Telefone Light

 

 

 

 

 

Telefone Light: uma informação muito importante para quem pretende entrar em contato com essa distribuidora de energia.

Se você está procurando o telefone da Light, vamos disponibilizar essa informação e outras maneiras de entrar em contato com a empresa, dependendo da sua demanda.

A Light SESA é a empresa responsável pela distribuição de energia na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

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A organização é uma das integrantes do grupo Light e atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com aproximadamente 10 milhões de pessoas usufruindo dos seus serviços, a Light é considerada uma gigante do setor elétrico no país.

Este artigo tem a finalidade de auxiliar você que utiliza a energia fornecida pela Light em sua residência.

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Aqui você encontrará os meios disponibilizados pela empresa para relatar falta de luz, solicitar segunda via de fatura, solicitar religação, entre outros.

Ao final do artigo, mostraremos como pode ser realizada uma reclamação à ANEEL em caso de problemas com a Light.

Light:Canais de atendimento ao cliente

A Light oferece aos clientes diversas formas de estabelecer contato com o atendimento da empresa. É possível ser atendimento por meio de SMS, contato telefônico, e chat online.

Há ainda a possibilidade de adquirir as informações e serviços diretamente através do site da empresa, sem necessidade de nenhuma forma de atendimento humano.

Grande parte dos principais serviços podem ser acessados através do site da Light.

Telefone Light

Atendimento ao consumidor Light

Telefones da Light

Ainda que existam outras formas de atendimento, muitos consumidores ainda sentem mais segurança em tratar diretamente com o SAC da empresa. Além disso, alguns assuntos requerem tratamento em maior nível de detalhes com um atendente capacitado.

Se desejar conversar com um atendente, confira abaixo principais números de telefone da Light:

  • 0800 021 0196: Para comunicar falta de luz;
  • 0800 282 1380: Emergência para grandes clientes;
  • 0800 282 0120: Disque-Light Comercial
  • 0800 285 2453: Atendimento para deficientes auditivos.

Agência Virtual: acesse os principais serviços pelo site da Light

Se você precisa de uma solução rápida e não deseja falar com um atendente, acesse a Agência Virtual do site da Light através do link http://bit.ly/2YfDGVO.

Nesta plataforma você obterá solução para grande parte de suas necessidades contratuais a alguns cliques de distância.

Assim, você evita desperdiçar tempo ligando para o SAC da Light e acessa diretamente o serviço do qual você precisa.

Os serviços disponibilizados para o cliente através da Agência Virtual são os seguintes:

  • 2ª via de conta
  • Comprovantes de contas pagas
  • Histórico de consumo
  • Alterações cadastrais
  • Ligação nova
  • Alteração de carga
  • Abertura de contrato
  • Encerramento de contrato

Atendimento por SMS

Este tipo de atendimento é destinado ao caso emergencial de falta de luz em sua residência ou comércio. Para agilizar o relato de falta de luz à Light, é possível realizar a comunicação através de um simples torpedo.

Para isso, basta enviar o seu código de instalação para o número 54448. Assim, a empresa saberá que faltou luz no seu endereço.

Bate-papo em tempo real através do Click Light

Se você não conseguiu solucionar seu problema através da Agência Virtual e também não deseja ligar para Light, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa através do Click Light.

Trata-se de um chat em tempo real disponível no site da Light por meio do link  http://bit.ly/2YfDGVO.

Nele, o cliente poderá falar com um robô em qualquer horário do dia, ou com o atendente humano de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h.

Aplicativo da Light

O aplicativo Light Já! está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta instalá-lo por meio da Playstore ou da App store, de acordo com o seu smartphone.

Através do aplicativo, você poderá acessar os principais serviços da Agência Virtual. Ainda não é tão completo quanto o site da Light, mas oferece soluções rápidas na palma de sua mão.

Consulte abaixo os serviços que podem ser acessados através do app:

  • Comunicar falta de luz;
  • Gerar código de barras para pagamento da conta de energia;
  • Alterar os dados cadastrais
  • Consultar o histórico de consumo

Veja mais informações sobre o APP Light no vídeo abaixo:

https://youtu.be/SkPvZv9rePw

Faltou luz? Saiba o que fazer!

Caso aconteça uma falta de luz na sua residência, existem várias formas de entrar em relatar rapidamente à Light o ocorrido.

Conforme vimos, você pode:

  • Enviar um SMS para o número 54448 com o seu código de instalação;
  • Entrar em contato com a Light através do chat online;
  • Ligar para o número 0800 021 0196;
  • Comunicar a falta de luz através do app Light Já!

Endereços para atendimento presencial

Existem 31 lojas da Light para atendimento presencial. Para ser atendido com hora marcada, você pode agendar um horário através do Click Light (chat online) ou por contato telefônico.

A lista completa de endereços da Light pode ser consultada em http://bit.ly/2vNdFAK.

Redes sociais

A Light também é acessível por meio das redes sociais. Veja como encontrá-la:

  • Facebook: Fan Page Light;
  • Twitter: @lightclientes;
  • Instagram: @lightclientes

Em caso de problemas com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria

Fez sua solicitação através dos canais de atendimento da Light e não obteve retorno? Neste caso, você pode acionar a ouvidoria da empresa.

É possível realizar o contato com a ouvidoria através de dois canais principais:

Caso opte pelo contato via email, o consumidor deverá necessariamente preencher as informações abaixo:

  • Nome completo, CPF e RG
  • Telefones (fixo e celular)
  • E-mail
  • Número do protocolo de atendimento inicial
  • Código da instalação
  • Código do cliente
  • Tipo de Atendimento (Reclamação, Denúncia, Informação, Sugestão ou Elogio)
  • Relato detalhado da solicitação

Após efetuada a reclamação através da ouvidoria, a Light terá até 15 dias para dar a resposta ao cliente.

Reclamação Light

A ouvidoria não resolveu seu problema? Registre uma reclamação na Aneel

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica é a agência reguladora que fiscaliza as distribuidoras de energia no país. Caso você esteja passando por problemas com a Light, acione a Aneel.

Veja como fazer uma reclamação na Aneel

Lembre-se de que este tipo de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria.

Para realizar a reclamação, utilize um dos meios abaixo:

  • Telefone 167;
  • Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

Em qualquer dos canais, é necessário que o cliente tenha em mãos o protocolo de atendimento junto à Light, bem como o protocolo fornecido pela ouvidoria da empresa.

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Telefone LIGHT

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a LIGHT é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a LIGHT com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a LIGHT por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Veja também:

Telefone Algar
Telefone ENEL

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da LIGHT.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a LIGHT ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a LIGHT não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a LIGHT, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio de Janeiro, acesse aqui.

Procon: O que é e como ele pode te ajudar?

O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.

Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.

O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.

Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.

O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.

Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.

Procon e o código de defesa do consumidor

Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.

Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:

  • Prazo de entrega
  • Produto não entregue
  • Propaganda enganosa
  • Informações sobre garantia
  • Práticas abusivas
  • Responsabilidade sobre o produto
  • Direito de troca
  • Entre outros direitos básicos do consumidor

Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.

Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.

Pra que serve o Procon?

Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Light!

Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!

Como o Procon Funciona?

O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.

O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.

Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.

Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.

Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.

Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.

O que pode ser denunciado no Procon

Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Light pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.

Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.

Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.

As principais denúncias no Procon são:

  • Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
  • Cartões de crédito e nome negativado
  • Problemas com empresas de TV a cabo
  • Não entrega de produtos da data estabelecida

Como fazer denúncia no Procon

Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon sobre a empresa Light.

A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.

Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:

  • Nota fiscal
  • Recibo
  • Conversas via e-mail ou prints
  • Números de protocolo
  • Contratos
  • Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.

Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.

Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.

Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.

Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.

Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Light

Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.

Para entrar com uma ação no juizado de pequenas causas não é preciso, necessariamente, de um advogado. Ou seja, você mesmo pode entrar com a ação!

O primeiro passo é reunir toda a documentação e ir até o Foro de sua cidade. Tudo o que acontecer em primeira instância é gratuito.

Por outro lado, se você precisar entrar com recurso, aí precisará pagar por isso e também será necessário um advogado.

A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.

Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!

A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.

O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.

Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.

Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.

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