FUJA CORRENDO de um NOVO GOLPE em cima de donos de CELULAR: entenda

 

 

 

 

 

Golpe atinge funcionário de Youtuber famoso e causa polêmica nas redes. Entenda o caso.

O professor e YouTuber Marcel Albuquerque foi vítima de um golpe de celular que o deixou sem acesso às suas linhas telefônicas e a todas as redes sociais. Tudo começou na semana passada quando perdeu o acesso à internet, seguido por uma linha telefônica desconectada e uma mensagem sobre uma possível mudança de plano telefônico. Depois, o professor perdeu o acesso ao Instagram e ao WhatsApp.    

A pessoa que sequestrou a conta postou uma oferta de investimento fingindo ser Marcel. O golpista usou suas fotos em seus stories e colocou textos sobre oportunidades de investimento.  Depois de conversar com especialistas, Marcel acredita que alguém estava solicitando indevidamente que se transferisse seu número de telefone para outra operadora usando seus dados, incluindo nome, CPF e número de telefone, para sequestrar suas linhas telefônicas. Continue lendo e saiba mais sobre o caso. 

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FUJA CORRENDO de um NOVO GOLPE em cima de donos de CELULAR: entenda
Anatel ensina como identificar golpes no celular. (Créditos: Reprodução).

Golpe do Chip  

Marcel faz parte da equipe do YouTuber Felipe Neto. Depois que seu amigo Felipe Neto, que tem mais de 45 milhões de assinantes, levou o golpe, ele foi à sua rede relatar o ocorrido e exigiu das autoridades e moderadores uma solução para esse tipo de problema. A Correspondente Nacional, que cuida deste tipo de problema, a Anatel, revelou que está trabalhando para adequar os procedimentos de comunicação móvel e prevenir fraudes em resposta ao influenciador.  

A organização afirmou que o combate à fraude no ambiente digital é rotineiro e pode exigir novas medidas. Após isso, Marcel recuperou a linha. Porém, o WhatsApp ainda não foi recuperado e ele está preocupado com a possibilidade de terem copiado seus contatos.   

Muitas pessoas nas redes sociais também relataram ter sofrido ataques móveis.   Em abril deste ano, a Anatel alterou seu processo de transferência de números, acrescentando mais uma etapa de verificação para aumentar a segurança do processo. Com esta atualização, os clientes que solicitarem a transferência do número do celular receberão uma mensagem de notificação na tela do celular e um SMS confirmando a solicitação de mudança de operadora. Essas mudanças já foram implementadas em diversos estados. Elas serão concluídas em todo o país durante os próximos dias, incluindo os estados do Nordeste, Sudeste e Norte.    

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Segundo a Anatel, os prestadores de serviços de telecomunicações devem tomar medidas para prevenir e impedir fraudes relacionadas aos serviços de telecomunicações e corrigir ou reduzir as consequências de tais incidentes. O Conselho de Defesa do Consumidor afirmou que os consumidores que foram vítimas de fraude têm o direito de receber uma indenização por danos de acordo com o Regulamento Geral.  A empresa de telecomunicações garante que vai tomar medidas sempre que identificarem suspeitas de violação.  

Fuja das fraudes 

Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), é importante que o consumidor fique atento a ligações, mensagens ou e-mails não solicitados oferecendo promoções, descontos ou benefícios relacionados à sua linha telefônica.  

Os operadores jurídicos normalmente não solicitam dados pessoais por telefone ou e-mail. Além disso, mensagens de texto ou e-mails com erros ortográficos, gramaticais ou de formatação podem indicar uma tentativa de golpe. 

Além de ficar atento à divulgação de dados pessoais, também é necessário verificar o telefone ou e-mail do remetente das mensagens recebidas. Ademais, sempre que possível, evite clicar em links desconhecidos ou suspeitos enviados por representantes das operadoras.  

Propostas boas demais para serem verdade exigem confirmação nos canais oficiais da operadora. Também é recomendado que você atualize seu dispositivo e software regularmente e os proteja com antivírus e firewall.   

Caso o usuário seja vítima de fraude móvel, a Anatel recomenda registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A agência afirmou que mantém registos de todas as alterações cadastrais dos prestadores de serviços. Eles podem ser entregues às autoridades de segurança para recolha de provas criminais e identificação dos autores.   

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