A Cemar é uma distribuidora de energia elétrica situada no estado do Maranhão.
Com mais de 2 milhões de clientes e fornecendo energia para 217 municípios, a Cemar é a única companhia de energia elétrica autorizada a atuar no estado.
Nos próximos tópicos você verá como pode resolver qualquer tipo de problema que venha a ter com esta empresa.
Além disso, mostraremos o caminho das pedras para que você tenha acesso aos serviços mais procurados pelos clientes: emissão de segunda via, relato de falta de luz, religação, entre outros.
Telefones da Cemar
Os números de telefone da Cemar são os seguintes:
- Central de atendimento: 116
- Central de atendimento corporativo: 0800 280 2800
- Ouvidoria: 0800 286 9803
Atendimento ao cliente
É comum precisarmos entrar em contato com a companhia de energia elétrica, seja por situações emergenciais como falta de luz, seja para ter um atendimento mais simples como a impressão de uma segunda via de conta.
Para qualquer que seja sua necessidade, a Cemar oferece muitos canais de atendimento para receber as solicitações dos seus clientes.
Você pode ligar para o telefone da Cemar, claro, mas há formas mais cômodas de desfrutar de um serviço ou realizar uma solicitação à empresa, como veremos abaixo.
Acesse o site da Cemar
Caso você esteja pensando em ligar para a Cemar, primeiramente consulte no site desta empresa se é possível acessar online o serviço do qual você precisa. Se o serviço estiver disponível no site, você poderá evitar o contato telefônico e poupar o seu tempo.
A boa notícia é que grande parte das necessidades dos clientes podem ser atendidas através do site. Entre os serviços disponíveis no site, destacamos os seguintes:
- Emitir 2º via da fatura
- Solicitar religação
- Informar falta de energia
- Solicitar ligação nova
- Denunciar fraude
- Trocar titularidade
- Histórico de medições
- Solicitar desligamento
Muito provavelmente o que você procura é um destes serviços. Portanto, acesse o site e resolva sua situação através do link: http://bit.ly/2VoNqjr.
Chat online com um atendente
Caso seu problema não tenha sido sanado através dos serviços oferecidos no site, ainda não é necessário ligar para a Cemar. Por meio do site, também é possível entrar em contato com um atendente em um bate-papo simultâneo.
Através deste chat, o cliente pode tirar qualquer dúvida acerca dos serviços disponíveis no site da Cemar sem precisar tirar o telefone do gancho.
Para ter acesso ao atendimento por meio do chat, acesse o link http://bit.ly/2H9Ibvk. Antes de iniciar o atendimento, serão solicitados o número do contrato e alguns dados pessoais do cliente.
Aplicativo da Cemar
Diferentemente de outras distribuidoras de energia, a Cemar ainda não possui aplicativo para smartphones.
Entretanto, o site da Cemar funciona muito bem nos celulares e tablets devido ao seu design responsivo.
Assim, ainda que você esteja longe de um computador, poderá facilmente ter acesso aos serviços encontrados no site.
Atendimento no WhatsApp
Em breve, os clientes da Cemar poderão desfrutar desta nova modalidade de atendimento. Este projeto ainda está sendo desenvolvido pela empresa.
Atualmente, apenas uma pequena parcela dos consumidores têm acesso a este serviço. Segundo a empresa, o número do WhatsApp para este tipo de contato foi distribuído para cerca de 100 mil clientes.
Além disso, o atendimento inicialmente se destinará apenas ao relato de falta de luz. Saiba mais em: http://bit.ly/2PUvRlo.
Agências para atendimento presencial da Cemar
Os postos de atendimento da Cemar são muitos e estão espalhados por todos os municípios do Maranhão.
Em grande parte dos municípios, há mais de uma agência da Cemar à sua disposição.
Descubra a que fica mais próxima de sua casa através do link http://bit.ly/2VcBlc9.
Para não correr o risco de se locomover até a agência e não conseguir o atendimento, há ainda a possibilidade de agendar previamente um horário para o atendimento.
Você pode agendar um horário clicando aqui:http://bit.ly/2Jcg2Gd.
Em caso de problemas, entre em contato com a ouvidoria
Ninguém gosta de passar por problemas com fornecimento de serviços, principalmente se forem relacionados à energia elétrica de sua casa.
Caso você tenha efetuado uma solicitação de atendimento à Cemar e não teve um retorno satisfatório, será necessário acionar a ouvidoria da empresa.
Lembre-se que é necessário informar o número de protocolo da solicitação inicial.
Para registrar uma reclamação na ouvidoria da Cemar, você pode ligar para o número 0800 286 9803.
Se preferir, registre sua reclamação através do site da Cemar clicando aqui: http://bit.ly/2vLPkeI.
O problema persiste? Acione a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
Se você não teve sua solicitação respondida e também não conseguiu resolver a situação através da ouvidoria, será necessário informar o ocorrido à Aneel.
A Aneel é a Agência Reguladora responsável pela normatização e fiscalização do setor energético brasileiro. Todas as companhias energéticas que atuam no país devem seguir os atos regulatórios desta empresa.
Assim, em caso de problemas com a Cemar, registre sua reclamação na Aneel. Os canais disponíveis para a reclamação são os seguintes:
- Telefon 167;
- Formular pe site-ul Aneel prin link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online la http://bit.ly/2PStuzn;
A Aneel deve ser acionada apenas após a tentativa de solução com a ouvidoria da Cemar. Não adianta procurar diretamente a Aneel antes de falar com a ouvidoria da empresa, pois na reclamação da Aneel deve constar expressamente o número de protocolo da ouvidoria.
Vezi și:
Telefon Energisa
Telefon Elektro
Tarif Social Electricitate: vezi daca esti eligibil!
Tariful social de energie electrică este un program guvernamental federal care își propune să beneficieze familiile cu venituri mici din Brazilia.
Beneficiul se realizeaza printr-o reducere a tarifului la energie cu un procent de pana la 65%, in functie de caz.
Acest program a fost stabilit prin Legea nr. 12;212/2010.
Daca vrei sa stii daca familia ta are sau nu acest drept, ti-am pregatit un articol complet despre acest program. Aflați totul despre Tariful Energiei Sociale făcând clic pe Link.
Cum să depuneți o reclamație la Procon
Esperamos que a sua situação com a CEMAR não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Din păcate, în Brazilia, companiile încă insistă să nerespecteze drepturile consumatorilor, iar atunci când se întâmplă acest lucru, nu există altă cale de ieșire decât să-ți cauți drepturile.
PROCON este acronimul pentru Programul de protecție și apărare a consumatorilor. Este o fundație creată pentru a rezolva problemele dintre consumatori și companii.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMAR, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Această fundație are o legătură directă cu Departamentul de Justiție, prin urmare, este o instituție foarte apreciată în statul brazilian și este capabilă să rezolve cele mai diverse probleme care implică distribuitorii de energie.
Este important să știți că PROCON este prezent în toate statele braziliene, tocmai pentru a răspunde mai bine cerințelor legate de conformitatea cu standardele de Codul Protecției Consumatorului.
Obiectivul principal al acestui organism este tocmai acela de a preveni abuzurile din partea companiilor in relatiile cu clientii lor, intervenind mereu atunci cand este necesar.
Conform prevederilor Codului pentru Protecția Consumatorului, PROCON și alte entități care au fost create pentru a proteja consumatorii alcătuiesc Sistemul Național de Protecție a Consumatorului.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Maranhão, acces aici.
Ce trebuie să faceți în cazul rambursării pentru aparate electrocasnice în caz de pană de curent?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CERMAR é justamente sobre o rambursare pentru dispozitivele arse în cazurile de întrerupere a curentului electric.
Din păcate, întreruperile de curent sunt foarte frecvente și atunci când se întâmplă, deteriorează și ard mai multe dispozitive electronice, în special pe cele mai scumpe, precum frigiderele și televizoarele.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMAR com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Dar la urma urmei, știi care sunt drepturile tale în aceste cazuri și cum să acționezi?
Potrivit articolului 22 din Codul pentru Protecția Consumatorului, distribuitorii de energie au datoria de a oferi consumatorilor servicii adecvate și sigure.
În cazurile în care companiile nu respectă regula, provocând arderea dispozitivelor, de exemplu, acestea sunt obligate să plătească consumatorului prejudiciul cauzat.
Consumatorul are o perioadă de 90 de zile sa faca cererea de plata si firma trebuie sa inspecteze echipamentele avariate in termen de zece zile.
După inspecție, distribuitorul de energie are la dispoziție încă 15 zile pentru a informa consumatorul despre rezultatele inspecției.
După rezultatul inspecției, dacă problema este confirmată, în termen de 20 de zile, compania trebuie să repare, să plătească în numerar sau să înlocuiască dispozitivul ars.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMAR por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Dacă problema dvs. nu este rezolvată corespunzător, puteți depune o plângere la PROCON sau ANEEL. Nu pierde timpul, caută-ți drepturile!
Care este termenul limită pentru o întrerupere de curent din cauza neplății?
Știm că Brazilia se confruntă în prezent cu un moment delicat. Cu o criză economică care nu se termină niciodată și șomajul la un nivel record, oamenii se confruntă cu dificultăți financiare.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMAR.
Când se întâmplă acest lucru, este obișnuit ca consumatorii să fie îngrijorați de o posibilă întrerupere a curentului, lucru care este foarte probabil să se întâmple.
Din acest motiv, este important să știți că nu există un anumit număr de facturi sau zile de întârziere în lege care să permită suspendarea furnizării de energie.
În acest fel, distribuitorul de energie poate chiar număra energia electrică a unui consumator cu o singură factură restante.
Cu toate acestea, pentru ca acest lucru să se întâmple efectiv, este necesară o comunicare prealabilă. de cel puțin 15 zile.
Sendo assim, se a CEMAR ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Chiar dacă Contul este în întârziere, obligația în acest caz este de a furniza o notificare prealabilă.