Telefone Equatorial Piauí

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Telefone Equatorial Piauí: como entrar em contato com essa distribuidora de energia?

A Equatorial Piauí, antes conhecida como CEPISA, é uma empresa de distribuição de energia elétrica que atua no estado do Piauí. A sua sede é em Teresina e a empresa é subsidiária da Equatorial Energia devido a uma licitação que privatizou os ativos da concessionária que antes pertenciam à Eletrobras.

A Equatorial tem muita história. Ela foi criada pela lei estadual nº 1948, ainda no ano de 1959, e sua efetivação foi a partir de 1962, quando ainda era conhecida como Centrais Elétricas do Piauí S.A. No final dos anos 60, foi iniciada a construção de um sistema integrado de produção, transmissão e distribuição de energia. O que possibilitou o surgimento de uma mentalidade empresarial para os serviços elétricos.

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Mais tarde, em 1970, a empresa incorporou os acervos da Companhia de Eletrificação do Nordeste, chamada CERNE, e da Companhia Luz e Força da Parnaíba, conhecida como CLFP, e passou a ser a única concessionária de distribuição de energia elétrica no Piauí.

Como única distribuidora de energia do Piauí, muitos clientes dependem dela. Se você é um deles e precisa entrar em contato com a empresa, continue lendo. Abaixo listamos algumas opções de canais a sua disposição.

Telefone Equatorial Piauí

Para falar com a Equatorial Piauí, você pode utilizar a Central de Teleatendimento. O serviço é gratuito a qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana. Trate de assuntos como:

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  • Interrupções ou oscilações no fornecimento de energia elétrica.
  • Situações de risco iminente (como fios partidos, postes abalroados ou em mal estado ou galhos de árvores ou outros objetos tocando na rede).
  • Denúncias de ligações clandestinas e fraudes.
  • Solicitações de informações sobre serviços e produtos.
  • Valor da conta.

Ligue para: 0800 086 0800.

Denúncia de Furto de Energia

A empresa também oferece um canal de denúncias. Caso observe qualquer irregularidade ou suspeite de alguma ligação clandestina, entre em contato. Não é necessário se identificar. Veja como realizar a denúncia abaixo:

Formulário Online

Você pode fazer uma denúncia pelo formulário que a empresa disponibiliza no site. Basta preencher alguns campos na página de denúncias, como o endereço completo da ocorrência, para dar a sua ajuda à Equatorial Piauí no combate ao furto de energia.

Telefone

Você também pode ligar gratuitamente para o Call Center. Eles recebem as denúncias por meio do serviço.

Ligue para: 0800 086 0800.

Perguntas Frequentes

Se preferir, você também pode solucionar as próprias dúvidas pelas respostas disponibilizadas pela Equatorial Piauí às perguntas mais frequentes que a empresa recebe. Para isso, acesse o link do documento. Nele você encontra a resposta para perguntas como:

  • Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia?
  • Estou desocupando um imóvel. O que devo fazer para tirar o meu nome da conta de energia elétrica?
  • Como é feita a leitura de medidores?
  • Qual é o critério para cobrança de multa?
  • Efetuei o pagamento da conta de energia elétrica em duplicidade. Como obter a restituição do meu dinheiro?

Ouvidoria Equatorial Piauí

A Ouvidoria é o serviço de atendimento das empresas destinado a atender demandas que já foram tratadas em outros canais de comunicação com os clientes, mas que não tiveram uma solução satisfatória do ponto de vista do consumidor.

A Equatorial Piauí disponibiliza uma página do seu site para a Ouvidoria. No entanto, nela você não encontra um número de telefone, um chat online, formulário ou e-mail pelo qual enviar a sua demanda.

Redes Sociais

Você pode encontrar a Equatorial Piauí nas principais redes sociais. Siga, comente e compartilhe conteúdos em uma das redes listadas abaixo.

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Telefone Equatorial Piauí

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a Equatorial Piauí é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a Equatorial Piauí com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a Equatorial Piauí por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a Equatorial Piauí não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a Equatorial Piauí, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Piauí, acesse aqui.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da Equatorial Piauí.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a Equatorial Piauí ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

O objetivo do presente artigo foi divulgar o telefone da Equatorial Piauí e outras formas de contato com a instituição, bem como, esclarecer aos usuários dos serviços de Energia Elétrica quais são os seus Direitos.

O Site Achei Celular não possuí nenhum vínculo com a Equatorial Piauí e nem com os órgãos de defesa do consumidor.

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