Tome cuidado! O vício em celular pode estar causando problemas a sua saúde física.
Devido ao constante desenvolvimento de novas tecnologias, a utilização de smartphones continua a aumentar. Hoje ele é quase uma ferramenta básica que usamos o tempo todo, às vezes sem perceber. Esse uso contínuo pode eventualmente comprimir os nervos da sua mão, fazendo com que elas fiquem dormentes.
Embora possa haver outras causas, esta é a principal causa se você sentir uma estranha sensação de formigamento nas extremidades superiores. Se você encontrar esse problema ao usar o telefone por horas, veja como agir e aliviar o problema.
O que significa ficar com as mãos dormentes quando uso o celular?
Em primeiro lugar, deve-se destacar que vários são os motivos que podem causar esta síndrome chamada parestesia. Na maioria dos casos, isso é inofensivo e temporário. No entanto, se esse formigamento ou dormência se desenvolver gradualmente nas mãos, braços ou pernas, é essencial consultar um médico para descartar a doença. Fique atento, a dormência nas mãos pode ser causada por uma doença relacionada a doenças cardiovasculares. No entanto, o uso contínuo de um aparelho celular exige a manutenção da mesma posição das mãos durante muito tempo. Esta é uma causa muito comum de formigamento e até lesões nas mãos e pulsos.
Nesse sentido, é a pressão criada pela manutenção dessa posição que acaba por causar dormência nas mãos. Como você deve ter notado, usar o telefone requer segurar o dispositivo com as duas mãos, por um lado, e o movimento ininterrupto do polegar, por outro. Tudo isso pode levar à compressão dos nervos periféricos, principalmente daqueles que percorrem a parte interna do antebraço, do cotovelo ao punho, causando parestesia temporária na mão. A pressão excessiva e contínua sobre os nervos nesta área pode fazer com que sua mão adormeça enquanto opera o smartphone. O mesmo acontece com pessoas que usam computadores para tarefas repetitivas no trabalho, como pessoas que passam horas digitando em um computador com má postura.
Como se livrar da dormência nas mãos
Logicamente, a maneira ideal de evitar que suas mãos adormeçam é usar o telefone com responsabilidade. Fazer pausas depois de segurar o aparelho nas mãos por longos períodos é uma medida básica e necessária. Além disso, existem algumas medidas simples que você pode tomar para evitar que suas mãos adormeçam. Essas ações incluem:
- Mova lentamente todos os dedos da mão para reativar a circulação sanguínea na região, coloque o polegar de uma mão sobre a palma da outra e use uma mão para tocar a outra enquanto faz movimentos circulares com leve pressão.
- Massageie as suas mãos.
- Use uma bola anti-stress. Ao fechá-la, segure-a com a mão e pressione levemente com o dedo inteiro.
- Abra e feche as mãos várias vezes.
- Molhe a mão com água quente, mantendo o dedo embaixo da torneira. A água quente tem efeito vasodilatador, que aumenta a circulação sanguínea e reduz a ardência. (Este tratamento não é recomendado para inflamações).
- Tenha cuidado com sua alimentação, pois deficiências de vitaminas, principalmente do grupo B, e de minerais como o magnésio podem causar dormência nas mãos.
Tipos de lesões que podem ocorrer
O uso indevido de telefones celulares não só tem efeitos psicológicos negativos, mas também pode causar doenças físicas de diversas intensidades. Uma sensação de formigamento basicamente indica que algo está causando a compressão do nervo e é preciso aliviá-la para evitar problemas maiores.
Entre as lesões mais comuns por diversas causas, que gradativamente vão sendo associadas ao uso do celular, destaca-se a síndrome do túnel do carpo. Isso é causado justamente pela pressão que a posição de segurar o telefone exerce sobre o nervo mediano. Essa síndrome eventualmente se desenvolve quando esse nervo, que se estende até a palma da mão, fica comprimido, causando sintomas como formigamento, dormência e fraqueza nas mãos e nos braços. O ato de digitar em celulares com os dedos também tem sido associado ao aumento de casos de osteoartrite do polegar entre os jovens. Além disso, também ocorrem queixas relacionadas a dores no punho e em outras articulações dos dedos.
Mãos que adormecem com frequência podem ser um sinal de alerta de alguma doença nas pequenas articulações e ligamentos que as constituem. Portanto, pode ser um sintoma de tendinite na mão ou no punho. É claro que o uso excessivo do telefone celular também tem sido associado a todos os tipos de lesões, desde cansaço visual até dores no pescoço e na garganta.