Elektro: veja todas as formas de entrar em contato!
Se você é cliente Elektro, certamente, já precisou ou poderá precisar falar com a empresa para fazer uma reclamação, tirar dúvidas, fazer elogios ou resolver qualquer outra demanda sobre os serviços prestados.
Nesse sentido, a distribuidora de energia disponibiliza diversos canais de atendimento pela internet ou pelo Telefone Elektro.
O que é a Elektro?
THE Elektro, empresa de capital aberto, é uma distribuidora de energia do Brasil que atua no principalmente no interior do estado de São Paulo e algumas cidades do Mato Grosso do Sul.
Ao todo a empresa distribui energia para cerca de 2,5 milhões de clientes em 223 cidades, atendendo uma área de cerca de 120 mil quilômetros quadrados.
Dado o grande portfólio de clientes, a demanda pela contato com a empresa pode ser bem grande.
Por isso a Elektro possui canais de atendimento especializado para atender as mais diversas que seus clientes possam ter, por internet ou via telefone Elektro.
Telefone Elektro
A Elektro possui canais de atendimento com atendentes especializado para responder aos seus clientes de maneira rápida e eficiente.
Cada um desses canais é direcionado para uma demanda específica.
A seguir vamos falar de cada uma dos canais da Elektro, ouvidoria, SAC, chat online, entre outros e indicar qual o melhor para a sua demanda.
SAC Elektro
Em geral, O Serviço de Atendimento ao Consumidor é o principal canal de contato do cliente com a empresa. No SAC Elektro é possível resolver quase todas as demandas em relação aos produtos da empresa.
Além disso, mesmo que o canal não seja o mais indicado para resolver sua questão especificamente ,certamente ao falar com um atendente Elektro no SAC da empresa, poderá informar qual o canal específico para sua demanda e como entrar em contato.
THE telefone do SAC Elektro é:
- 0800 701 01 02 – telefone para baixa tensão (127V/220V)
- 0800 701 01 03 – caso queira tratar sobre média e alta tensão ( tensão igual ou maior do que 2,3KV com carga instalada superior a 75.000W e transformador particular
- 0800 701 01 55 – canal de atendimento para pessoas com deficiências auditivas ou de fala
É importante lembrar, que o SAC Elektro funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Ouvidoria Elektro
A ouvidoria de uma empresa é o canal que deve ser acessado apenas quando não possível resolver uma demanda através dos canais convencionais, ou quando a resposta da empresa não foi considerada satisfatória.
Para falar com a Ouvidoria da Elektro é necessário ser titular da conta e ter em mãos os devidos documentos, além do protocolo de atendimento de outros canais da empresa que foram contatados antes da Ouvidoria.
Para falar com a Ouvidoria da distribuidora você pode entrar em contato através do telefone da ouvidoria Elektro: 0800 012 40 50.
Além disso, também é possível entrar em contato com a ouvidoria da empresa por meio de correspondência, presencialmente ou via fax.
Se preferir enviar uma correspondência, o endereço para o destino deve ser:Rua Ary Antenor de Souza, 321, Jardim Nova América – Campinas – São Paulo, CEP 13.053-024. Aos cuidados da Ouvidoria
Para quem prefere falar com os atendentes da Ouvidoria Elektro pessoalmente, o atendimento é realizado na Sede Corporativa da empresa que fica localizado em Campinas no estado de São Paulo.
A visita deve ser agendada previamente através do telefone 0800 012 40 50. O endereço é: Rua Ary Antenor de Souza, 321 – Jardim Nova América – Campinas – São Paulo – CEP 13.053-024
Por fim, para quem preferir pode enviar um Fax para a Elektro através do telefone (19) 2122-1385.
Aplicativo Elektro Fácil
O aplicativo Elektro Fácil pode ser bem interessante para quem gosta de resolver seus problemas pela tela do celular. No app Elektro é possível realizar diversos serviços, como:
- Inclusão no débito automático
- Solicitar 2ª via
- Autoleitura
- Receber avisos de desligamento programado
O aplicativo está disponível para Android na Google Play e para iOS na Play Store.
Chat Online Elektro
Se preferir o cliente pode, solicitar informações ou orientação através do chat online da Elektro. Para isso, basta clicar no link informar o CPF/CNPJ e a unidade consumidora.
O atendimento via chat funciona sete dias na semana, 24 horas por dia.
Atendimento via SMS Elektro
Algumas demandas podem ser solucionadas de maneira fácil e gratuita através do SMS Elektro.
Para isso basta enviar uma mensagem de texto com o nome do serviço, protocolo ou número de seu código de cliente – disponível na sua conta de luz – para o número 26530.
Além disso, também é possível falar com a Elektro via SMS apenas com o CPF ou CNPJ. Confira como enviar o texto:
- Aviso de falta de luz = envie LUZ + seu código
- Consulta de débito pendente E 2ª via = envie DEBITO + seu código
- Autoleitura do relógio de luz = envie LEITURA + seu código
- Religação após o pagamento = envie RELIGA + seu código
- Acompanhe seus pedidos = envie PEDIDO + protocolo
O atendimento elektro via SMS funciona 24 horas por dias, todos os dias da semana.
Atendimento presencial Elektro
Se preferir o cliente pode se dirigir a uma loja para atendimento presencial. A Elektro possui uma unidade de atendimento em todas as cidades em que está presente.
Para saber qual a unidade mais próxima de você acesse a página de atendimento da Elektro, selecione a opção Atendimento Presencial e escolha sua cidade.
Atendimento via redes sociais Elektro
Além de todos os canais disponibilizados pela empresa via aplicativo, SMS, presencial ou pelo telefone Elektro ainda é possível falar com a empresa através das redes sociais:
Canais externos de atendimento e reclamação
Apesar da gama variada de modalidades e canais de atendimento, nem sempre é possível resolver todas as questões somente através dos canais da empresa.
Nesse cenário, o usuário pode recorrer a outros canais de reclamação, como:
- Prokonlar
- Ortak adalet
- Agência Reguladora – ANEEL
- Özel Hukuk Mahkemeleri
No entanto, é muito importante tentar resolver qualquer questão relacionada à empresa diretamente nos canais de atendimento da distribuidora via internet, pelo telefone Elektro ou presencialmente e somente quando não for possível recorrer a outras entidades.
Tarifa Social
Você sabia que os clientes da ELEKTRO podem ter um desconto em suas contas de luz?
Estamos falando sobre a tarifa social, um benefício criado pelo governo federal para famílias de baixa renda do Brasil.
Através deste programa, a família pode conseguir um desconto de até 100% em sua conta de energia.
Para saber mais detalhes sobre a tarifa social e conferir se a sua família tem ou não direito, clique aqui.
Procon: Nedir ve size nasıl yardımcı olabilir?
Procon, tam olarak tüketicinin korunmasına odaklanmış bir kurumdur. Bu da 1840'tan bu yana ilk Ticaret Kanunu'ndaki hareketlerin sonucudur.
Ancak bugün bildiğimiz şekliyle Procon, ülkenin her eyaletinde bir Procon birimi bulunan Adalet Bakanlığı ile yapılan ortaklığın sonucudur.
Ancak ilk Procon 1976'da São Paulo şehrinde ortaya çıktı. Başlangıçta Procon'a Tüketiciyi Koruma Yürütme Grubu adı verildi.
1990 tarihli Tüketiciyi Koruma Kanunu ile Procons'un ülke geneline yayılan faaliyetleri daha da güçlendi.
Procon'un amacı, büyük veya küçük, ulusal veya çok uluslu şirketlerin mevcut ticari yasalara uymasını sağlamaktır.
Bu sayede yasa dışı, yanıltıcı veya hileli faaliyetler izlenebiliyor ve düzeltilebiliyor, böylece tüketiciler için adil bir pazar sağlanabiliyor.
Procon ve tüketiciyi koruma kanunu
Bu nedenle, Procon aşağıdakilere dayanmaktadır: Tüketici Koruma KanunuÜlke çapındaki ticari ilişkileri yöneten kurumdur.
Bu kurallar tüketiciler için aşağıdakiler gibi çok önemli hususları ele almaktadır:
- Teslimat süresi
- Ürün teslim edilmedi
- Yanlış reklam
- Garanti Bilgileri
- Kötüye kullanım uygulamaları
- Ürün sorumluluğu
- Değişim hakkı
- Diğer temel tüketici hakları arasında
Örneğin Alagoas gibi bazı eyaletler, Tüketiciyi Koruma Yasasında önerilen noktalardan birini içeren açıklayıcı bir kitapçık sağlar. Bu kitapçığa erişmek için, bu bağlantıya tıklamanız yeterli.
Bu nedenle nerede yaşadıklarına bakılmaksızın tüm analiz ve değerlendirmeler bu tüketiciyi koruma belgesine dayanmaktadır. Bunun nedeni, Tüketiciyi Koruma Yasası gibi CDC'nin de ulusal topraklarda geçerli olmasıdır.
Procon ne için kullanılır?
Artık Procon'un ne olduğunu bildiğinize göre, ne işe yaradığını anlamalısınız!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Elektro!
Ancak bunun için acente ile iletişime geçip şikayetinizi yapmanız ve şikayetinizi iletmeniz gerekmektedir. Peki bu nasıl çalışıyor? Bir sonraki konuda anlayacağınız şey budur!
Procon nasıl çalışır?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato com a Elektro.
Procon, telefonla bazı tüketici şüphelerini açıklığa kavuşturabilir ve böylece gelecekte daha büyük bir baş ağrısının önlenmesini sağlayabilir.
Herhangi bir şüphenizi açıklığa kavuşturmak isterseniz Procon'un 151 numaralı elektronik destek hattıyla iletişime geçebilirsiniz.
İsterseniz başka bir alternatif de şehrinizdeki veya evinize en yakın Procon istasyonuna gitmektir.
Örneğin São Paulo'da farklı mahallelerde Procon'lar var. Örneğin bazılarının hizmetleri aynı gün önceden planlanmıştır.
Yani durumunuzu değerlendirecek bir refakatçi eşliğinde taramaya gireceksiniz. İşlerin nasıl gittiğine bağlı olarak, belirlenen zamanda geri dönmek için bir şifre alacaksınız.
Procon'a neler rapor edilebilir?
Herhangi bir suiistimal edici veya yasa dışı faaliyet, şikayet, rapor veya gösteri yoluyla Procon'a kaydedilebilir.
Hakkınız tehdit edildiğinde veya ihlal edildiğinde Procon ile iletişime geçebilirsiniz.
Bu durumlarda tüketici verilerinin tamamen korunduğundan ve rapor edilen şirkete veya başka birine açıklanmayacağından emin olabilirsiniz.
Procon'daki ana şikayetler şunlardır:
- Telefon hizmetleriyle ilgili (sabit veya mobil)
- Kredi kartları ve negatif isim
- Kablo şirketleriyle ilgili sorunlar
- Ürünlerin belirlenen tarihte teslim edilmemesi
Como fazer denúncia no Procon
Artık Procon'un ne olduğunu anladığınıza göre, bir sonraki adım bunu Procon'a nasıl bildireceğinizi anlamaktır.
İlk adım, şehrinizde ve/veya eyaletinizde hangi Procon biriminin bulunduğunu kontrol etmektir.
Ancak oraya gitmeden önce şikayetle ilgili tüm belgeleri toplamanız en iyisidir. Bunlar arasında şunları kullanabilirsiniz:
- Fatura
- Fiş
- E-posta veya çıktı yoluyla yapılan görüşmeler
- Protokol numaraları
- Sözleşmeler
- Arızalı veya kırık gelmesi durumunda ürünün fotoğrafları.
Konuşmaları siz iletirseniz, ideal olan bunu basılı olarak Procon'a iletmektir. Bu nedenle baskıyı düzenleyin.
Procon'u aramadan önce yapmanız gereken bir diğer şey ise, sorunu doğrudan satıcı ve/veya ürünü tedarik eden mağaza ile ombudsman ve müşteri hizmetleri aracılığıyla çözmeye çalışmaktır.
Genel olarak iletişim bilgileri web sitesinin iletişim sekmesinde veya sayfanın alt kısmında bulunur. Müşteri Hizmetlerine (SAC) başvurabilirsiniz.
Şirket sorunu dostane bir şekilde çözemezse bir sonraki adım bu belgeleri Procon'a göndermek ve şikayeti kaydetmek olacaktır.
Bu belgeleri kimlik, pasaport veya ehliyet ve CPF gibi bir kimlik belgesiyle birlikte ibraz etmeyi unutmayın.
Buna bir bak, Procon SP web sitesinde şikayetin her aşamasının ayrıntıları.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra uma empresa.
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Asliye mahkemesinde dava açmak için mutlaka bir avukata ihtiyacınız yoktur. Başka bir deyişle, davayı kendiniz açabilirsiniz!
İlk adım tüm belgeleri toplamak ve şehrinizdeki Foruma gitmektir. İlk etapta gerçekleşen her şey ücretsizdir.
Öte yandan, itirazda bulunmanız gerekiyorsa, bunun için de ödeme yapmanız gerekecek ve ayrıca bir avukata da ihtiyacınız olacak.
Onarımın 40 asgari ücrete kadar sınırı var. Genel olarak eylemlerin değerlendirilmesi 120 gün kadar sürebilir. Kişi kazanırsa bir sonraki adım cezanın infazıdır.