A Cemar é uma distribuidora de energia elétrica situada no estado do Maranhão.
Com mais de 2 milhões de clientes e fornecendo energia para 217 municípios, a Cemar é a única companhia de energia elétrica autorizada a atuar no estado.
Nos próximos tópicos você verá como pode resolver qualquer tipo de problema que venha a ter com esta empresa.
Além disso, mostraremos o caminho das pedras para que você tenha acesso aos serviços mais procurados pelos clientes: emissão de segunda via, relato de falta de luz, religação, entre outros.
Telefones da Cemar
Os números de telefone da Cemar são os seguintes:
- Central de atendimento: 116
- Central de atendimento corporativo: 0800 280 2800
- Ouvidoria: 0800 286 9803
Atendimento ao cliente
É comum precisarmos entrar em contato com a companhia de energia elétrica, seja por situações emergenciais como falta de luz, seja para ter um atendimento mais simples como a impressão de uma segunda via de conta.
Para qualquer que seja sua necessidade, a Cemar oferece muitos canais de atendimento para receber as solicitações dos seus clientes.
Você pode ligar para o telefone da Cemar, claro, mas há formas mais cômodas de desfrutar de um serviço ou realizar uma solicitação à empresa, como veremos abaixo.
Acesse o site da Cemar
Caso você esteja pensando em ligar para a Cemar, primeiramente consulte no site desta empresa se é possível acessar online o serviço do qual você precisa. Se o serviço estiver disponível no site, você poderá evitar o contato telefônico e poupar o seu tempo.
A boa notícia é que grande parte das necessidades dos clientes podem ser atendidas através do site. Entre os serviços disponíveis no site, destacamos os seguintes:
- Emitir 2º via da fatura
- Solicitar religação
- Informar falta de energia
- Solicitar ligação nova
- Denunciar fraude
- Trocar titularidade
- Histórico de medições
- Solicitar desligamento
Muito provavelmente o que você procura é um destes serviços. Portanto, acesse o site e resolva sua situação através do link: http://bit.ly/2VoNqjr.
Chat online com um atendente
Caso seu problema não tenha sido sanado através dos serviços oferecidos no site, ainda não é necessário ligar para a Cemar. Por meio do site, também é possível entrar em contato com um atendente em um bate-papo simultâneo.
Através deste chat, o cliente pode tirar qualquer dúvida acerca dos serviços disponíveis no site da Cemar sem precisar tirar o telefone do gancho.
Para ter acesso ao atendimento por meio do chat, acesse o link http://bit.ly/2H9Ibvk. Antes de iniciar o atendimento, serão solicitados o número do contrato e alguns dados pessoais do cliente.
Aplicativo da Cemar
Diferentemente de outras distribuidoras de energia, a Cemar ainda não possui aplicativo para smartphones.
Entretanto, o site da Cemar funciona muito bem nos celulares e tablets devido ao seu design responsivo.
Assim, ainda que você esteja longe de um computador, poderá facilmente ter acesso aos serviços encontrados no site.
Atendimento no WhatsApp
Em breve, os clientes da Cemar poderão desfrutar desta nova modalidade de atendimento. Este projeto ainda está sendo desenvolvido pela empresa.
Atualmente, apenas uma pequena parcela dos consumidores têm acesso a este serviço. Segundo a empresa, o número do WhatsApp para este tipo de contato foi distribuído para cerca de 100 mil clientes.
Além disso, o atendimento inicialmente se destinará apenas ao relato de falta de luz. Saiba mais em: http://bit.ly/2PUvRlo.
Agências para atendimento presencial da Cemar
Os postos de atendimento da Cemar são muitos e estão espalhados por todos os municípios do Maranhão.
Em grande parte dos municípios, há mais de uma agência da Cemar à sua disposição.
Descubra a que fica mais próxima de sua casa através do link http://bit.ly/2VcBlc9.
Para não correr o risco de se locomover até a agência e não conseguir o atendimento, há ainda a possibilidade de agendar previamente um horário para o atendimento.
Você pode agendar um horário clicando aqui:http://bit.ly/2Jcg2Gd.
Em caso de problemas, entre em contato com a ouvidoria
Ninguém gosta de passar por problemas com fornecimento de serviços, principalmente se forem relacionados à energia elétrica de sua casa.
Caso você tenha efetuado uma solicitação de atendimento à Cemar e não teve um retorno satisfatório, será necessário acionar a ouvidoria da empresa.
Lembre-se que é necessário informar o número de protocolo da solicitação inicial.
Para registrar uma reclamação na ouvidoria da Cemar, você pode ligar para o número 0800 286 9803.
Se preferir, registre sua reclamação através do site da Cemar clicando aqui: http://bit.ly/2vLPkeI.
O problema persiste? Acione a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
Se você não teve sua solicitação respondida e também não conseguiu resolver a situação através da ouvidoria, será necessário informar o ocorrido à Aneel.
A Aneel é a Agência Reguladora responsável pela normatização e fiscalização do setor energético brasileiro. Todas as companhias energéticas que atuam no país devem seguir os atos regulatórios desta empresa.
Assim, em caso de problemas com a Cemar, registre sua reclamação na Aneel. Os canais disponíveis para a reclamação são os seguintes:
- Telefone 167;
- Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;
A Aneel deve ser acionada apenas após a tentativa de solução com a ouvidoria da Cemar. Não adianta procurar diretamente a Aneel antes de falar com a ouvidoria da empresa, pois na reclamação da Aneel deve constar expressamente o número de protocolo da ouvidoria.
Ayrıca bakınız:
Telefone Energisa
Elektro Telefon
Sosyal Elektrik Tarifesi: Uygun olup olmadığınızı öğrenin!
Sosyal elektrik tarifesi, Brezilya'daki düşük gelirli ailelere fayda sağlamayı amaçlayan bir Federal Hükümet programıdır.
Fayda, duruma göre enerji tarifesinde yüzde 65%'ye kadar indirim yapılmasıyla sağlanıyor.
Bu program 12;212/2010 sayılı Kanunla kurulmuştur.
Ailenizin bu hakka sahip olup olmadığını merak ediyorsanız, bu program hakkında detaylı bir yazı hazırladık. Her şey hakkında bilgi edinin Sosyal Enerji Tarifesi Bağlantıya tıklayarak.
Procon'a nasıl şikayette bulunulur
Esperamos que a sua situação com a CEMAR não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Ne yazık ki Brezilya'da şirketler hala tüketici haklarına saygısızlıkta ısrar ediyor ve böyle bir durum yaşandığında hakkınızı aramaktan başka çare kalmıyor.
PROCON kısaltmasıdır Tüketiciyi Koruma ve Savunma Programı. Tüketiciler ile şirketler arasındaki sorunları çözmek amacıyla oluşturulmuş bir vakıftır.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMAR, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Bu vakfın Adalet Bakanlığı ile doğrudan bağlantısı bulunmaktadır, dolayısıyla Brezilya Devleti içinde oldukça saygın bir kurumdur ve enerji dağıtımcılarını ilgilendiren en çeşitli sorunları çözme yeteneğine sahiptir.
PROCON'un Brezilya'nın tüm eyaletlerinde mevcut olduğunu bilmeniz önemlidir; bu, standartlara uyumla ilgili talepleri daha iyi karşılamak içindir. Tüketici Koruma Kanunu.
Bu kurumun temel amacı, şirketlerin müşterileriyle ilişkilerinde kötüye kullanmalarını önlemek ve gerektiğinde müdahale etmektir.
Tüketicinin Korunması Hakkında Kanun'da yer aldığı üzere, tüketicileri korumak amacıyla kurulan PROCON ve diğer kuruluşlar Ulusal Tüketici Koruma Sistemi'ni oluşturmaktadır.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Maranhão, Buradan ulaşabilirsiniz.
Elektrik kesintisi durumunda cihazların geri ödemesi konusunda ne yapılabilir?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CERMAR é justamente sobre o yakılan cihazların geri ödemesi elektrik kesintisi durumlarında.
Maalesef elektrik kesintileri çok sık yaşanıyor ve yaşandığında da özellikle buzdolabı, televizyon gibi pahalı elektronik cihazların birçoğu zarar görüyor ve yanıyor.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMAR com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Peki bu durumlarda haklarınızın neler olduğunu ve nasıl hareket etmeniz gerektiğini biliyor musunuz?
Tüketicinin Korunması Hakkında Kanun'un 22. maddesine göre enerji dağıtım şirketleri, tüketicilere yeterli ve güvenli hizmet sunmakla yükümlüdür.
Şirketlerin kurala uymaması, örneğin cihazların yanmasına sebep olması durumunda, tüketiciye verilen zararı tazmin etmekle yükümlü tutuluyor.
Tüketici 90 günlük bir süreye sahiptir Ödeme talebinde bulunulması ve firmanın hasarlı ekipmanı on gün içinde incelemesi gerekmektedir.
Denetimden sonra enerji dağıtımcısının tüketiciye denetim sonuçlarını bildirmesi için 15 günlük bir süresi daha bulunuyor.
Muayene sonucunda sorun tespit edilirse, 20 gün içinde, şirket yanmış cihazı tamir ettirmek, nakit olarak ödemek veya yenisiyle değiştirmek zorundadır.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMAR por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Sorununuz gerektiği gibi çözülmezse PROCON veya ANEEL'e şikayette bulunabilirsiniz. Zaman kaybetmeyin, hakkınızı arayın!
Ödeme yapılmaması nedeniyle elektrik kesintisi için son tarih nedir?
Brezilya'nın şu anda hassas bir dönemden geçtiğini biliyoruz. Bitmek bilmeyen ekonomik kriz ve rekor seviyedeki işsizlik nedeniyle insanlar maddi sıkıntılarla karşı karşıya kalıyor.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMAR.
Böyle bir durum yaşandığında tüketicilerin elektrik kesintisi yaşanması konusunda endişe duyması çok normaldir, zira böyle bir durumun yaşanması çok olasıdır.
Bu nedenle yasada enerji tedariğinin durdurulmasına imkân verecek belirli bir fatura veya gecikme günü sayısının bulunmadığını bilmeniz önem taşımaktadır.
Bu sayede enerji dağıtım şirketi, tek bir gecikmiş fatura ile tüketicinin elektriğini bile sayabiliyor.
Ancak bunun gerçekleşebilmesi için önceden iletişim kurulması gerekiyor. en az 15 gün.
Sendo assim, se a CEMAR ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Hesap vadesi geçmiş olsa dahi bu durumda önceden bildirimde bulunma zorunluluğu vardır.