Saiba quais são os modelos que vão perder o app de mensagens a partir de outubro. São celulares Android e iOS.
A partir do dia 24 de outubro, 35 modelos de celulares Android e iOS vão perder o acesso ao WhatsApp. Algumas atualizações são necessárias para que o aplicativo funcione bem, com os seus novos recursos disponibilizados. Com isso, alguns modelos mais antigos acabam não conseguindo acompanhar as novidades do app, o que acaba impedindo o seu funcionamento.
Muitas publicações sobre o assunto ganharam notoriedade nas últimas semanas e acabam chocando os usuários. Apesar disso, a Meta não confirmou as informações. Mesmo com a data do fim do funcionamento para outubro, muitos celulares já perderam o acesso ao app no mês de julho, sem que a empresa explicasse.
Saiba mais sobre esse assunto e descubra quais são os celulares que vão perder o acesso ao mensageiro.
O WhatsApp é um dos apps mais utilizados no mundo para troca de mensagens instantâneas. Com isso, muitos usuários utilizam o aplicativo para resolver situações de cunho pessoal e profissional. Com inúmeros usuários, a plataforma tem feito diversas mudanças e liberado novos recursos, para melhorar ainda mais a experiência dentro do app.
Para os novos recursos funcionarem de uma forma satisfatória, o sistema operacional dos celulares precisa ser atualizado, seja Android ou iOS. Porém, alguns modelos antigos não possuem mais a capacidade de atualização, o que deixa o aparelho incompatível com as novas atualizações do WhatsApp. Com isso, esses celulares não são mais capazes de executar o mensageiro.
A paralisação do app acontecerá justamente por causa dessa falta de atualizações no sistema, já que ele passará a ser compatível apenas com modelos do sistema Android 5.0 ou posteriores. Atualmente, a compatibilidade é com os modelos Android 4.1 e 4.4.
Com essa mudança, os celulares Android inferiores ao sistema 5.0 não receberão mais atualizações. A mudança também vai afetar celulares com o sistema iOS 12, como o iPhone 6 e seus antecessores.
Compatibilidade
Quando o WhatsApp deixa de ser compatível com uma versão do sistema, os usuários não conseguem mais atualizar o app e corrigir falhas no sistema, perdendo o suporte geral. Essa situação compromete o funcionamento do aplicativo no celular, impedindo que ele receba novas atualizações de segurança e recursos liberados.
Alguns celulares já começaram a sofrer com a paralisação no mês de julho, mas a Meta informou que o app vai parar de funcionar nessas versões do sistema apenas no mês de outubro. A empresa, no entanto, não explicou a paralisação antecipada nesses celulares.
As mudanças de suporte acontecem anualmente. No ano passado, o app parou de oferecer suporte em iPhones com o sistema iOS 10 e iOS 11. Ao para de oferecer o suporte para tal modelo, a plataforma informa aos usuários, que podem optar por adquirir um celular mais atual ou usar um novo app para a troca de mensagens.
Como verificar a versão do sistema
Para verificar a versão do seu Android, você ir em Configurações > Sobre o telefone > Versão do Android. Para verificar a versão do iOS, você deve abrir os Ajustes > Geral > Sobre > Versão do iOS.
Celulares que vão perder o suporte
Samsung
Galaxy Trend Lite, Galaxy Ace 2, Galaxy S3 mini, Galaxy Trend II, Galaxy X 2.
LG
Optimus L3 II Dual, Optimus L5 II, Optimus F5, Optimus L3, Optimus L7II, Optimus L5 Dual, Optimus L7 Dual, Optimus F3, Optimus F3Q, Optimus L2 II, Optimus L4 II, Optimus F6, LG Enact, LG Lucid 2, Optimus F7.
Outras marcas
Huawei Ascend Mate, Huawei Ascend G740, Huawei Ascend D2, Sony Xperia M, Lenovo A820, ZTE V956 – UMI X2, ZTE Grand S Flex, ZTE Grand Memo, Faea F1THL W8, Wiko Cink Cinco, Winko Darknight, Archos 53 Platinum – Ouro.
iPhone
iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE da primeira geração.