Entenda tudo sobre os aparelhos Xiaomi. Saiba qual linha se encaixa na sua rotina.
Com tantos telefones Xiaomi nas lojas, é fácil ficar confuso quando for comprá-los. Olhando apenas para o preço, nem sempre você obterá a melhor relação custo-benefício. Porque a empresa “esconde” modelos melhores com especificações técnicas boas e valor justo.
Os telefones Xiaomi vêm em três marcas: Xiaomi, Redmi e Poco. Cada marca tem um público-alvo específico e é importante entender as diferenças e semelhanças entre cada uma, para saber qual te agrada mais. A maneira mais fácil e segura de fazer isso é explicá-los um por um. Portanto, continue lendo e tenha acesso a um guia sobre as linhas da Xiaomi.
Xiaomi
Por assim dizer, a linha “principal” é a que tem mais modelos premium. É dividido em gerações de número e tem dois modelos diferentes a cada ano, geralmente. O mais recente é o Xiaomi 13 e derivados, e em breve teremos o Xiaomi 13T e derivados. É muito fácil diferenciar cada modelo aqui. As variantes incluem um modelo lite, premium e intermediário. O modelo básico, que é o melhor modelo sem diferenças significativas, Pro, que já traz algumas melhorias na câmera e Ultra, mais completo e poderoso. Ou seja, quanto mais completo, maior o preço.
Redmi
É aqui que as coisas começam a ficar mais complicadas na Xiaomi. Os telefones celulares Redmi são divididos em modelos Redmi e Redmi Note. Porém, não é fácil e existem modelos chineses, indianos e globais. Só em 2023, temos Redmi 12, 12 5G e 12C. Pelo menos não é tão difícil de entender. 12C é mais simples, 12 é uma versão um pouco mais poderosa, mas ainda 4G. E embora o 12 5G seja o mais maduro, ainda é um telefone básico.
Então veio a linha Redmi Note ainda mais confusa. Em primeiro lugar, como temos o Redmi Note 12 4G, que é quase idêntico ao Redmi 12. Depois, há a opção 5G, o Redmi Note 12. Também existem Redmi Note 12s, Note 12 pro e Note 12 Pro Plus. É muito modelado e difícil tentar explicar cada um. Por exemplo, 12S não é 5G. Portanto, vale a pena prestar atenção antes de comprar.
Poco
A gama Poco abrange desde modelos intermediários básicos até modelos premium e semi-premium. A ideia é oferecer um modelo que tenha melhor custo-benefício, ou seja, um modelo que tenha uma boa ficha técnica, mas com alguma economia para dar um bom preço. O maior problema é não entender exatamente como as linhas da Xiaomi são separadas, o que é bastante difícil.
IL linha Poco M é a mais básica, mas o X está um pouco à frente. Por fim, a linha F já faz fronteira com os médios premium. Felizmente, além da versão básica, existe apenas uma versão Pro, que é ainda melhor. No entanto, você deve prestar atenção a outras questões relacionadas aos telefones Poco. E é bom comparar os preços para ver quais se parecem.
Prefira sempre a versão global
A Xiaomi tem várias versões do mesmo telefone, sendo as mais comuns as versões chinesa, indiana e global. Os dois primeiros costumam ser mais baratos, mas o ideal é escolher sempre a versão global por ser o software mais pronto para uso no Brasil. A versão chinesa é a menos recomendada, pois vem sem os serviços do Google e requer algum trabalho para instalar. Os aplicativos indianos não são nada ruins, mas ainda existem muitos aplicativos realmente desnecessários, que não são usados aqui. Alguns nem funcionam bem fora da Índia.
Preste atenção à capacidade de memória
Comparar o preço dos telefones Xiaomi não é uma tarefa fácil. Às vezes você pode encontrar um bom preço em um modelo mais bonito, mas olhando para a capacidade de armazenamento, outros modelos compensam isso.
O modelo mais barato em uma loja nem sempre é o mais lucrativo. Não é incomum encontrar versões que oferecem mais RAM e armazenamento por menos dinheiro. E no mesmo site. Portanto, é melhor prestar atenção nisso do que escolher o mais barato logo de cara. Explore as opções de memória disponíveis para o seu modelo mais desejado.
Modelos “gêmeos” Xiaomi
A Xiaomi possui atualmente três linhas de celulares. Redmi e Poco são empresas teoricamente independentes, mas sabemos que não é bem assim. E ambas as marcas têm modelos muito parecidos com variações sutis que poderiam ser chamadas de “gêmeos”. Por exemplo, isso se aplica ao Redmi Note 12 Turbo lançado no Ocidente com o Poco F5. No entanto, aqui há modelos de ambas as marcas, como é o caso do Poco M6 Pro, redefinido como Redmi 12 5G.
Infelizmente, não há uma maneira fácil de saber qual modelo tem um “gêmeo”, a empresa reutiliza muitos modelos. Isso porque ajuda a reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento. O conselho é procurar tudo o que você precisa e fazer uma lista de vários telefones e, em seguida, procurar outros Xiaomi, Redmi ou Poco com aparência semelhante.