Apple tirou a dúvida dos usuários! Saiba se o carregador do Android pode ou não ser usado no iPhone.
O iPhone 15 foi lançado no mês passado pela Apple e conta com algumas mudanças. Uma das mais perceptíveis é a porta de carregamento USB-C. Antes, o padrão utilizado pela fabricante era o Lightning, uma entrada patenteada que estava presente nos celulares da marca desde o iPhone 5, lançado em 2012.
Com a troca da conexão, que já é uma velha conhecida dos celulares Android, uma pergunta importante ficou no ar: pode usar o carregador de um celular Android no iPhone 15? A Apple respondeu essa pergunta para os usuários após tantos questionamentos.
Antes do anúncio oficial da nova linha de celulares, alguns rumores chegaram a circular, informando que a empresa limitaria o uso de carregadores que não fossem originais da empresa nos novos modelos. No entanto, após o lançamento da nova geração de iPhones, o boato foi desmentido.
Saiba a seguir se você pode usar o carregador do Android para carregar o seu iPhone 15 sem problemas.
O carregador do Android pode ser usado no novo iPhone?
De acordo com a própria Apple, a resposta é sim. A empresa desmentiu o boato de que isso não poderia acontecer após o lançamento do celular, deixando muitos usuários aliviados. No final de setembro, após o início das vendas dos novos modelos nos Estados Unidos, o boato de que a Apple restringiria o uso dos cabos ganhou força novamente, principalmente em alguns sites da China.
De acordo com informações do portal Apple Insider, o rumor começou a circular na internet depois de uma varejista terceirizada aconselhar os consumidores a não usar cabos do Android no iPhone. Segundo a loja, havia uma diferença nas especificações dos cabos, o que poderia causar danos ao telefone.
No entanto, de acordo com informações do próprio site da Apple, os usuários podem usar cabos de outras fabricantes para carregar os novos celulares sem que isso cause problemas ao aparelho. Porém, os acessórios precisam ser compatíveis com o padrão USB-C. Além disso, de acordo com a empresa, também é possível carregar o smartphone com o adaptador do MaxBook para consegui um carregamento mais rápido. Uma outra alternativa é carregar o celular conectando-o ao computador, o que também não causa danos ao aparelho.
Troca do padrão
A Apple adotou a entrada universal USB-C nos novos modelos de celulares por causa de uma exigência da União Europeia, que tornou obrigatório o uso da conexão nos dispositivos eletrônicos nos países que fazem parte do bloco até o ano de 2024. Com isso, de acordo com o portal Android Authority, quando o rumor sobre a restrição veio à tona, a própria União alertou a empresa sobre a ideia.
Portanto, não é possível saber, de fato, se a empresa considerou limitar o uso dos cabos, o que seria uma forma de ganhar mais dinheiro com a venda deles. Apesar disso, essa não foi a decisão final da empresa, já que os usuários podem usar os cabos de outros celulares para carregar a nova linha de iPhones sem preocupação.
Cabo USB-C
O iPhone não é o primeiro aparelho da Apple a adotar o padrão USB-C. Desde o ano de 2015 ela utiliza a porta no MacBook. Todos os modelos mais recentes de iPad rambém já contam com o conector no lugar do Lightning.
O conector Lightning não conta com um sistema de transferência rápido. A Apple limita o cabo ao padrão USB 2, com velocidade de até 480 Mb/s. Os dispositivos da marca com a porta USB-C vão além, como é o caso do iPad Pro, com USB 4 de até 40 Gb/s.
O iPhone 15 Pro é compatível com o padrão USB 3, que alcança taxas de até 10 Gb/s. O iPhone 15 Plus segue com o mesmo padrão do USB 2, de até 480 Mb/s.