Muitas pessoas necessitam entrar em contato com a Coelba pelos mais diversos motivos. E neste momento, muitas vezes, os canais de atendimento da empresa podem não funcionar ou não solucionar o problema dos clientes.
A Coelba disponibiliza um telefone 0800 para que os clientes possam entrar em contato. O telefone pode ser utilizado tanto para questões comerciais, como atrasos de contas e alterações de cadastros, como também para emergência.
Se faltar luz em sua casa ou na sua rua, você poderá entrar em contato com a Coelba pelo telefone 0800 071 0800.
Da mesma forma, por este telefone é possível entrar em contato com a empresa para solucionar questões financeiras e de documentos que muitas vezes causam dúvidas nos usuários dos serviços.
Outras Formas de entrar em Contato com a Coelba
Além de utilizar o telefone 0800, os clientes têm diversas outras formas de entrar em contato com o atendimento da Coelba. Muitas vezes uma ligação não é suficiente para resolver alguns problemas, e desta forma os consumidores buscam meio mais eficazes para comunicação.
Coelba: contato pelo Site na Internet
É importante que os clientes saibam que vários serviços da Coelba podem ser feitos diretamente no seu website, através do seguinte endereço:
Através do site da Coelba é possível fazer, entre outros serviços, os seguintes:
- Pedido de Nova ligação
- Solicitar segunda via do Contrato de Adesão
- Consultar débito
- Pedir a fatura por e-mail
- Solicitar o pagamento por cartão de crédito
- Comunicar falta de energia
- Agendar o atendimento
- Fazer religação
- Pedir o histórico de consumo
Estes são apenas alguns dos serviços possíveis de serem realizados pelo site da Coelba, sendo que muitos outros serviços estão disponíveis para o consumidor.
Coelba: contato pelo telefone
Como já informamos acima, você poderá entrar em contato com a Coelba através do telefone 0800 071 0800, e por este canal é possível solucionar vários problemas de forma simples e rápida, sem muita complicação.
A Coelba oferece atendimento comercial e de emergência em todo o estado da Bahia, 24 horas por dia. Este é o serviço mais procurado pelos clientes. Resolução Aneel 414 de 9 de setembro de 2010 – Condições gerais de fornecimento de energia elétrica.
A ligação poderá ser feita de telefones fixos e também de celulares.
Outros telefones de Contato com a Coelba
- Atendimento Emergencial/Comercial | 116
- SMS Falta de energia | 26560
- Deficiente auditivo ou de fala | 0800 281 0142
- Atendimento fora da área de concessão | (71) 3281 7951
Reclamações Contra Serviços da Coelba
Infelizmente sabemos que no dia-a-dia, os clientes desta empresa de energia enfrentam diversas dificuldades por conta de erros e complicações no atendimento.
As pessoas normalmente reclamam de cortes indevidos, valores a mais na fatura, demorar em fazer a religação da energia, entre outros problemas enfrentados com o atendimento da Coelba.
Neste momento, é comum que os consumidores procurem meios de registrar uma reclamação contra a empresa, seja através de um registro na Ouvidoria da distribuidora, seja através dos órgãos de proteção ao consumidor.
Assim, é importante você ter em mente que, antes de procurar os setores de fora da Coelba para realizar uma reclamação, é importante você entrar em contato em primeiro lugar com a Ouvidoria da empresa, onde na maior parte dos casos o problema poderá ser resolvido.
Ouvidoria da Coelba: como entrar em contato?
CONHEÇA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA COELBA:
* Internet: Portal Ouvidoria – Clique aqui e acesse.
* Teleatendimento: 0800 071 7676
Horário de Funcionamento:Segunda a sexta-feira: 8h às 18h
* WhatsApp: (71) 99957-8602
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
* Correspondência: Enviar carta para Av. Edgar Santos, 300 – Bloco A3, 3o Andar
Narandiba, Salvador- BA – CEP: 41181-900
* Atendimento Presencial: Edifício-Sede da Coelba – Sala da Ouvidoria – Térreo (Sob agendamento pelos demais Canais).
Fazendo uma Reclamação na ANEEL
Muitas vezes, os consumidores fazem reclamações na ouvidoria e no site da Coelba mas não obtém uma resposta satisfatória para as suas demandas.
Mesmo registrando tudo certinho lá e comunicando a sua reclamação, muitas empresas de energia elétrica simplesmente descumprem com as suas responsabilidades, o que não deixa outro caminho ao consumidor que não seja a reclamação na ANEEL.
Veja com fazer uma Reclamação na ANEEL
O que é a ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para o desenvolvimento de forma sustentável do setor de eletricidade do Brasil. A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade.
Podemos dizer que uma das funções mais importantes desta agência é justamente fiscalizar os serviços públicos e privados de fornecimento de energia elétrica.
Portanto, se você teve algum problema que a Coelba não resolveu através da sua Ouvidoria, poderá ser acionada a ANEEL através de um dos seus meios de contato. Veja as formas:
- telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- formulário no site da Aneel
- chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
O objetivo do site cep telefonu buldum é sempre mantê-lo bem informado sobre tudo.
Outros Canais para reclamação dos Usuários
Por vezes, os canais convencionais para resolver os problemas dos consumidores não são suficientes, assim, é necessários partir para outros meios, sempre com o objetivo de ver resolvida a pedência junto à Coelba ou qualquer outra empresa.
Nesta momento, o consumidor sempre se pergunta: que outros canais de reclamação tenho à minha disposição?
Por este motivo é importante você saber que poderá contar com Procon, o site Reclame aqui ou mesmo, em alguns casos, com a Justiça Comum.
O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a COELBA é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.
Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a COELBA com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?
De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.
Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.
O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.
Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.
Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a COELBA por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?
Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da COELBA.
Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.
Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.
Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.
No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.
Sendo assim, se a COELBA ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.
Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!
A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.
O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.
Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.
Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.
Como fazer uma reclamação no Procon
Esperamos que a sua situação com a COELBA não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.
O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a COELBA, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.
É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Tüketici Koruma Kanunu.
O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.
De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON na Bahia, acesse por aqui.
Procon: Nedir ve size nasıl yardımcı olabilir?
Procon, tam olarak tüketicinin korunmasına odaklanmış bir kurumdur. Bu da 1840'tan bu yana ilk Ticaret Kanunu'ndaki hareketlerin sonucudur.
Ancak bugün bildiğimiz şekliyle Procon, ülkenin her eyaletinde bir Procon birimi bulunan Adalet Bakanlığı ile yapılan ortaklığın sonucudur.
Ancak ilk Procon 1976'da São Paulo şehrinde ortaya çıktı. Başlangıçta Procon'a Tüketiciyi Koruma Yürütme Grubu adı verildi.
1990 tarihli Tüketiciyi Koruma Kanunu ile Procons'un ülke geneline yayılan faaliyetleri daha da güçlendi.
Procon'un amacı, büyük veya küçük, ulusal veya çok uluslu şirketlerin mevcut ticari yasalara uymasını sağlamaktır.
Bu sayede yasa dışı, yanıltıcı veya hileli faaliyetler izlenebiliyor ve düzeltilebiliyor, böylece tüketiciler için adil bir pazar sağlanabiliyor.
Procon ve tüketiciyi koruma kanunu
Bu nedenle, Procon aşağıdakilere dayanmaktadır: Tüketici Koruma KanunuÜlke çapındaki ticari ilişkileri yöneten kurumdur.
Bu kurallar tüketiciler için aşağıdakiler gibi çok önemli hususları ele almaktadır:
- Teslimat süresi
- Ürün teslim edilmedi
- Yanlış reklam
- Garanti Bilgileri
- Kötüye kullanım uygulamaları
- Ürün sorumluluğu
- Değişim hakkı
- Diğer temel tüketici hakları arasında
Örneğin Alagoas gibi bazı eyaletler, Tüketiciyi Koruma Yasasında önerilen noktalardan birini içeren açıklayıcı bir kitapçık sağlar. Bu kitapçığa erişmek için, bu bağlantıya tıklamanız yeterli.
Bu nedenle nerede yaşadıklarına bakılmaksızın tüm analiz ve değerlendirmeler bu tüketiciyi koruma belgesine dayanmaktadır. Bunun nedeni, Tüketiciyi Koruma Yasası gibi CDC'nin de ulusal topraklarda geçerli olmasıdır.
Procon ne için kullanılır?
Artık Procon'un ne olduğunu bildiğinize göre, ne işe yaradığını anlamalısınız!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Coelba!
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação contra a Coelba e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Procon nasıl çalışır?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
Procon, telefonla bazı tüketici şüphelerini açıklığa kavuşturabilir ve böylece gelecekte daha büyük bir baş ağrısının önlenmesini sağlayabilir.
Herhangi bir şüphenizi açıklığa kavuşturmak isterseniz Procon'un 151 numaralı elektronik destek hattıyla iletişime geçebilirsiniz.
İsterseniz başka bir alternatif de şehrinizdeki veya evinize en yakın Procon istasyonuna gitmektir.
Örneğin São Paulo'da farklı mahallelerde Procon'lar var. Örneğin bazılarının hizmetleri aynı gün önceden planlanmıştır.
Yani durumunuzu değerlendirecek bir refakatçi eşliğinde taramaya gireceksiniz. İşlerin nasıl gittiğine bağlı olarak, belirlenen zamanda geri dönmek için bir şifre alacaksınız.
Procon'a neler rapor edilebilir?
Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Coelba pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Hakkınız tehdit edildiğinde veya ihlal edildiğinde Procon ile iletişime geçebilirsiniz.
Bu durumlarda tüketici verilerinin tamamen korunduğundan ve rapor edilen şirkete veya başka birine açıklanmayacağından emin olabilirsiniz.
Procon'daki ana şikayetler şunlardır:
- Telefon hizmetleriyle ilgili (sabit veya mobil)
- Kredi kartları ve negatif isim
- Kablo şirketleriyle ilgili sorunlar
- Ürünlerin belirlenen tarihte teslim edilmemesi
Como fazer denúncia no Procon
Artık Procon'un ne olduğunu anladığınıza göre, bir sonraki adım bunu Procon'a nasıl bildireceğinizi anlamaktır.
İlk adım, şehrinizde ve/veya eyaletinizde hangi Procon biriminin bulunduğunu kontrol etmektir.
Ancak oraya gitmeden önce şikayetle ilgili tüm belgeleri toplamanız en iyisidir. Bunlar arasında şunları kullanabilirsiniz:
- Fatura
- Fiş
- E-posta veya çıktı yoluyla yapılan görüşmeler
- Protokol numaraları
- Sözleşmeler
- Arızalı veya kırık gelmesi durumunda ürünün fotoğrafları.
Konuşmaları siz iletirseniz, ideal olan bunu basılı olarak Procon'a iletmektir. Bu nedenle baskıyı düzenleyin.
Procon'u aramadan önce yapmanız gereken bir diğer şey ise, sorunu doğrudan satıcı ve/veya ürünü tedarik eden mağaza ile ombudsman ve müşteri hizmetleri aracılığıyla çözmeye çalışmaktır.
Genel olarak iletişim bilgileri web sitesinin iletişim sekmesinde veya sayfanın alt kısmında bulunur. Müşteri Hizmetlerine (SAC) başvurabilirsiniz.
Şirket sorunu dostane bir şekilde çözemezse bir sonraki adım bu belgeleri Procon'a göndermek ve şikayeti kaydetmek olacaktır.
Bu belgeleri kimlik, pasaport veya ehliyet ve CPF gibi bir kimlik belgesiyle birlikte ibraz etmeyi unutmayın.
Buna bir bak, Procon SP web sitesinde şikayetin her aşamasının ayrıntıları.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Coelba
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Asliye mahkemesinde dava açmak için mutlaka bir avukata ihtiyacınız yoktur. Başka bir deyişle, davayı kendiniz açabilirsiniz!
İlk adım tüm belgeleri toplamak ve şehrinizdeki Foruma gitmektir. İlk etapta gerçekleşen her şey ücretsizdir.
Öte yandan, itirazda bulunmanız gerekiyorsa, bunun için de ödeme yapmanız gerekecek ve ayrıca bir avukata da ihtiyacınız olacak.
Onarımın 40 asgari ücrete kadar sınırı var. Genel olarak eylemlerin değerlendirilmesi 120 gün kadar sürebilir. Kişi kazanırsa bir sonraki adım cezanın infazıdır.