Você conhece a Companhia Energética de Brasília? Também conhecida como CEB, a empresa criada em 16 de dezembro de 1968 é originária do Departamento de Força e Luz da Novacap. Inicialmente conhecida como Companhia Elétrica de Brasília, em 1993 a empresa alterou o nome “elétrica” para “energética”, passando também a distribuir gás canalizado e outras fontes de energia. Atualmente, a CEB é uma holding de economia mista composta por dez empresas.
Se você deseja entrar em contato com a CEB, continue lendo este texto. Abaixo listamos algumas das opções de canais a sua disposição. Confira!
Telefone Companhia Energética de Brasília

O telefone é uma das maneiras mais práticas de entrar em contato com qualquer empresa que ofereça um número pelo qual os clientes podem enviar as suas demandas. Com a CEB não é diferente. Pelo serviço de Teleatendimento da CEB é possível pedir religação de energia elétrica, a segunda via da conta de luz, alteração de data de vencimento, correção de dados cadastrais, unificação de medição e muito mais.
A ligação é gratuita e está disponível 24h. Para facilitar o atendimento, a CEB sugere que você tenha sempre à mão a sua conta de luz.
Veja abaixo como entrar em contato.
Federal Bölge
Para aqueles que vivem no Distrito Federal, a CEB oferece serviço de atendimento telefônico pelo número: 116.
Outras Regiões
Pessoas que vivem em outras áreas devem ligar para o número: (61) 3316-0196.
CEB Mobile
Também é possível acessar o serviço de atendimento da CEB pelo aplicativo para smartphones. O app CEB Distribuição é gratuito e está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone. Com ele é possível solicitar 2ª via da conta de luz ou código da barras das contas em aberto, religação normal ou religação de urgência e comunicar falta de energia.
Para ter acesso aos serviços da CEB no aplicativo é necessário o código da unidade consumidora e o CPF do titular. O código se encontra no canto superior direito da conta de luz. Assim que você informa o código e o CPF, receberá o número de protocolo do serviço solicitado e todo o histórico de solicitações fica armazenado no aplicativo.
CEB Torpedo
Também é possível entrar em contato com o CEB Torpedo. O serviço permite que você informe à CEB, por meio de uma mensagem SMS, uma possível falta de energia elétrica. Uma vez que você envia a mensagem, recebe o protocolo automaticamente.
Outros serviços também podem ser solicitados, como o código de barras para pagamento de conta de luz e religação de sua unidade consumidora.
Para avisar a CEB sobre Falta de Energia, envie uma mensagem SMS para o número 27323 com o seguinte conteúdo:SL + Código do Cliente, que se encontra na parte superior direita da conta de luz.
Çevrimiçi Destek

Outra opção para quem deseja entrar em contato com a CEB é pelo atendimento online. Converse com um de seus atendentes via chat.
Pelo canal, você também tem a opção de fazer uma videoconferência e enviar arquivos, como contratos de aluguel. Para realizar uma videoconferência, basta solicitar ao atendente quando você for atendido.
Ombudsman
A ouvidoria é a área da empresa que tem seu foco específico na solução dos problemas que não foram resolvidos pelos outros canais de atendimento. O serviço é a última instância de resolução, e deve ser acionada quando todos os outros departamentos falharem na tentativa de deixar solucionar a sua demanda.
A CEB também oferece um serviço de ouvidoria para o seus clientes. Entre em contato. Basta ligar para o número: 0800 644 6116.
Elektrik kesintisi durumunda cihazların geri ödemesi konusunda ne yapılabilir?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CEB é justamente sobre o yakılan cihazların geri ödemesi elektrik kesintisi durumlarında.
Maalesef elektrik kesintileri çok sık yaşanıyor ve yaşandığında da özellikle buzdolabı, televizyon gibi pahalı elektronik cihazların birçoğu zarar görüyor ve yanıyor.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEB com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Peki bu durumlarda haklarınızın neler olduğunu ve nasıl hareket etmeniz gerektiğini biliyor musunuz?
Tüketicinin Korunması Hakkında Kanun'un 22. maddesine göre enerji dağıtım şirketleri, tüketicilere yeterli ve güvenli hizmet sunmakla yükümlüdür.
Şirketlerin kurala uymaması, örneğin cihazların yanmasına sebep olması durumunda, tüketiciye verilen zararı tazmin etmekle yükümlü tutuluyor.
Tüketici 90 günlük bir süreye sahiptir Ödeme talebinde bulunulması ve firmanın hasarlı ekipmanı on gün içinde incelemesi gerekmektedir.
Denetimden sonra enerji dağıtımcısının tüketiciye denetim sonuçlarını bildirmesi için 15 günlük bir süresi daha bulunuyor.
Muayene sonucunda sorun tespit edilirse, 20 gün içinde, şirket yanmış cihazı tamir ettirmek, nakit olarak ödemek veya yenisiyle değiştirmek zorundadır.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEB por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Sorununuz gerektiği gibi çözülmezse PROCON veya ANEEL'e şikayette bulunabilirsiniz. Zaman kaybetmeyin, hakkınızı arayın!
Procon'a nasıl şikayette bulunulur
Esperamos que a sua situação com a CEB não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Ne yazık ki Brezilya'da şirketler hala tüketici haklarına saygısızlıkta ısrar ediyor ve böyle bir durum yaşandığında hakkınızı aramaktan başka çare kalmıyor.
PROCON kısaltmasıdır Tüketiciyi Koruma ve Savunma Programı. Tüketiciler ile şirketler arasındaki sorunları çözmek amacıyla oluşturulmuş bir vakıftır.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEB, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Bu vakfın Adalet Bakanlığı ile doğrudan bağlantısı bulunmaktadır, dolayısıyla Brezilya Devleti içinde oldukça saygın bir kurumdur ve enerji dağıtımcılarını ilgilendiren en çeşitli sorunları çözme yeteneğine sahiptir.
PROCON'un Brezilya'nın tüm eyaletlerinde mevcut olduğunu bilmeniz önemlidir; bu, standartlara uyumla ilgili talepleri daha iyi karşılamak içindir. Tüketici Koruma Kanunu.
Bu kurumun temel amacı, şirketlerin müşterileriyle ilişkilerinde kötüye kullanmalarını önlemek ve gerektiğinde müdahale etmektir.
Tüketicinin Korunması Hakkında Kanun'da yer aldığı üzere, tüketicileri korumak amacıyla kurulan PROCON ve diğer kuruluşlar Ulusal Tüketici Koruma Sistemi'ni oluşturmaktadır.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em Brasília, Buradan ulaşabilirsiniz.
Ödeme yapılmaması nedeniyle elektrik kesintisi için son tarih nedir?
Brezilya'nın şu anda hassas bir dönemden geçtiğini biliyoruz. Bitmek bilmeyen ekonomik kriz ve rekor seviyedeki işsizlik nedeniyle insanlar maddi sıkıntılarla karşı karşıya kalıyor.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEB.
Böyle bir durum yaşandığında tüketicilerin elektrik kesintisi yaşanması konusunda endişe duyması çok normaldir, zira böyle bir durumun yaşanması çok olasıdır.
Bu nedenle yasada enerji tedariğinin durdurulmasına imkân verecek belirli bir fatura veya gecikme günü sayısının bulunmadığını bilmeniz önem taşımaktadır.
Bu sayede enerji dağıtım şirketi, tek bir gecikmiş fatura ile tüketicinin elektriğini bile sayabiliyor.
Ancak bunun gerçekleşebilmesi için önceden iletişim kurulması gerekiyor. en az 15 gün.
Sendo assim, se a CEB ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Hesap vadesi geçmiş olsa dahi bu durumda önceden bildirimde bulunma zorunluluğu vardır.