O WhatsApp é o aplicativo de conversas online mais usado atualmente. Muitos utilizam para conversas casuais com amigos e família, outros para fins comerciais e trabalho. De qualquer forma, são inúmeras conversas acumuladas ao longo dos anos de bate-papo. E agora o WhatsApp está recebendo uma atualização interessante que premite preservar um histórico de conversas.
Transferência a partir de QR Code
A nova ferramenta permite que os usuários transfiram históricos de conversa de WhatsApp a partir de um QR Code. Assim, é possível preservar as conversas usando o próprio WhatsApp, ao invés de recorrer a aplitativos separados e de natureza duvidosa. Tudo é resolvido dentro do próprio WhatsApp. Até o momento, esse recurso só pode ser utilizado entre usuários do mesmo sistema operacional. Isso quer dizer que, por exemplo, caso o seu celular seja Android, você só poderar transferir o histórico de suas conversa apenas para outro celular Android. O mesmo vale para iPhones (iOS), que só poderá usar esse recurso para outros iPhones.
Até então, o processo desse tipo de transferência ou backup era realizado a partir de aplicativos separados diversos e não oficiais. Por conta dessa natureza não oficial, utilizar esse tipo de aplicativo poderia ser um risco para a segurança dos usuários. Pois não teria como saber se os criadores desses aplicativos eram hackers ou outros tipos de pessoas mal intensionadas. Mesmo assim, muitos consideravam essa prática mais interessante do que o sistema de backup tradicional do WhatsApp até então, que apesar de oficial, não salvava muitos arquivos de mídia e anexos, pois geralmente serem muito grandes.
A ideia é que o processo de transferência seja mais completo, e que a privacidade de cada usuário seja preservada, sendo mais privado do que serviços em nuvem. O processo será autenticado via QR Code e os dados serão compartilhados apenas entre dois dispositivos do próprio usuário. O conteúdo também será totalmente criptografado durante a transferência, garantindo, assim, a segurança das informações e a privacidade do usuário.
Como vai funcionar?
Para iniciar a transferência das conversas, é crucial que o usuário tenha ambos os dispositivos físicos em mãos, conectados ao Wi-Fi e com a função de localização devidamente ativada. No telefone antigo, siga as seguintes etapas: acesse as Configurações, selecione a opção de Conversas e clique em Transferência de conversas. Por fim, escaneie o QR Code exibido na tela usando o novo dispositivo e aguarde até que o processo seja concluído.
Seguindo essas orientações e tendo os dispositivos corretamente preparados, o usuário poderá realizar a transferência de suas conversas de forma eficiente e segura, mantendo seus dados intactos e disponíveis no novo aparelho.
Dessa forma, o WhatsApp promete ser ainda mais seguro para os usuários. E a possibilidade de preservar conversas importantes, até mesmo para fins oficiais como trabalho e provas perante a lei, caso seja necessário. E sendo uma função oferecida pelo próprio WhatsApp, não precisamos nos preocupar com ataques cibercriminosos de hackers ou semelhantes. Esperemos que essa nova função seja tudo o que estão prometendo, pois será algo bem útil.