Telefone Light: uma informação muito importante para quem pretende entrar em contato com essa distribuidora de energia.
Se você está procurando o telefone da Light, vamos disponibilizar essa informação e outras maneiras de entrar em contato com a empresa, dependendo da sua demanda.
A Light SESA é a empresa responsável pela distribuição de energia na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A organização é uma das integrantes do grupo Light e atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Com aproximadamente 10 milhões de pessoas usufruindo dos seus serviços, a Light é considerada uma gigante do setor elétrico no país.
Este artigo tem a finalidade de auxiliar você que utiliza a energia fornecida pela Light em sua residência.
Aqui você encontrará os meios disponibilizados pela empresa para relatar falta de luz, solicitar segunda via de fatura, solicitar religação, entre outros.
Ao final do artigo, mostraremos como pode ser realizada uma reclamação à ANEEL em caso de problemas com a Light.
Light:Canais de atendimento ao cliente
A Light oferece aos clientes diversas formas de estabelecer contato com o atendimento da empresa. É possível ser atendimento por meio de SMS, contato telefônico, e chat online.
Há ainda a possibilidade de adquirir as informações e serviços diretamente através do site da empresa, sem necessidade de nenhuma forma de atendimento humano.
Grande parte dos principais serviços podem ser acessados através do site da Light.
Telefones da Light
Ainda que existam outras formas de atendimento, muitos consumidores ainda sentem mais segurança em tratar diretamente com o SAC da empresa. Além disso, alguns assuntos requerem tratamento em maior nível de detalhes com um atendente capacitado.
Se desejar conversar com um atendente, confira abaixo principais números de telefone da Light:
- 0800 021 0196: Para comunicar falta de luz;
- 0800 282 1380: Emergência para grandes clientes;
- 0800 282 0120: Disque-Light Comercial
- 0800 285 2453: Atendimento para deficientes auditivos.
Agência Virtual: acesse os principais serviços pelo site da Light
Se você precisa de uma solução rápida e não deseja falar com um atendente, acesse a Agência Virtual do site da Light através do link http://bit.ly/2YfDGVO.
Nesta plataforma você obterá solução para grande parte de suas necessidades contratuais a alguns cliques de distância.
Assim, você evita desperdiçar tempo ligando para o SAC da Light e acessa diretamente o serviço do qual você precisa.
Os serviços disponibilizados para o cliente através da Agência Virtual são os seguintes:
- 2ª via de conta
- Comprovantes de contas pagas
- Histórico de consumo
- Alterações cadastrais
- Ligação nova
- Alteração de carga
- Abertura de contrato
- Encerramento de contrato
Atendimento por SMS
Este tipo de atendimento é destinado ao caso emergencial de falta de luz em sua residência ou comércio. Para agilizar o relato de falta de luz à Light, é possível realizar a comunicação através de um simples torpedo.
Para isso, basta enviar o seu código de instalação para o número 54448. Assim, a empresa saberá que faltou luz no seu endereço.
Bate-papo em tempo real através do Click Light
Se você não conseguiu solucionar seu problema através da Agência Virtual e também não deseja ligar para Light, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa através do Click Light.
Trata-se de um chat em tempo real disponível no site da Light por meio do link http://bit.ly/2YfDGVO.
Nele, o cliente poderá falar com um robô em qualquer horário do dia, ou com o atendente humano de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h.
Aplicativo da Light
Uygulama Light Já! está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta instalá-lo por meio da Playstore ou da App store, de acordo com o seu smartphone.
Através do aplicativo, você poderá acessar os principais serviços da Agência Virtual. Ainda não é tão completo quanto o site da Light, mas oferece soluções rápidas na palma de sua mão.
Consulte abaixo os serviços que podem ser acessados através do app:
- Comunicar falta de luz;
- Gerar código de barras para pagamento da conta de energia;
- Alterar os dados cadastrais
- Consultar o histórico de consumo
Veja mais informações sobre o APP Light no vídeo abaixo:
https://youtu.be/SkPvZv9rePw
Faltou luz? Saiba o que fazer!
Caso aconteça uma falta de luz na sua residência, existem várias formas de entrar em relatar rapidamente à Light o ocorrido.
Conforme vimos, você pode:
- Enviar um SMS para o número 54448 com o seu código de instalação;
- Entrar em contato com a Light através do chat online;
- Ligar para o número 0800 021 0196;
- Comunicar a falta de luz através do app Light Já!
Endereços para atendimento presencial
Existem 31 lojas da Light para atendimento presencial. Para ser atendido com hora marcada, você pode agendar um horário através do Click Light (chat online) ou por contato telefônico.
A lista completa de endereços da Light pode ser consultada em http://bit.ly/2vNdFAK.
Sosyal medya
A Light também é acessível por meio das redes sociais. Veja como encontrá-la:
- Facebook: Fan Page Light;
- Twitter: @lightclientes;
- Instagram: @lightclientes
Em caso de problemas com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria
Fez sua solicitação através dos canais de atendimento da Light e não obteve retorno? Neste caso, você pode acionar a ouvidoria da empresa.
É possível realizar o contato com a ouvidoria através de dois canais principais:
- Telefone gratuito: 0800 284 0182
- Email: ouvidoria@light.com.br
Caso opte pelo contato via email, o consumidor deverá necessariamente preencher as informações abaixo:
- Nome completo, CPF e RG
- Telefones (fixo e celular)
- E-posta
- Número do protocolo de atendimento inicial
- Código da instalação
- Código do cliente
- Tipo de Atendimento (Reclamação, Denúncia, Informação, Sugestão ou Elogio)
- Relato detalhado da solicitação
Após efetuada a reclamação através da ouvidoria, a Light terá até 15 dias para dar a resposta ao cliente.
A ouvidoria não resolveu seu problema? Registre uma reclamação na Aneel
A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica é a agência reguladora que fiscaliza as distribuidoras de energia no país. Caso você esteja passando por problemas com a Light, acione a Aneel.
Veja como fazer uma reclamação na Aneel
Lembre-se de que este tipo de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria.
Para realizar a reclamação, utilize um dos meios abaixo:
- Telefone 167;
- Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;
Em qualquer dos canais, é necessário que o cliente tenha em mãos o protocolo de atendimento junto à Light, bem como o protocolo fornecido pela ouvidoria da empresa.
O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a LIGHT é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.
Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a LIGHT com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?
De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.
Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.
O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.
Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.
Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a LIGHT por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
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Telefone Algar
Telefone ENEL
Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?
Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da LIGHT.
Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.
Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.
Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.
No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.
Sendo assim, se a LIGHT ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.
Como fazer uma reclamação no Procon
Esperamos que a sua situação com a LIGHT não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.
O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a LIGHT, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.
É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Tüketici Koruma Kanunu.
O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.
De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio de Janeiro, acesse aqui.
Procon: Nedir ve size nasıl yardımcı olabilir?
Procon, tam olarak tüketicinin korunmasına odaklanmış bir kurumdur. Bu da 1840'tan bu yana ilk Ticaret Kanunu'ndaki hareketlerin sonucudur.
Ancak bugün bildiğimiz şekliyle Procon, ülkenin her eyaletinde bir Procon birimi bulunan Adalet Bakanlığı ile yapılan ortaklığın sonucudur.
Ancak ilk Procon 1976'da São Paulo şehrinde ortaya çıktı. Başlangıçta Procon'a Tüketiciyi Koruma Yürütme Grubu adı verildi.
1990 tarihli Tüketiciyi Koruma Kanunu ile Procons'un ülke geneline yayılan faaliyetleri daha da güçlendi.
Procon'un amacı, büyük veya küçük, ulusal veya çok uluslu şirketlerin mevcut ticari yasalara uymasını sağlamaktır.
Bu sayede yasa dışı, yanıltıcı veya hileli faaliyetler izlenebiliyor ve düzeltilebiliyor, böylece tüketiciler için adil bir pazar sağlanabiliyor.
Procon ve tüketiciyi koruma kanunu
Bu nedenle, Procon aşağıdakilere dayanmaktadır: Tüketici Koruma KanunuÜlke çapındaki ticari ilişkileri yöneten kurumdur.
Bu kurallar tüketiciler için aşağıdakiler gibi çok önemli hususları ele almaktadır:
- Teslimat süresi
- Ürün teslim edilmedi
- Yanlış reklam
- Garanti Bilgileri
- Kötüye kullanım uygulamaları
- Ürün sorumluluğu
- Değişim hakkı
- Diğer temel tüketici hakları arasında
Örneğin Alagoas gibi bazı eyaletler, Tüketiciyi Koruma Yasasında önerilen noktalardan birini içeren açıklayıcı bir kitapçık sağlar. Bu kitapçığa erişmek için, bu bağlantıya tıklamanız yeterli.
Bu nedenle nerede yaşadıklarına bakılmaksızın tüm analiz ve değerlendirmeler bu tüketiciyi koruma belgesine dayanmaktadır. Bunun nedeni, Tüketiciyi Koruma Yasası gibi CDC'nin de ulusal topraklarda geçerli olmasıdır.
Procon ne için kullanılır?
Artık Procon'un ne olduğunu bildiğinize göre, ne işe yaradığını anlamalısınız!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Light!
Ancak bunun için acente ile iletişime geçip şikayetinizi yapmanız ve şikayetinizi iletmeniz gerekmektedir. Peki bu nasıl çalışıyor? Bir sonraki konuda anlayacağınız şey budur!
Procon nasıl çalışır?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
Procon, telefonla bazı tüketici şüphelerini açıklığa kavuşturabilir ve böylece gelecekte daha büyük bir baş ağrısının önlenmesini sağlayabilir.
Herhangi bir şüphenizi açıklığa kavuşturmak isterseniz Procon'un 151 numaralı elektronik destek hattıyla iletişime geçebilirsiniz.
İsterseniz başka bir alternatif de şehrinizdeki veya evinize en yakın Procon istasyonuna gitmektir.
Örneğin São Paulo'da farklı mahallelerde Procon'lar var. Örneğin bazılarının hizmetleri aynı gün önceden planlanmıştır.
Yani durumunuzu değerlendirecek bir refakatçi eşliğinde taramaya gireceksiniz. İşlerin nasıl gittiğine bağlı olarak, belirlenen zamanda geri dönmek için bir şifre alacaksınız.
Procon'a neler rapor edilebilir?
Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Light pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Hakkınız tehdit edildiğinde veya ihlal edildiğinde Procon ile iletişime geçebilirsiniz.
Bu durumlarda tüketici verilerinin tamamen korunduğundan ve rapor edilen şirkete veya başka birine açıklanmayacağından emin olabilirsiniz.
Procon'daki ana şikayetler şunlardır:
- Telefon hizmetleriyle ilgili (sabit veya mobil)
- Kredi kartları ve negatif isim
- Kablo şirketleriyle ilgili sorunlar
- Ürünlerin belirlenen tarihte teslim edilmemesi
Como fazer denúncia no Procon
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon sobre a empresa Light.
İlk adım, şehrinizde ve/veya eyaletinizde hangi Procon biriminin bulunduğunu kontrol etmektir.
Ancak oraya gitmeden önce şikayetle ilgili tüm belgeleri toplamanız en iyisidir. Bunlar arasında şunları kullanabilirsiniz:
- Fatura
- Fiş
- E-posta veya çıktı yoluyla yapılan görüşmeler
- Protokol numaraları
- Sözleşmeler
- Arızalı veya kırık gelmesi durumunda ürünün fotoğrafları.
Konuşmaları siz iletirseniz, ideal olan bunu basılı olarak Procon'a iletmektir. Bu nedenle baskıyı düzenleyin.
Procon'u aramadan önce yapmanız gereken bir diğer şey ise, sorunu doğrudan satıcı ve/veya ürünü tedarik eden mağaza ile ombudsman ve müşteri hizmetleri aracılığıyla çözmeye çalışmaktır.
Genel olarak iletişim bilgileri web sitesinin iletişim sekmesinde veya sayfanın alt kısmında bulunur. Müşteri Hizmetlerine (SAC) başvurabilirsiniz.
Şirket sorunu dostane bir şekilde çözemezse bir sonraki adım bu belgeleri Procon'a göndermek ve şikayeti kaydetmek olacaktır.
Bu belgeleri kimlik, pasaport veya ehliyet ve CPF gibi bir kimlik belgesiyle birlikte ibraz etmeyi unutmayın.
Buna bir bak, Procon SP web sitesinde şikayetin her aşamasının ayrıntıları.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Light
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Asliye mahkemesinde dava açmak için mutlaka bir avukata ihtiyacınız yoktur. Başka bir deyişle, davayı kendiniz açabilirsiniz!
İlk adım tüm belgeleri toplamak ve şehrinizdeki Foruma gitmektir. İlk etapta gerçekleşen her şey ücretsizdir.
Öte yandan, itirazda bulunmanız gerekiyorsa, bunun için de ödeme yapmanız gerekecek ve ayrıca bir avukata da ihtiyacınız olacak.
Onarımın 40 asgari ücrete kadar sınırı var. Genel olarak eylemlerin değerlendirilmesi 120 gün kadar sürebilir. Kişi kazanırsa bir sonraki adım cezanın infazıdır.
Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!
A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.
O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.
Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.
Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.