Conhece a COPEL? A Companhia Paranaense de Energia, também conhecida pela sigla COPEL, é uma empresa brasileira do estado do Paraná. Como principal ramo ela tem a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, mas também atua nas áreas de telecomunicações atendendo a população estimada em cerca de 11,08 milhões de habitantes de todo o estado.
A COPEL teve o seu capital aberto em abril de 1994 na Bovespa e, em 1997, foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ter ações negociadas na bolsa de Nova York. Desde 2002, ela também tem suas ações negociadas na Latibex, o braço latino-americano da bolsa de valores de Madri. A partir de 2008, as ações da COPEL passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo, a famosa Bovespa.
Se você deseja saber mais ou resolver algo com a COPEL, entre em contato com a empresa. Abaixo nós listamos as opções de canais de comunicação oferecidas por ela. Continue lendo e confira!
Telefone COPEL
Para quem deseja solicitar serviços relativos à energia elétrica tais como pedidos de ligação ou outras informações sobre a conta de luz, pode entrar em contato com a central de atendimento telefônico da empresa. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia.
Ligue para: 0800 51 00 116.
Agência Eletrônica COPEL
A COPEL oferece a Agência Eletrônica aos seus clientes como meio principal de atendimento. Inclusive, a empresa sugere que essa seja a primeira forma de contato dos clientes. Por meio dela é possível realizar pedidos de ligação, trocas de titularidade, consultar solicitações de serviços e muito mais.
Para ter acesso a Agência Eletrônica é só acessar o site-ul web. Verifică!
Aplicativo Copel
Outra maneira de entrar em contato com a COPEL para tratar de assuntos relativos a energia é pelo aplicativo da empresa. O Copel Mobile é um canal de relacionamento disponibilizado para a realização de consultas e solicitações de serviços. Ele é gratuito para smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS.
Ouvidoria COPEL
A Ouvidoria é a área da empresa que recebe, analisa e encaminha solicitações de informações, sugestões, reclamações e denúncias que já foram tratadas por outros canais de comunicação, mas que não receberam a solução adequada para o cliente. Na COPEL não é diferente e para garantir o melhor atendimento possível, uma vez que você entra em contato com a sua ouvidoria ela se compromete em responder dentro do prazo de 15 dias úteis.
Veja como entrar em contato com o serviço abaixo.
Telefon
Para falar com a ouvidoria da COPEL você pode ligar para o número: 0800 647 0606. O atendimento funciona nos dias úteis, das 8h às 18h.
Também é possível realizar o contato por e-mail em dias úteis das 8h às 18h. Envie a sua demanda para o endereço eletrônico: ouvidoria@copel.com
Telefone COPEL Telecom
Se você deseja entrar em contato com a COPEL Telecom, pode fazer isso pelo serviço de atendimento telefônico da empresa.
Ligue para: 0800 41 41 81.
Ouvidoria COPEL Telecom
Se você recorreu a um dos Canais de Atendimento da COPEL Telecom e sua demanda não foi atendida de forma satisfatória, você também pode recorrer à Ouvidoria da empresa. O serviço está disponível das 10h às 16h. Confira como entrar em contato abaixo:
Para entrar em contato com a COPEL Telecom por e-mail, envie a sua demanda para o endereço eletrônico: ouvidoriatelecom@copel.com
Telefon
Se preferir, também pode realizar o contato por telefone. Para isso, ligue: 0800 649 39 49.
Redes Sociais COPEL
Se desejar, você também tem a opção de interagir com a COPEL e a COPEL Telecom pelas redes sociais. Curta, comente e compartilhe publicações, entre em contato por mensagem direta e fique atualizado das últimas novidades por uma das redes listadas abaixo.
Ce trebuie să faceți în cazul rambursării pentru aparate electrocasnice în caz de pană de curent?

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a COPEL é justamente sobre o rambursare pentru dispozitivele arse în cazurile de întrerupere a curentului electric.
Din păcate, întreruperile de curent sunt foarte frecvente și atunci când se întâmplă, deteriorează și ard mai multe dispozitive electronice, în special pe cele mai scumpe, precum frigiderele și televizoarele.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a COPEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Dar la urma urmei, știi care sunt drepturile tale în aceste cazuri și cum să acționezi?
Potrivit articolului 22 din Codul pentru Protecția Consumatorului, distribuitorii de energie au datoria de a oferi consumatorilor servicii adecvate și sigure.
În cazurile în care companiile nu respectă regula, provocând arderea dispozitivelor, de exemplu, acestea sunt obligate să plătească consumatorului prejudiciul cauzat.
Consumatorul are o perioadă de 90 de zile sa faca cererea de plata si firma trebuie sa inspecteze echipamentele avariate in termen de zece zile.
După inspecție, distribuitorul de energie are la dispoziție încă 15 zile pentru a informa consumatorul despre rezultatele inspecției.
După rezultatul inspecției, dacă problema este confirmată, în termen de 20 de zile, compania trebuie să repare, să plătească în numerar sau să înlocuiască dispozitivul ars.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a COPEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Cum să depuneți o reclamație la Procon
Esperamos que a sua situação com a COPEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Din păcate, în Brazilia, companiile încă insistă să nerespecteze drepturile consumatorilor, iar atunci când se întâmplă acest lucru, nu există altă cale de ieșire decât să-ți cauți drepturile.
PROCON este acronimul pentru Programul de protecție și apărare a consumatorilor. Este o fundație creată pentru a rezolva problemele dintre consumatori și companii.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a COPEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Această fundație are o legătură directă cu Departamentul de Justiție, prin urmare, este o instituție foarte apreciată în statul brazilian și este capabilă să rezolve cele mai diverse probleme care implică distribuitorii de energie.
Este important să știți că PROCON este prezent în toate statele braziliene, tocmai pentru a răspunde mai bine cerințelor legate de conformitatea cu standardele de Codul Protecției Consumatorului.
Obiectivul principal al acestui organism este tocmai acela de a preveni abuzurile din partea companiilor in relatiile cu clientii lor, intervenind mereu atunci cand este necesar.
Conform prevederilor Codului pentru Protecția Consumatorului, PROCON și alte entități care au fost create pentru a proteja consumatorii alcătuiesc Sistemul Național de Protecție a Consumatorului.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Paraná, acces aici.
Care este termenul limită pentru o întrerupere de curent din cauza neplății?
Știm că Brazilia se confruntă în prezent cu un moment delicat. Cu o criză economică care nu se termină niciodată și șomajul la un nivel record, oamenii se confruntă cu dificultăți financiare.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da COPEL.
Când se întâmplă acest lucru, este obișnuit ca consumatorii să fie îngrijorați de o posibilă întrerupere a curentului, lucru care este foarte probabil să se întâmple.
Din acest motiv, este important să știți că nu există un anumit număr de facturi sau zile de întârziere în lege care să permită suspendarea furnizării de energie.
În acest fel, distribuitorul de energie poate chiar număra energia electrică a unui consumator cu o singură factură restante.
Cu toate acestea, pentru ca acest lucru să se întâmple efectiv, este necesară o comunicare prealabilă. de cel puțin 15 zile.
Sendo assim, se a COPEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Chiar dacă Contul este în întârziere, obligația în acest caz este de a furniza o notificare prealabilă.
O objetivo do presente artigo foi o de informar sobre os canais de atendimento da COPEL, empresa de energia do Paraná. Não possuímos nenhum tipo de vínculo com COPEL e nem com os órgãos de defesa do consumidor, o conteúdo é apenas informativo.