Já conhece o Méliuz? A empresa é um portal que oferece de forma gratuita cupons de desconto em lojas online no Brasil. Indo além, o Méliuz ainda te devolve parte do valor gasto nas suas compras direto em sua conta bancária.
A empresa ganhou notoriedade em 2012 quando foi selecionada para participar do programa de aceleração de startups do governo chileno, o Startup Chile. Desde então, ela cresceu e se posicionou como uma grande inovadora do mercado, trabalhando constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos para facilitar a vida e aumentar os ganhos dos seus clientes.
Telefone Méliuz
Para muitos clientes o primeiro instinto quando temos algum problema, dúvida ou sugestão relacionados aos produtos e serviços de uma empresa é entrar em contato via telefone. Porém, a Méliuz não tem um telefone próprio para os seus clientes.
Ainda assim, se o que deseja é uma ajuda com assuntos relacionados ao cartão Méliuz, como cancelamento, fatura, alteração cadastral e outros, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco PAN. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 8h às 22h. Confira abaixo:
Capitais e Regiões Metropolitanas
Quem deseja entrar em contato com o banco Pan e vive em uma capital ou região metropolitana deve ligar para o número: 4003-0101.
Demais Localidades
Aqueles que não moram em uma capital ou região metropolitana também podem entrar em contato. Basta ligar para: 0800-888-0101.
Atendimento Méliuz
O atendimento do Méliuz é diferente daqueles que costumamos encontrar em outras empresas. Quando acessamos o site, ou até mesmo a página do atendimento, não encontramos telefone, e-mail ou outras formas de nos comunicarmos com a empresa.
No entanto, na página de atendimento, podemos encontrar as respostas para os problemas mais frequentes em seus produtos e serviços clicando em links como:
- Preciso de ajuda com compras online
- Preciso de ajuda com o Cartão Méliuz
- Preciso de ajuda com o cashback das minhas notas fiscais
- Preciso de ajuda sobre o Renda Extra
- Preciso de ajuda com compras feitas em lojas parceiras do Méliuz na minha cidade
Ao clicar, você é direcionado a uma página com a resposta que pode estar procurando e, caso ainda haja dúvidas, eles, então, disponibilizam uma forma de contato.
Enviar uma solicitação
Uma vez que você acessou a página de atendimento do Méliuz e clicou no link que mais se aproxima da sua dúvida, caso ainda não tenha resolvido o seu problema, a Méliuz te oferece a opção de enviar uma solicitação. Na página você escolhe o tipo de solicitação e informa o seu endereço de e-mail, o CPF, telefone com DDD e a natureza da sua questão. Então, você pode descrever o problema e, até, enviar um anexo que possa ajudá-los a encontrar uma solução.
Redes Sociais
Quem quiser também pode seguir a Méliuz pelas redes sociais. Comente as publicações, entre em contato via mensagem direta e se mantenha atualizado das novidades. Confira a lista abaixo:
Outros Canais
O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado por telefone, chat online, email, redes sociais e diversas outras maneiras. Porém, nem sempre elas são suficientes para você resolver todas as suas questões. Então, confira abaixo outras opções disponíveis para você.
Reclame Aqui
O Reclame Aqui oferece um serviço gratuito para os consumidores postarem suas reclamações. A política de privacidade do site não permite a sua identificação nas publicações das páginas, mas as empresas têm acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente para que o problema possa ser solucionado. Conheça o site.
Portal do Consumidor
O Portal do Consumidor é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta com a empresa para solução de conflitos. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. O procedimento, porém, só é válido para as empresas cadastradas no site.
Defensoria Pública
É dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita para quem não pode pagar por isso. Assim, a Defensoria Pública presta consultoria jurídica e, com base nela, você pode decidir melhor como agir em relação ao problema em suas mãos.
Procon: O que é e como ele pode te ajudar?
O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.
Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.
O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.
Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.
O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.
Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.
Procon e o código de defesa do consumidor
Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.
Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:
- Prazo de entrega
- Produto não entregue
- Propaganda enganosa
- Informações sobre garantia
- Práticas abusivas
- Responsabilidade sobre o produto
- Direito de troca
- Entre outros direitos básicos do consumidor
Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.
Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.
Pra que serve o Procon?
Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Como o Procon Funciona?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.
Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.
Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.
O que pode ser denunciado no Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.
Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.
As principais denúncias no Procon são:
- Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
- Cartões de crédito e nome negativado
- Problemas com empresas de TV a cabo
- Não entrega de produtos da data estabelecida
Como fazer denúncia no Procon
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon.
A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.
Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:
- Nota fiscal
- Recibo
- Conversas via e-mail ou prints
- Números de protocolo
- Contratos
- Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.
Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.
Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.
Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.
Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.
Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.
Sobre a Méliuz
Méliuz é uma startup brasileira, criada em 2011, que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária.
Quer saber mais sobre como a Méliuz funciona? Então assista ao vídeo abaixo: