Um novo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, levanta preocupações sobre o impacto do uso excessivo de dispositivos digitais, como smartphones, na performance acadêmica.
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Principais Descobertas
- Alunos que dedicam entre cinco e sete horas diárias a dispositivos digitais têm desempenho inferior em matemática, cerca de 49 pontos a menos em comparação com os que passam até uma hora diária.
- No Brasil, a média de pontos em matemática foi de 379, 93 pontos abaixo da média da OCDE (472 pontos). Em leitura, os resultados brasileiros foram de 410 pontos, 66 pontos abaixo da média (476). Em ciências, 82 pontos abaixo da média (485), com um resultado de 403 pontos.
- A distração em aulas de matemática devido ao uso de dispositivos foi relatada por 65% dos estudantes, chegando a 80% no Brasil e em outros países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e Uruguai.
O relatório ressalta que essa distração afeta diretamente o desempenho acadêmico. Alunos que se distraem com colegas usando dispositivos digitais tiveram uma queda de 15 pontos nos testes de matemática, o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, após considerar o perfil socioeconômico das escolas.
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Impacto Global
- A princípio, na Coreia e no Japão, onde os níveis de distração são significativamente menores (18% e 32%, respectivamente), as pontuações no Pisa estão acima da média da OCDE.
- Ainda assim, enquanto 13 países proíbem o uso de celular nas escolas, identificou-se que essa proibição não garante um uso mais responsável dos dispositivos, indicando que as restrições podem não ser eficazes.
O relatório propõe uma abordagem equilibrada, não sugerindo a exclusão completa dos dispositivos no processo de aprendizagem, mas sim uma integração mais ponderada. Recomenda-se às escolas promoverem a interação entre tecnologia e aprendizado. Todavia, porém, minimizem o tempo de uso a fim de evitar distrações, cyberbullying e proteger a privacidade dos estudantes.
A preocupação é global: 29% dos alunos na OCDE utilizam smartphones várias vezes ao dia na escola e 21% diariamente. Contudo, países com proibições de celulares nas escolas têm taxas de distração menores, embora isso não garanta comportamentos mais responsáveis.
O relatório conclui que a proibição de celulares pode, paradoxalmente, dificultar o desenvolvimento de uma relação mais responsável e equilibrada com os dispositivos.
O relatório do Pisa alerta para a necessidade de encontrar um equilíbrio na integração dos dispositivos na sala de aula. Isto prioritariamente reconhecendo os riscos de distração e o impacto negativo no desempenho acadêmico dos estudantes.
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