Como ALAGOAS criou sistema de combate a FURTOS DE CELULARES?

 

 

 

 

 

Saiba todos os detalhes sobre esse sistema, que está disponível em alguns estados. Ele ajuda a combater furtos e roubos.

O número de roubos e furtos de celulares tem aumentado em todo o Brasil nos últimos meses. Com isso, muitos estados têm procurado formas de combater esses crimes e proteger a população dos criminosos. Um desses estados é Alagoas, que tem trabalhado para combater os crimes contra o patrimônio e uma das principais estratégias quem tem colaborado para a redução dos números é o programa Alerta Celular.

A ferramenta é importante para inibir furtos e roubos de aparelhos celulares, além de permitir a identificação de posse ilegal desses eletrônicos, facilitando a localização das possíveis vítimas. Para ter acesso aos benefícios da plataforma, o cidadão precisa cadastrar seus celulares e, caso tenha sido vítima a ação, informar à Secretaria de Segurança Pública através do sistema, as informações sobre o Boletim de Ocorrência, já registrado junto à Polícia Civil.

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Saiba mais sobre esse serviço disponível no estado e descubra como ele funciona!

FOTO: PIXABAY

Alerta Celular

De acordo com o chefe de Tecnologia de Informação da SSP, o major Anderson Cabral, é importante que a pessoa insira as informações na plataforma assim quando adquirir o aparelho. Segundo ele, nada impede que isso seja feito posteriormente, mas é interessante que o cadastro seja feito logo depois da compra, incluindo detalhes sobre a nota fiscal e outros dados importantes. Não há limite para a inserção de equipamentos, mas é importante que todas as informações possíveis sobre os aparelhos sejam colocadas, pois isso facilita ainda mais o trabalho policial.

O sistema cria um banco de dados dos aparelhos de telefonia e pode ser acessada pela internet, por meio de computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem policial, os oficiais possam verificar o status do item apreendido. O cadastro deve ser feito por meio do site “https://alertacelular.al.gov.br”, preenchendo um formulário. Após realizar o login, o usuário deve adicionar o dispositivo, inserindo as informações necessárias e alterar o status dele, caso seja necessário.

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Uma das informações a serem incluídas no cadastro é o IMEI do aparelho, que funciona como um código de identificação dele. A forma mais simples de descobrir o número é pelo discador nativo do celular. Basta acessar o teclado utilizado para fazer ligações e discar *#06#. Após isso, o número será exibido na tela do aparelho. Outra forma é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer essa informação em uma etiqueta.

Dados

De acordo com o secretário de Gestão Interna da secretaria, José Carlos dos Santos, a plataforma Alerta Celular tem sido fundamental no combate ao crime, pois o estado registrou uma queda constante no número de roubos a transeuntes. Em setembro deste ano, foi uma queda de 31,29% em relação ao mesmo período de 2022. Ainda de acordo com ele, a redução pode sim ter tido a colaboração do programa, que está inibindo a ação dos criminosos.

Plataforma

A plataforma Alerta Celular também está disponível em outros estados do país. O cadastro está ligado à secretaria de segurança pública de cada estado, onde os usuários podem fazer o cadastro e inserir as informações sobre o aparelho. Para saber mais informações sobre a disponibilidade e funcionamento em cada região, basta entrar no site do governo do estado e pesquisar pelo termo, ou procurar na página dedicada à secretaria de segurança.

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