Empresas de tecnologia vendem aparelhos premium sem ajuste de preço. Saiba a razão disso.
A Apple não é a única fabricante de smartphones a manter o preço de lançamento do iPhone 15 anunciado nesta quinta-feira (12) no mesmo patamar do iPhone 14 da geração anterior, lançado no Brasil em outubro de 2022. Mesmo que alguns acreditem que essa tática atrasa o desenvolvimento no mercado.
Esse valor também é praticado pela Samsung, principal concorrente da Apple e líder no mercado de telefonia móvel em todo o mundo. Ao anunciar o modelo Galaxy S23, lançado no mercado brasileiro em fevereiro, a marca manteve o preço em relação à série S22 do ano passado. Continue lendo e entenda os motivos dessa estratégia.
Foco nas vendas de premium
Essa estratégia é uma tentativa de aumentar a participação dos modelos top de linha ou super-premium nas vendas totais de celulares no Brasil. Esse segmento de nicho ainda representa uma participação baixa nas vendas totais de celulares. No primeiro semestre deste ano, apenas 3,8% dos celulares vendidos no varejo brasileiro eram modelos top de linha com preços a partir de R$ 5,3 mil. A porcentagem registrou leve queda de 0,3 ponto percentual ante a participação de 4,1% do primeiro semestre de 2022, segundo dados coletados pela consultoria GfK em nome do Valor.
A maior parte dos aparelhos vendidos no Brasil de janeiro a junho (43,6% das vendas) ficou na faixa de até 1.100 reais, com preços dos modelos básicos superando os dos premium da Apple e Samsung, incluindo modelos dobráveis e removíveis.
A Motorola também atua nesse segmento. Alguns brasileiros que compraram celular acabaram migrando para um modelo de preço médio da marca. A participação dos smartphones com preço de até R$ 1.100 diminuiu 1,1 ponto percentual em relação ao primeiro semestre de 2022, mas os modelos na faixa de preço de R$ 2.000 a R$ 5.300 aumentaram sua participação nas vendas totais.
O preço original do iPhone 15 nos EUA foi mantido em comparação ao preço de lançamento do iPhone 14 (US$ 799). No Brasil, a série 15 custará R$ 7.299, um pouco mais barato que o preço de lançamento de R$ 7.599 do iPhone 14, que chegou às lojas em outubro de 2022. O Galaxy S23 foi lançado em fevereiro ao preço de 5.999 reais, mesmo preço da versão S22 lançada há um ano. Nos EUA, o S23 custava US$ 100 a mais que a versão anterior.
Previsões de cenário
Especialistas preveem que as vendas da nova geração de aparelhos premium podem aumentar um pouco à medida que o ciclo de queda do preço base começar em agosto e a temporada de compras da Black Friday iniciar em novembro. Salvo um novo impulso no mercado de smartphones no quarto trimestre, espera-se que as vendas em toda a indústria diminuam 6% em 2023.
Se este cenário se confirmar, será o pior resultado numa década, previu a empresa de consultoria Counterpoint Research em meados de agosto.
Para Fernando Bialuna, Head de Consultoria e Varejo para a América Latina da GfK, os brasileiros estão acompanhando o ritmo de atualização para dispositivos de maior qualidade, mas o cenário econômico não tem sido favorável para o nicho de mercado de modelos top de linha.