Telefone Cemig

 

 

 

 

 

Telefone CEMIG

A Cemig Distribuição é uma distribuidora de energia elétrica que presta serviços no estado de Minas Gerais.

Ela integra o Grupo Cemig, uma grande companhia que detém participação em boa parte das empresas brasileiras do setor energético.

Atendendo mais de 18 milhões de habitantes e presente em 774 municípios do estado, a Cemig é responsável por quase todo suprimento de energia de Minas Gerais.

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Este artigo irá auxiliá-lo a buscar a solução para qualquer problema relacionado à empresa Cemig.

Mostraremos como você poderá solicitar a segunda via de uma conta, religação de energia elétrica, solicitação de desligamento, entre outros.

Também vamos lhe oferecer diversas formas de contato, além do telefone da CEMIG, para que você possa falar com um funcionário desta empresa e resolver qualquer tipo de problema.

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Como entrar em contato com a Cemig

Telefone CEMIG

Há pouco tempo ainda era necessário ligar para as distribuidoras de energia ou ainda se dirigir até uma agência de atendimento para ter acesso a qualquer tipo de serviço.

Felizmente, hoje muitas destas demandas podem ser resolvidos sem usar o telefone ou sair de casa.

As formas de contato com a Cemig são:

  • Agência Virtual através do site
  • Aplicativo Cemig Atende
  • Redes sociais – Facebook, Twitter e Telegram
  • Cemig Torpedo
  • Atendimento telefônico
  • Atendimento presencial

Muitos dos serviços da Cemig, por exemplo, estão disponíveis para os consumidores através da Agência Virtual no site.

Agência Virtual da Cemig

Para acessar o site da Cemig, clique em  http://bit.ly/2HlPwYE.

Nesta plataforma, grande parte das suas necessidades estarão a alguns cliques de distâncias.

Entre os principais serviços disponíveis através da Agência Virtual, destacamos os seguintes:

  • Recebimento de conta por email
  • Parcelamento de débitos
  • Segunda via de fatura Cemig
  • Atualizações cadastrais
  • Consulta histórico de contas
  • Ligação nova
  • Religação de energia
  • Troca de titularidade

O cadastro na Agência Virtual pode ser efetuado em poucos segundos. Deste modo, provavelmente você conseguirá evitar uma ligação ou a ida até uma agência de atendimento da Cemig.

Aplicativo da Cemig

O aplicativo Cemig Atende veio para facilitar ainda mais a vida do cliente. Com este aplicativo, você pode efetuar a maioria dos serviços da Agência Virtual utilizando apenas seu celular ou tablet.

O aplicativo atualmente está disponível para Android, iOS e Windows Phones. Confira os principais serviços disponíveis através do app:

  • 2ª via de contas
  • Código de barras para pagamento
  • Informar falta de energia à Cemig

Baixe aqui o APP Cemig Atende para androyd

Veja no vídeo abaixo como utilizar:

Cemig Torpedo

O Cemig Torpedo é uma opção de atendimento disponível para casos específicos.

Através do Cemig Torpedo, basta enviar um SMS para a companhia para ter acesso ao serviço desejado.

Entretanto, esta modalidade de atendimento funciona apenas para:

 

  • Informar falta de luz
  • Consultar o valor da fatura
  • Informar a leitura da conta

Telefones da Cemig

Se a sua necessidade não pode ser atendida através dos canais de atendimento online, tente resolver a situação por telefone.

Ainda é possível que você evite o deslocamento até uma agência, ligando para um dos números abaixo:

 

  • 116 – Atendimento Cemig
  • 0800 723 8007 – Atendimento para deficientes auditivos
  • 0800 721 0116 – Para clientes que se encontrem fora de Minas Gerais

 

Cemig nas redes sociais

De acordo com o próprio site da empresa, a Cemig realiza atendimentos online através das principais redes sociais.

Assim, ainda que o consumidor não queira baixar o aplicativo ou acessar a Agência Virtual, será possível conversar com um atendente através das redes. Muito prático!

Abaixo, listamos as redes sociais nas quais a Cemig está presente:

    • Facebook: Fanpage Cemig
    • Twitter: @cemig.energia
    • Telegram: @CemigBot

 

 

Siga a Cemig nas redes! Você terá acesso às novidades da empresa e ainda poderá sanar qualquer tipo de problemas através do atendimento online.

Agências para atendimento presencial

Nos dias atuais, é pouco provável que o cliente precise se dirigir até uma loja para resolver alguma situação com a Cemig.

Conforme o tempo passa, a maioria dos serviços estão sendo migrados para os meios digitais – para a alegria dos clientes.

Entretanto, caso seja necessário se dirigir até uma agência da Cemig, verifique qual loja se encontra mais próxima da sua residência através do link http://bit.ly/2W0yGXD.

A Cemig tem unidades por todo o estado de Minas Gerais, e com certeza haverá uma nas redondezas.

Ouvidoria da Cemig

Em caso de problemas com a distribuição de energia, você poderá acionar a ouvidoria da Cemig.

Isso deve ser feito caso haja falha nos atendimentos convencionais da empresa.

Se não houve atendimento ou ele deixou a desejar, anote todos os protocolos gerados e registre uma reclamação na ouvidoria da empresa.

Isso pode ser feito através dos canais abaixo:

  • Telefone: 0800 728 3838
  • Fax: (31) 3506-5150
  • E-mail: ouvidoria@cemig.com.br

Em caso de problemas, acione a Aneel

Se os canais de atendimento falharam e a ouvidoria não foi suficiente para resolver o seu problema, será necessário registrar uma reclamação na Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Aneel é a agência reguladora responsável pela fiscalização do setor energético brasileiro.

Todas as distribuidoras de energia elétrica estão sujeitas à regulação da Aneel.

Portanto, em caso de descumprimento das normas por parte da empresa, o consumidor pode e deve informar o ocorrido à Aneel.

Porém, lembre-se: a reclamação à Aneel deve ser feita em último caso, e apenas após a tentativa de solução por meio da ouvidoria da empresa.

Para efetuar a reclamação, você deve possuir os protocolos de atendimento e o protocolo de ouvidoria gerados pela Cemig.

Para efetuar a reclamação, você pode utilizar um dos meios a seguir:

  • Telefone 167;
  • Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Reclamacao CEMIG

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CEMIG é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMIG com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMIG por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Veja também:

Telefone CEMAR

Telefone Celesc

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a CEMIG não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMIG, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON em Minas Gerais, acesse aqui.

Procon: O que é e como ele pode te ajudar?

O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.

Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.

O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.

Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.

O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.

Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.

Procon e o código de defesa do consumidor

Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.

Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:

  • Prazo de entrega
  • Produto não entregue
  • Propaganda enganosa
  • Informações sobre garantia
  • Práticas abusivas
  • Responsabilidade sobre o produto
  • Direito de troca
  • Entre outros direitos básicos do consumidor

Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.

Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.

Pra que serve o Procon?

Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.

Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!

Como o Procon Funciona?

O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.

O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.

Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.

Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.

Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.

Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.

O que pode ser denunciado no Procon

Qualquer atividade abusiva ou ilegal pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.

Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.

Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.

As principais denúncias no Procon são:

  • Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
  • Cartões de crédito e nome negativado
  • Problemas com empresas de TV a cabo
  • Não entrega de produtos da data estabelecida

Como fazer denúncia no Procon

Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon.

A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.

Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:

  • Nota fiscal
  • Recibo
  • Conversas via e-mail ou prints
  • Números de protocolo
  • Contratos
  • Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.

Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.

Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.

Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.

Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.

Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Cemig

Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.

Para entrar com uma ação no juizado de pequenas causas não é preciso, necessariamente, de um advogado. Ou seja, você mesmo pode entrar com a ação!

O primeiro passo é reunir toda a documentação e ir até o Foro de sua cidade. Tudo o que acontecer em primeira instância é gratuito.

Por outro lado, se você precisar entrar com recurso, aí precisará pagar por isso e também será necessário um advogado.

A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMIG.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a CEMIG ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!

A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.

O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.

Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.

Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.

Conclusão

Como você percebeu, existe diversas formas de contato com a CEMIG, não apenas o número do telefone.

Da mesma forma, existem diversas formas de resolver um problema, e elas pode ser mais simples do que você imagina.

Se ficou alguma dúvida sobre algum dos procedimentos, deixe um comentário.

Lembramos, por oportuno, que o site Achei Celular não possui nenhum tipo de vínculo com a CEMIG e que o conteúdo aqui informado tem caráter meramente informativo.

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