Você sabe o que é o sensor de proximidade do WhatsApp? Você pode achar que não, mas com certeza já o utilizou alguma vez. Apenas não fez essa associação ainda.
Portanto, é sobre ele que falaremos hoje. Acompanhe a leitura para descobrir mais sobre essa função:
O que é e como funciona o sensor de proximidade?
O sensor de proximidade é uma tecnologia avançada criada para detectar quando o rosto do usuário está muito próximo da tela.
O que acontece quando estamos em uma chamada de voz, ou escutando um áudio recebido pelo aplicativo. Pois precisamos aproximar o rosto para ouvir direito. Por isso, a rede social investiu em uma forma de identificar a proximidade.
Para que possa evitar que o usuário execute algum comando sem querer. Afinal, a pele do nosso rosto pode acabar clicando em alguma opção sem que percebamos. Dessa forma, o aplicativo faz com que a tela fique bloqueada enquanto identificar uma proximidade.
A tela fica toda preta, impedindo que o usuário execute algum comando neste momento. E quando ele afasta o rosto, a tela do aplicativo volta ao normal. O sensor de proximidade é uma função muito útil para os aplicativos de comunicação.
Porém, algumas vezes a função pode apresentar algumas falhas e incomodar os usuários do aplicativo. Por exemplo, às vezes você não está mais com o rosto aproximado da tela, mas ela ainda se encontra bloqueada. E você pode ter dificuldades para continuar fazendo o uso do aplicativo.
A função, apesar de ter sido criada para facilitar as coisas, pode ser um pouco inconveniente em alguns momentos. E é por isso que alguns usuários preferem a opção desativada de seu dispositivo.
Neste artigo, vamos te ensinar a resolver esse problema.
Como desativar o sensor de proximidade?
Existe uma forma de desativar a função por completo. Porém, é preciso que você tenha em mente que após a desativação, as suas funções não te auxiliarão mais. Ou seja, você pode acabar executando comandos sem querer quando encostar o rosto no celular.
Por isso, analise se a desativação é a melhor opção. Mas caso tenha certeza, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo do WhatsApp
- Vá em contatos
- Consulte o seu histórico de ligações na rede social
- Selecione os três pontinhos no canto superior da tela
- Selecione “mais funções e configurações”
- Logo, clique em “mais recursos”
- Clique em configurações da chamada
- Você encontrará a opção do sensor de proximidade ativada. Basta alterar e desativar
E pronto! A função estará desligada a partir desse momento. E você pode fazer ligações e escutar áudios sem que a tela fique preta. Quando quiser ativar a função novamente, basta repetir o mesmo processo. Mas dessa vez, altere de “desativado” para “ativado’.
Lembrando que esse método pode não funcionar para algumas marcas de smartphones.
Como relatar um problema para o WhatsApp
Existem algumas formas de entrar em contato com o atendimento da empresa. A primeira é a mais prática. Pois é pelo próprio aplicativo. Vá nas configurações, depois em ajuda, e selecione a opção “fale conosco”.
O aplicativo te enviará opções automáticas para tentar identificar o seu problema e enviar respostas prontas. Vá selecionando todas as opções que se identificar. Veja se a resposta de alguma delas tira a sua dúvida. Afinal, as opções são feitas a partir das dúvidas mais comuns dos usuários da rede social.
Caso o seu problema ainda não tenha sido resolvido, você pode conversar com um atendente. Basta clicar em “enviar pergunta”. Descreva o seu problema com todos os detalhes importantes. Logo, você receberá um retorno.
Você também pode enviar uma mensagem relatando o seu problema no próprio site do WhatsApp. Basta fornecer os dados solicitados, como o seu número de celular logado a sua conta, endereço de e-mail etc. Logo, insira a sua mensagem e envie na plataforma.
Você receberá um e-mail te notificando quando receber uma resposta da empresa com a melhor solução para o seu problema.
Não tem como fazer reclamações pelo Reclame Aqui da empresa WhatsApp. Pois eles não verificam a plataforma. Nenhuma reclamação no site foi respondida até hoje. Por isso, converse com o atendimento disponibilizado pela rede social.