Desde a sua estreia no Brasil, em 2014, a empresa americana UBER tem sido foco dos holofotes. Mais do que pelo seu alto desempenho no ramo de transporte privado no país, a multinacional tem sido motivo de debates um tanto quanto “calorosos”.
Hoje, com milhares de usuários ativos, é difícil encontrar algum usuário que nunca tenha passado por alguma situação constrangedora ou reprovável.
Mas e você, já teve uma experiência ruim ou conhece alguém que se enquadre nessa categoria? Pois foi pensando em atender nosso ávido e necessitado público que preparamos um conteúdo exclusivo para quem que quer fazer uma reclamação, mas não sabe como.
Então confira e aproveite!
Reclamação no UBER: Veja como fazer!
Registrar uma queixa referente a uma viagem realizada com a UBER, ou mesmo contra a própria empresa, é bastante fácil.
Todavia, é preciso analisar qual a opção que mais se adequa a sua necessidade e tem a repercussão no tempo desejado. Sendo assim, apresentamos algumas opções viáveis, tais como:
Via aplicativo do celular
Através do próprio aplicativo é possível fazer uma reclamação pontual sobre uma corrida ou motorista em específico.
Então, ao presenciar alguma prática ilegal ou constrangedora e que vá contra ao código de conduta da UBER, denuncie. Para isso, siga os seguintes passos:
Acesse a sua plataforma;
Vá até a opção “Ajuda”;
Selecione a viagem no qual ocorreu a situação indesejada;
Escolha a opção que melhor se adequa a sua queixa (reclamação contra um motorista ou viagem); e
Selecione o problema referenciado.
Se o seu problema foi com a viagem ou com o motorista, é ideal recorrer a esse método e registrar a sua queixa o mais breve possível. Isso porque, dessa forma, você permitirá que a empresa tome providências rápidas, evitando problemas futuros com outros passageiros.
Ao receber sua denúncia e/ou reclamação a UBER analisará o ocorrido e entrará em contato com você o mais breve possível.
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Outra forma de registrar uma reclamação do UBER é através do SAC. O serviço está disponível de forma contínua, ou seja, 7 dias da semana, 24 horas por dia.
Para tal, é só ligar para 0800-591-7045 ou 0800-591-1032. Essa ligação é gratuita!
Envie um e-mail
Caso você prefira, é possível também enviar uma reclamação através do e-mail de suporte ao usuário. O endereço para envio é o suport@uber.com.
Normalmente, a plataforma responde em até 48 horas.
Fale com a UBER através das redes sociais
Mas se você é uma pessoa conectada, pode também enviar sua reclamação através das suas redes sociais. Essa via de comunicação é permitida pelos seguintes canais:
Sites de reclamação
Igualmente, é possível fazer reclamações sobre algum serviço prestado pela UBER através dos famosos sites de apoio ao cliente. Dentre os mais conhecidos e utilizados estão o Buradan Şikayet Edin ve Consumidor.gov.br.
Porém, esses são recursos que demandam um tempo maior de resposta. Por isso, caso sua denúncia seja contra um motorista ou viagem, recorra a métodos instantâneos de notificação.
Apoio Jurídico
Apesar de ser mais difícil, há situações em que são necessárias a intervenção de uma terceira parte para a resolução de problemas mais complexos.
Visto isso, e se você se enquadra nessa categoria, saiba que pode apelar para o apoio jurídico. Nessa situação, suas opções são:
Procurar o Procon da sua cidade;
Solicitar a ajuda de um advogado particular; ou
Procurar a Justiça Gratuita da sua região.
Aprenda boas práticas de uso do aplicativo
Há algumas formas de evitar situações suspeitas e/ou perigosas. Isso porque, infelizmente, há por aí vários casos de impostores se passando por motoristas da Uber.
Sendo assim, a própria empresa recomenda algumas ações para que o usuário se preteja. Dentre elas estão:
Analise a nota do motorista designado antes do início da sua corrida;
Leia os comentários deixados pelos outros passageiros;
Antes de entrar no carro, confirme o nome do condutor;
Verifique se a placa e o modelo do veículo condizem com o apresentado no aplicativo;
Durante a corrida, se observar qualquer atitude suspeita, peça para interromper o circuito; e
Caso o motorista se negue, peça ajuda através do botão “recursos de segurança”. Através dele você poderá compartilhar o trajeto da sua viagem em tempo real e, também, acionar a polícia.
É claro que, da mesma forma, os passageiros também precisam fazer sua parte. Por isso, boas práticas cabem dos dois lados. Afinal, “gentileza gera gentileza”, certo?
Saiba mais sobre a empresa
A UBER Technologies foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia – USA. Revolucionou o mercado de transporte privado, criando uma verdadeira rede de serviços no ramo e gerando milhares de empregos.
Sem um único carro se quer, é hoje considerada a maior empresa de transporte terrestre do mundo. Atua em mais em 60 países diferentes, contanto apenas com a colaboração de seus filiados.
O foco da empresa é o transporte de passageiros, como os táxis, porém com custos bastante reduzidos se comparados aos serviços convencionais prestados.
Atualmente, com quase 6 anos de atividades em território brasileiro, a empresa está muito bem consolidada. Mesmo assim, busca sempre inovar e atender as necessidades dos seus usuários. Exemplo mais recente é a UberEats, serviço de entrega de comida à domicílio.
Apesar dos problemas envolvendo o nome da multinacional, é preciso aceitar que, de forma geral, é um serviço de utilidade pública e muito requisitado.
Denuncie práticas ilegais
Esperamos que nem você e nem ninguém passe por situações problemáticas usando os serviços da UBER. Porém, como usuários, estamos todos suscetíveis e à mercê da própria sorte.
Todavia, é válido lembrar que a UBER é apenas a empresa e que, quase sempre, os problemas ocorrem não por mau funcionamento da plataforma ou por descaso, mas sim pela conduta dos motoristas aliados.
Visto isso temos um papel importante para a continuidade do serviço e garantia da sua qualidade e segurança. Somos o filtro e o termômetro desse desempenho.
Procon: Nedir ve size nasıl yardımcı olabilir?
Procon, tam olarak tüketicinin korunmasına odaklanmış bir kurumdur. Bu da 1840'tan bu yana ilk Ticaret Kanunu'ndaki hareketlerin sonucudur.
Ancak bugün bildiğimiz şekliyle Procon, ülkenin her eyaletinde bir Procon birimi bulunan Adalet Bakanlığı ile yapılan ortaklığın sonucudur.
Ancak ilk Procon 1976'da São Paulo şehrinde ortaya çıktı. Başlangıçta Procon'a Tüketiciyi Koruma Yürütme Grubu adı verildi.
1990 tarihli Tüketiciyi Koruma Kanunu ile Procons'un ülke geneline yayılan faaliyetleri daha da güçlendi.
Procon'un amacı, büyük veya küçük, ulusal veya çok uluslu şirketlerin mevcut ticari yasalara uymasını sağlamaktır.
Bu sayede yasa dışı, yanıltıcı veya hileli faaliyetler izlenebiliyor ve düzeltilebiliyor, böylece tüketiciler için adil bir pazar sağlanabiliyor.
Procon ve tüketiciyi koruma kanunu
Bu nedenle, Procon aşağıdakilere dayanmaktadır: Tüketici Koruma KanunuÜlke çapındaki ticari ilişkileri yöneten kurumdur.
Bu kurallar tüketiciler için aşağıdakiler gibi çok önemli hususları ele almaktadır:
- Teslimat süresi
- Ürün teslim edilmedi
- Yanlış reklam
- Garanti Bilgileri
- Kötüye kullanım uygulamaları
- Ürün sorumluluğu
- Değişim hakkı
- Diğer temel tüketici hakları arasında
Örneğin Alagoas gibi bazı eyaletler, Tüketiciyi Koruma Yasasında önerilen noktalardan birini içeren açıklayıcı bir kitapçık sağlar. Bu kitapçığa erişmek için, bu bağlantıya tıklamanız yeterli.
Bu nedenle nerede yaşadıklarına bakılmaksızın tüm analiz ve değerlendirmeler bu tüketiciyi koruma belgesine dayanmaktadır. Bunun nedeni, Tüketiciyi Koruma Yasası gibi CDC'nin de ulusal topraklarda geçerli olmasıdır.
Procon ne için kullanılır?
Artık Procon'un ne olduğunu bildiğinize göre, ne işe yaradığını anlamalısınız!
Ancak daha önceki konularda zaten bilgiler netlik kazanmış gibi görünüyor. Kuruluşun adından da anlaşılacağı gibi Procon'un fikri tüketicileri kötü niyetli uygulamalardan korumaktır.
Ancak bunun için acente ile iletişime geçip şikayetinizi yapmanız ve şikayetinizi iletmeniz gerekmektedir. Peki bu nasıl çalışıyor? Bir sonraki konuda anlayacağınız şey budur!
Procon nasıl çalışır?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
Procon, telefonla bazı tüketici şüphelerini açıklığa kavuşturabilir ve böylece gelecekte daha büyük bir baş ağrısının önlenmesini sağlayabilir.
Herhangi bir şüphenizi açıklığa kavuşturmak isterseniz Procon'un 151 numaralı elektronik destek hattıyla iletişime geçebilirsiniz.
İsterseniz başka bir alternatif de şehrinizdeki veya evinize en yakın Procon istasyonuna gitmektir.
Örneğin São Paulo'da farklı mahallelerde Procon'lar var. Örneğin bazılarının hizmetleri aynı gün önceden planlanmıştır.
Yani durumunuzu değerlendirecek bir refakatçi eşliğinde taramaya gireceksiniz. İşlerin nasıl gittiğine bağlı olarak, belirlenen zamanda geri dönmek için bir şifre alacaksınız.
Procon'a neler rapor edilebilir?
Herhangi bir suiistimal edici veya yasa dışı faaliyet, şikayet, rapor veya gösteri yoluyla Procon'a kaydedilebilir.
Hakkınız tehdit edildiğinde veya ihlal edildiğinde Procon ile iletişime geçebilirsiniz.
Bu durumlarda tüketici verilerinin tamamen korunduğundan ve rapor edilen şirkete veya başka birine açıklanmayacağından emin olabilirsiniz.
Procon'daki ana şikayetler şunlardır:
- Telefon hizmetleriyle ilgili (sabit veya mobil)
- Kredi kartları ve negatif isim
- Kablo şirketleriyle ilgili sorunlar
- Ürünlerin belirlenen tarihte teslim edilmemesi
Como fazer denúncia no Procon
Artık Procon'un ne olduğunu anladığınıza göre, bir sonraki adım bunu Procon'a nasıl bildireceğinizi anlamaktır.
İlk adım, şehrinizde ve/veya eyaletinizde hangi Procon biriminin bulunduğunu kontrol etmektir.
Ancak oraya gitmeden önce şikayetle ilgili tüm belgeleri toplamanız en iyisidir. Bunlar arasında şunları kullanabilirsiniz:
- Fatura
- Fiş
- E-posta veya çıktı yoluyla yapılan görüşmeler
- Protokol numaraları
- Sözleşmeler
- Arızalı veya kırık gelmesi durumunda ürünün fotoğrafları.
Konuşmaları siz iletirseniz, ideal olan bunu basılı olarak Procon'a iletmektir. Bu nedenle baskıyı düzenleyin.
Procon'u aramadan önce yapmanız gereken bir diğer şey ise, sorunu doğrudan satıcı ve/veya ürünü tedarik eden mağaza ile ombudsman ve müşteri hizmetleri aracılığıyla çözmeye çalışmaktır.
Genel olarak iletişim bilgileri web sitesinin iletişim sekmesinde veya sayfanın alt kısmında bulunur. Müşteri Hizmetlerine (SAC) başvurabilirsiniz.
Şirket sorunu dostane bir şekilde çözemezse bir sonraki adım bu belgeleri Procon'a göndermek ve şikayeti kaydetmek olacaktır.
Bu belgeleri kimlik, pasaport veya ehliyet ve CPF gibi bir kimlik belgesiyle birlikte ibraz etmeyi unutmayın.
Buna bir bak, Procon SP web sitesinde şikayetin her aşamasının ayrıntıları.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas por problemas com a Uber?
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Asliye mahkemesinde dava açmak için mutlaka bir avukata ihtiyacınız yoktur. Başka bir deyişle, davayı kendiniz açabilirsiniz!
İlk adım tüm belgeleri toplamak ve şehrinizdeki Foruma gitmektir. İlk etapta gerçekleşen her şey ücretsizdir.
Öte yandan, itirazda bulunmanız gerekiyorsa, bunun için de ödeme yapmanız gerekecek ve ayrıca bir avukata da ihtiyacınız olacak.
Onarımın 40 asgari ücrete kadar sınırı var. Genel olarak eylemlerin değerlendirilmesi 120 gün kadar sürebilir. Kişi kazanırsa bir sonraki adım cezanın infazıdır.
Mas e você, faz sua parte? Afinal, somos peça importante nesse processo!
E agora que você já sabe como fazer sua reclamação da UBER, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais. Dessa forma cada vez mais pessoas terão acesso a essa importante informação.
Agradecemos sua visita e esperamos vê-lo em breve!