O golpe está cada vez mas comum, mas a Anatel está tentando evitar. Saiba mais sobre ele!
O conhecido Golpe da Portabilidade tem feito cada vez mais vítimas no Brasil. O crime se dá quando criminosos roubam o acesso da linha telefônica das vítimas e começam a se passar por elas nas redes sociais, enviando mensagens pelo WhatsApp, Instagram e outras redes sociais, pedindo dinheiro emprestado e fingindo estar vendendo algum tipo de objeto.
Geralmente, o usuário começa a perceber falhas ao utilizar a internet, seguido pelo corte da linha telefônica e pelo recebimento de uma mensagem informando sobre a suposta mudança do seu plano de telefone. Após isso, o usuário perde o seu acesso às redes sociais.
Recentemente, para evitar esse tipo de problema, a Agência Nacional de Telecomunicações decidiu implementar novas regras que as operadoras devem seguir no caso de pedidos de portabilidade pelos usuários. Saiba mais sobre esse assunto e veja como se proteger do golpe.
Portabilidade
A portabilidade é um direito do consumidor, que permite que ele possa trocar de operadora sem perder o seu número de telefone atual. Para isso, basta ligar para a sua operadora atual e pedir a portabilidade, informando os seus dados pessoais.
Pela facilidade no processo, muitos criminosos passaram a se aproveitar disso, sequestando as linhas telefônicas dos usuários, no chamado Golpe da Portabilidade. Para o golpe, criminosos conseguem acesso às informações dos usuários como nome completo, CPF e número do celular, ligam para a operadora, pedem o serviço e informam os dados do usuário, como se fossem eles mesmos.
Após a liberação do serviço, eles conseguem o controle da linha telefônica e passam a ter acesso a ligações, mensagens e redes sociais das vítimas. O usuário, sem saber de nada, acaba perdendo o acesso a tudo no seu próprio celular.
Ao conseguir entrar nas redes sociais dos usuários, os criminosos mandam mensagens aplicando golpes, pedindo dinheiro e vendendo falsos objetos e investimentos financeiros.
Novas regras
Para evitar esse tipo de golpe, a Anatel decidiu implementar novas regras que as operadoras devem seguir, protegendo os dados dos clientes. De acordo com a agência, as empresas têm novas obrigações para realizar ajustes nos procedimentos de portabilidade, acabando com a possibilidade de práticas fraudulentas.
Agora, o cliente interessado em fazer a portabilidade deve responder um SMS em seu aparelho em um tempo de até seis horas. Ao responder a mensagem enviada pela operadora com SIM, o pedido será validado. Caso o usuário responda com NÃO ou não responda, o pedido será cancelado de forma automática.
As novas medidas estavam em desenvolvimento desde o ano passado e começaram a ser implementadas em abril deste ano em locais com o DDD 64. Agora, ela entrou em vigor em todo o país.
Como se proteger
Para se proteger, é ideal que os usuários fiquem atentos aos sinais, verificando as mensagens que podem indicar um procedimento que não foi realizado por ele, além de observar cobranças desconhecidas em fatura, um maior consumo de dados de internet e alguns outros fatores que podem indicar algo de errado na linha.
Caso você receba um SMS pedindo a confirmação da portabilidade, só responda com SIM se realmente tiver feito o pedido. Caso contrário, não confirme o serviço e entre em contato com a sua operadora imediatamente.
Também é ideal que o usuário fique atento ao compartilhamento dos seus dados, como nome completo e números de documentos, já que criminosos conseguem aplicar golpes e criar contas apenas com essas informações. Não compartilhe dados pessoais com pessoas desconhecidas e nem poste fotos de documentos nas redes sociais. Só confirme os seus dados se tiver certeza de que está se comunicando com um órgão seguro. Geralmente, empresas sérias não ligam para usuários pedindo informações pessoais, números de cartões e senhas. Isso pode ser algum golpista, por isso, esteja sempre atento.