Na era da globalização das informações é quase evidente que proteger seus dados e sua privacidade é uma missão quase impossível segundo alguns especialistas, principalmente se levar em consideração a quantidade de informações falsas que chegam a todos os usuários de softwares que estão nas redes de forma conectada. Tudo ainda se torna mais agravado quando levamos em consideração que aplicativos como o do WhatsApp ou a versão WhatsApp Web são pertencentes a empresas privadas que produzem este tipo de software
Porém algumas medidas de segurança podem ser tomadas para evitar cair na rede de hackers e ter a sua segurança e privacidade violadas neste aplicativo. Nestes casos, é preciso estar aberto para compreender a cultura da era digital e com os aprendizados se tornar letrado nesta área, que exige muito mais do usuário do que simplesmente ser alfabetizado. Deste modo é preciso muito jogo de cintura e senso de segurança para evitar os golpes que têm sido constantes e através de vários meios.
Informações de aplicativos com criptografias de ponta como o whatsapp normalmente pode também serem invadidos pelos próprios funcionários da empresa de software que pode se esconder atrás da fachada de colaborador para adquirir informações importantes e dar os fins ilícitos que desejar, e nessa situação não há muito o que se fazer pois são problemas em escalas maiores que precisam se resolvidos dentro da própria empresa administradora.
Diferenças entre um hacker e um cracker
É muito comum assistir a telejornais e se deparar com notícias sensacionalistas que retratam crimes cometidos na rede por especialistas, mas de forma errônea na manchete da notícia dizem que são os hacker que cometem tais delitos, quando na verdade as pessoas que usam o conhecimento na rede para cometer atos ilegais são denominados cracker. Deste modo, nem todo hacker é um cracker, porém todo cracker é um hacker.
Mas o principal a entender neste contexto é que ao viralizar essa perspectiva de que todo hacker é um bandido acabam por estigmatizar uma categoria profissional tal vital para manter a segurança até mesmo em nível nacional. Por isso, em toda área é preciso ter certo nível de conhecimento para não acabar fomentando uma generalização que sempre prejudica as pessoas desta categoria que trabalham dentro dos conformes legais.
Principais meios de um hacker conseguir informações pessoais dos usuários
Uma história muito conhecida é a do cavalo de tróia, que é um símbolo do fim da guerra de tróia, onde os gregos deram aos troianos um cavalo de madeira oco por dentro, como um presente, só que este cavalo estava recheado de soldados gregos que esperaram a noite para atacar a cidade de tróia. Por isso é muito conhecida e utilizada a máxima do presente de grego sendo algo ruim, muito diferente do que se trata um verdadeiro presente.
Assim é muito comum usuários e hacker nomearem alguns links de cavalos de tróia, pois estes disfarçados de vários tipos de conteúdos, fazem com que usuários coloquem de forma espontânea seus dados pessoas para conseguir um benefício inexistente, em outros caso o link vem com vírus que e só o usuário clicar no link que já estará dando permissão para que os invasores acessem seu aparelho.
Por isso é preciso ter muito cuidado ao clicar não só em links, mas também em arquivos que disfarçados podem causar muito estrago na vida de quem cai em golpes. Já que estes crackers podem se passar por você e realmente conseguir benefícios reais como o auxílio emergência, que teve muitos desvios de beneficiário justamente por terem seus dados roubados anteriormente.
Riscos de usar software proprietário como whatsapp
Quando um usuário passa a utilizar qualquer aplicativo de licenciamento privado este é quase que obrigado a aceitar os termos e as condições do aplicativos, mas quase nenhum um consumidor se importa de ler tais termos que são enormes e com letra miúdas. E por isso nunca sabemos para onde está indo nossos dados e se estes realmente estão sendo protegidos como anda garantindo o aplicativo.
A partir de uma informação pessoal de contato adquirida de proprietários que deveriam proteger as informações dos usuários podem ser o fio condutor para um hacker pesquisar e escolher seus alvos mais lucrativos para os seus negócios ilegais. Neste caso não há muito o que se fazer pois todas as pessoas de uma forma ou outra acabam sendo refém de empresas para ter alguns serviços vitais no dia a dia.
No entanto, sempre desconfie de pessoas que entram em contato se passando por alguma empresa para conseguir dados que não conseguiram invadindo outros servidores. É possível ter o seu whatsapp clonado e ainda assim continuar utilizando no seu aparelho como se nada tivesse acontecendo, e isso só é possível quando o hacker consegue ter acesso ao código de segurança enviado para o número de registro do whats.
Formas de se proteger de hackers no whatsapp
Uma forma bem interessante de se precaver de invasões é ser mais seletivo quanto aos aplicativos que utiliza, buscando sempre saber de usuários mais antigos sobre quais as principais formas de obter acesso a uma conta que deveria ser pessoal e para quais fins são utilizados sua conta juntamente com suas informações pessoais. Tendo em vista que hackers sempre fazem sua invasão para ter alguns benefícios lucrativos, que na maioria dos casos está relacionado ao ganho de dinheiro.
Precisamos se proteger do trava zap, desconfiar de outras pessoas conhecidas pedindo algum favor ou valor sendo que este não seja um comportamento de costume, o ideal é sempre contatar a pessoa que está fazendo a solicitação e confirmar com elas se a transação está sendo requerida ou não. Assim, já poderá evitar bastantes iniciativas destes criminosos, tão categóricos e até mesmo profissionais nos crimes que cometem.
Por fim, sempre buscar a fonte de qualquer informação recebida, é possível assistir vídeos que estão disponíveis de forma gratuitas na internet para saber quais links visivelmente são vírus, pois algumas características podem ser identificadas antes de qualquer coisa, assim sendo possível ser uma pessoa mais safa de tais iniciativas.