Telefone RGE SUL

 

 

 

 

 

Telefone RGE SUL: veja como entrar em contato com a empresa

A Rio Grande Energia, também conhecida pela sigla RGE, é uma das concessionárias responsáveis pelo serviço de distribuição de energia elétrica aos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 1998, e com sede em São Leopoldo, a empresa teve como seu primeiro presidente do Conselho de Administração o engenheiro gaúcho João Augusto Chagas Pestana e, como seu primeiro diretor-presidente, o executivo paulista Wilson Ferreira Júnior.

A RGE é parte do Grupo CPFL Energia e atende 381 cidades do estado do Rio Grande do Sul, o que configura uma população de 3.763.490 habitantes. Ou seja, 65% da população do estado. Para abastecer a toda essa população, a RGE conta com 147 subestações, uma rede de 151.682 km de distribuição e 1.154.788 postes.

Em 2019, a Rio Grande Energia foi incorporada pela RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, antiga AES Sul. No entanto, manteve o seu nome fantasia RGE.

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Deseja entrar em contato com a empresa? Continue a ler para conferir as suas opções de telefone da RGE Sul.

Telefone RGE Sul

Devido ao processo de agrupamento das concessões da RGE e da RGE Sul, ocorrido em janeiro de 2019, o 0800 da extinta RGE Sul deixou de existir. Como haviam duas empresas, também existiam dois números de contato diferentes. Agora, com o agrupamento, também foram unificados os números para atendimento aos clientes.

Para entrar em contato com a empresa, ligue para o telefone: 0800 970 0900. Ele atende a todos os clientes dos 381 municípios da RGE.

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Central de Ajuda

Se preferir não ligar, você também tem a opção de acessar a Central de Ajuda pelo site. Nela você encontra uma barra de busca, uma série de opções para buscar uma solução para a sua dúvida por categoria, além de uma lista com exemplos de perguntas frequentes como:

  • Preciso ser cadastrado na tarifa social ou todos que consomem até 220 kWh são isentos?
  • O que preciso para me cadastrar como baixa renda e ter direito ao desconto?
  • Quem tem direito ao benefício baixa renda? O que fazer para conseguir?
  • Todas as modalidades de tarifa social terão isenção? (BPC, Quilombola)
  • Quanto tempo demora para cadastrar como baixa renda na CPFL/RGE?

Formulário Online

Outra opção é o Formulário Online. Este canal, no entanto, é exclusivo para o programa de Eficiência Energética – ANEEL. Para ter acesso, vá para a página Contato – RGE.

Agência Digital

Quem desejar, também pode realizar contato com a RGE pela Agência Digital. É só acessar o site.

Aplicativo CPFL Energia

Outra ótima opção de contato com a RGE é o aplicativo CPFL Energia. Ele está disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

SMS

Caso queira tratar de problemas referentes a falta de energia, também tem a opção de entrar em contato por SMS. É só enviar o seu código, que consta na conta de energia, para o número 27350. Logo a sua demanda será atendida.

Ouvidoria

Quando os demais canais de atendimento da empresa não tiverem resolvido adequadamente o seu problema, você também pode procurar a Ouvidoria. O serviço tem como objetivo tratar justamente destes casos.

Para entrar em contato, ligue para o número: 0800 541 3336.

Imprensa

Caso deseje entrar em contato com o setor de imprensa, a empresa disponibiliza um canal exclusivo. O atendimento funciona em horário comercial e plantões. Confira as opções abaixo:

Telefone

Ligue para os números: (51) 3286-5933, (51) 99916-5136 ou (51) 99807-4993.

E-mail

Além dos telefones, também é possível entrar em contato via e-mail. Envie a sua demanda para: imprensa@sergiostock.com.br

Redes sociais:

Também é possível interagir com a RGE pelas redes sociais. Curta, comente e compartilhe postagens, entre em contato por mensagem direta e se mantenha informado das últimas novidades por uma das redes abaixo:

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Reclamação RGE Sul

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a RGE Enegia é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a RGE Enegia com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a RGE Enegia por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a RGE Energia não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a RGE Enegia, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio Grande do Sul, acesse aqui.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vêm enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da RGE Sul.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a RGE Sul ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

O objetivo do presente artigo foi apenas apresentar dados informativos como o telefone da RGE Energia ou RGE Sul.

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