanto, conforme o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem garantia de 90 dias, mesmo que a loja não informe isso no ato da compra. Com essa legislação, o prazo passa a contar a partir da entrega do produto.

Bateria

Muitas vezes, os celulares recondicionados ou usados podem vir com uma bateria desgastada. No caso dos celulares recondicionados, muitas vezes a troca dos componentes pode estar relacionada apenas aquelas que sofreram avarias. Nesses casos, os demais componentes permanecem sem alterações, mantendo o original. Por isso, antes de realizar a compra, o consumidor precisa ficar atento a todas as informações, para saber quais peças foram trocadas e quais permanecem originais.

Vale a pena?

Os celulares usados e recondicionados são uma boa opção para quem quer economizar ao comprar um novo celular, por causa do seu valor. No entanto, é preciso ter cuidado e verificar todas as informações e detalhes, para ter certeza de que essa compra vai valer a pena e de que o celular está em um bom estado.

No caso dos celulares usados, verifique todas as ferramentas do aparelho e verifique se ele tem alguma restrição, como roubo ou furto, já que comprar um celular roubado, mesmo que de forma inconsciente, é crime.

Se você conseguir verificar que está tudo certo e se o preço couber no seu orçamento, vale a pena comprar o aparelho.

Ви тут: