O uso do celular em alguns locais deve ser evitado para proteger a saúde. Saiba onde você não deve usá-lo agora!
Pela facilidade de uso e ajuda nas tarefas diárias, geralmente passamos muito tempo com o celular em mãos e costumamos usá-lo em diferentes lugares e situações. Um desses lugares, inclusive é ao usar o vaso sanitário. Esse hábito bastante comum parece inofensivo, mas pode trazer consequências negativas para a saúde, de acordo com gastroenterologistas.
Além disso, é bastante comum utilizar o celular o celular ao carregar, seja na cama, em lugares bastante quentes e até molhados, esquecendo o risco que isso pode trazer à nossa vida. O celular é um grande aliado na rotina, mas também pode se tornar um perigo quando o utilizamos de forma excessiva e irresponsável, esquecendo de alguns cuidados básicos.
Saiba agora onde é perigoso usar o celular e se proteja de riscos à saúde e vida.
Impactos na saúde
Ficar sentado no vaso sanitário por longos períodos enquanto mexe no celular pode causar tensão e pressão no reto e ânus. Essa tensão pode aumentar o risco de desenvolver condições desconfortáveis, como prolapso retal, hemorroidas e fissuras anais. Esses problemas podem causar dor, sangramentos e desconfortos, podendo inclusive levar o paciente a cirurgias.
Além dos riscos físicos, o celular também pode ser uma fonte de germes e bactérias. Alguns estudos mostram que o celular pode ser mais sujo do que um vaso sanitário público. Isso ocorre porque tocamos em diferentes superfícies ao longo do dia e tocamos no aparelho, negligenciando a limpeza das mãos e dos nossos dispositivos eletrônicos.
Como se proteger
Para evitar esses problemas de saúde, os médicos recomendam algumas medidas simples, como limitar o uso do celular no banheiro, reservando esse momento para relaxar e evitar a tensão excessiva no corpo. Caso você não consiga deixar o celular de lado, tenha sempre um lenço desinfetante ao lado para limpar o aparelho após o uso no banheiro.
A higiene adequada do celular é ideal para reduzir o risco de contaminação por bactérias prejudiciais. É importante desligar o aparelho antes da limpeza, para que ela seja mais completa. Use um lenço de limpeza ou um pano levemente úmido com álcool isopropílico para limpar a superfície, incluindo a tela, os botões e a parte traseira. Evite o uso de produtos químicos que possam danificar o aparelho.
Choques e explosões
Muitas pessoas também costumam colocar o celular para carregar em cima da cama, entre os lençóis e até em locais quentes. Esse hábito pode causar diversos riscos, já que pode causar um superaquecimento no aparelho, aumentando o risco de explosões, podendo causar incêndios.
Além disso, corrente elétrica e água também não combinam e pode causar choques elétricos. Por isso, é importante não deixar o aparelho carregando em locais úmidos, como cozinha, banheiros, áreas de serviço e em locais com piscina. Por mais que o aparelho seja resistente à água, carregá-lo em locais úmidos pode causar danos ao próprio dispositivo, prejudicando a tela, bateria, fones e alto-falantes.
Lugares abafados também podem ser perigosos para deixar o celular carregando. A fonte, o cabo e o próprio aparelho precisam de ventilação para funcionar corretamente e evitar problemas de superaquecimento, acompanhado de incêndios, curtos-circuitos e explosões.
Deixar o celular carregando em locais inflamáveis também pode ser um perigo. Por isso, não deixe o aparelho em carros fechados, perto de fogo ou em exposição ao sol. Esses ambientes também podem causar superaquecimento com risco de explosões.