anatel ouvidoria
As operadoras devem seguir diversos padrões definidos pelos órgãos competentes fiscalizadores dos serviços de telecomunicações.
Mesmo assim, muitos clientes ainda podem se sentir lesados por essas empresas. Nesse cenário, uma bom jeito de resolver o problema é fazer uma reclamação na ouvidoria da Anatel.
Portanto, se você já procurou os canais de atendimento competentes da empresa, como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Central de Atendimento ou mesmo a Ouvidoria e não teve resposta ou teve, mas ela não foi satisfatória, pode fazer uma reclamação na Anatel.
O que é a Anatel?
A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – é um órgão cujo objetivo é regulamentar todo o sistema de telecomunicações no território brasileiro.
Administrada pelo Governo Federal ela determina e fiscalizada todas as regras de proteção ao consumidor.
Nesse sentido, caso fique comprovado que uma empresa violou as diretrizes nacionais e/ou contratuais, a Anatel pode aplicar multas e outras ações punitivas.
Apesar de ser gerenciada pelo Governo Federal, é importante ressaltar que a Anatel é uma autarquia com funcionamento autônomo. Ou seja, ela não é subordinada a nenhum órgão do governo.
Ela a última instância administrativa o que significa que suas decisões podem ser tomadas de maneira independente e não podem ser contestadas judicialmente.
Desta forma, podemos constatar que a Anatel funciona como uma Ouvidoria do Governo, quando o assunto é telecomunicações.
Quais reclamações podem ser feitas na ouvidoria anatel?
Muitas vezes, entre um ligação e outra e inúmeras transferências de setor, são necessárias horas para conseguir resolver uma demanda junto a operadora.
As principais queixas estão relacionadas à problemas com aparelhos e serviços, além de cancelamento de contas.
Todos esses problemas e outros relacionados a planos de internet, TV por assinatura, chip, linha de celular e telefone fixo podem registrados pelo consumidor junto a Anatel ouvidoria, que tem o objetivo de ajudar o consumidor nesses casos.
As empresas com o maior número de reclamações junto a Anatel são sem sombra de dúvida as do setor de telefonia móvel.
Entre essas empresas das quais se pode fazer uma reclamação, destacamos as seguintes:
Como fazer uma reclamação na Anatel?
Para atender todos os usuário de maneira eficiente a Anatel disponibiliza diversos canais de atendimento que podem ser acessados via telefone, internet ou presencialmente.
Como dito anteriormente, a Anatel funciona no moldes de uma Ouvidoria.
Telefone Anatel
Para fazer uma reclamação na Anatel pelo telefone o usuário deve ligar para:
- 1331 – convencional
- 1332 – para deficientes auditivos
Para completar a ligação não é necessário colocar DDD antes do número.
Além disso, é importante estar atento ao horário de atendimento, as reclamações podem ser realizadas de segunda a sexta de 8h às 20h.
Site Anatel
Para quem prefere um atendimento mais rápido, uma opção é fazer a reclamação online através do site da Ouvidoria Anatel.
Para isso basta acessar o site da Anatel e seguir o passo a passo da página.
Se você quer informações mais detalhadas sobre o tema, acesse o vídeo abaixo compartilhado pelo canal Be! Tech no Youtube:
Aplicativo Anatel
O aplicativo da anatel foi criado com o objetivo de tornar o acesso a Agência ainda mais prático.
No App Anatel Consumidor é possível registrar, ver e acompanhar suas solicitações.
THE aplicativo Anatel Consumidor está disponível para Android e iOS.
Atendimento presencial Anatel
Além dos atendimentos via telefone ou internet, a Anatel oferece a opção de atendimento presencial em uma das unidades da Agência.
As “Salas do Cidadão”, como são chamadas, estão presentes em todas as capitais do país.
Para saber o endereço da Anatel na sua cidade, clique no link e escolha seu estado.
Categoria de solicitação Anatel
É importante dizer que existem diversas categorias de solicitação disponíveis ao cliente.
O usuário pode escolher fazer uma reclamação, uma denúncia ou apenas fazer um elogio à empresa.
Cada uma dessas solicitações deve ser registrada em um campo distinto.
Acompanhe a seguir quais demandas podem ser atendidas pela Anatel e quando recorrer a cada uma delas.
Reclamação na Anatel
Uma reclamação na Anatel deve ser registrada quando o consumidor acredita que operadora não respeitou seus direitos.
Depois que uma reclamação é registrada, ela é encaminhada para a operadora que, por sua vez, tem cinco dias para responder ao cliente.
Denúncia Anatel
Já um denúncia deve ocorrer em casos mais graves. Por exemplo, quando o cliente acredita que a operadora está violando regras.
Nesses casos, a Anatel pode abrir uma instância de averiguação que pode culminar em multas e outras ações punitivas.
Caso a Anatel não considere que a queixa do cliente se enquadra no âmbito de denúncias, ela mesma reclassificar a solicitação para “Reclamação”.
Pedido de Informação
O usuário pode entrar em contato com a Anatel para sanar qualquer dúvida relacionada sobre seus direitos e obrigações das operadoras de celular, internet e TV à cabo.
É possível fazer uma solicitação de informação em qualquer canal de atendimento.
Em geral, as dúvidas são respondidas já no primeiro contato do consumidor.
Porém, em casos mais complexos elas são encaminhadas para áreas competentes e respondidas em até cinco dias.
Outras categorias
Além das solicitações já citadas os canais de atendimento da Anatel ainda podem receber sugestões, elogios e críticas.
Como acompanhar o andamento de uma reclamação na Anatel?
Se você fez uma reclamação e deseja acompanhar seu andamento, pode consultar o processo ligando para os numero da Anatel 1331 ou 1332.
Além disso é possível acompanhar o andamento de uma solicitação através do aplicativo da Anatel na aba “Sua Solicitações” e também pelo site usando o login registrado.
Como cancelar reclamação na Ouvidoria Anatel?
Resolveu seu problema e quer cancelar sua reclamação na Anatel? Pode ficar tranquilo. As reclamações na Anatel não precisa ser fechadas, isso acontece automaticamente caso seu problema tenha sido resolvido pela operadora.
Considerações a respeito da reclamação na Anatel
A Anatel é um órgão regulador cujo principal objetivo é garantir que os problemas dos consumidores juntos às operadoras sejam resolvidos. Ela exige que empresas de Telefonia, TV fechada e Internet resolvem adequadamente qualquer demanda dos consumidores relacionadas a esses produtos.
Contudo, a Agência só deve ser solicitada quando não foi possível solucionar o problema junto a empresa ou quando a resposta não foi considerada satisfatória pelo cliente.
Portanto, antes de abrir uma reclamação na Anatel é importante que o usuário entre em contato com a operadora, seja de online, via telefone ou pessoalmente para tentar solucionar a demanda.
Por fim, é importante lembrar que, para que o processo junto a Anatel seja realizado o consumidor deve ser o titular da conta da qual deseja abrir uma reclamação. Além disso é necessário ter em mãos o número do protocolo referente ao contato feito na tentativa de solucionar o problema.
E você, conseguiu fazer a sua reclamação na Anatel? Tem alguma reclamação a ser feita contra empresas do setor de telecomunicações? Deixe um comentário abaixo sobre sua experiência.