Descubra como usar seu celular antigo para aprimorar a segurança da sua família. Veja o tutorial.
Sabe aquele celular antigo no fundo da gaveta? Graças ao aplicativo que ativa esse recurso no seu dispositivo, você pode dar uma nova vida a este dispositivo como uma câmera de segurança.
Com uma fonte de alimentação constante, você pode monitorar sua casa, garagem, escritório, etc. Use até mesmo um smartphone básico. Continue lendo e saiba como fazer isso de forma fácil.
Como transformar seu telefone em uma câmera de segurança
Existem vários aplicativos de vigilância, mas um dos mais completos e melhores é o Alfred Home Security Camera. Ele está disponível para dispositivos iOS (iPhone) e Android e oferece diversos recursos gratuitos e outros com assinatura mensal. Resumindo, você não precisa pagar para usar seus principais recursos e pode monitorar qualquer ambiente, independentemente da localização, usando Wi-Fi ou dados móveis.
Instalar e configurar o Alfred é uma tarefa simples. Você precisará de dois telefones celulares. Podem ser os telefones que você usa todos os dias, independentemente de qual você usa como câmera e qual será o que abrigará o sistema operacional móvel, em que o app é executado. Siga os passos e comece a usar.
- Baixe e instale o Alfred em ambos os aparelhos
- Em um celular, abra o aplicativo que funcionará como câmera de segurança.
- Selecione “Câmera” nas opções que perguntam como você deseja usar seu telefone (pode aparecer como Observador ou Câmera).
- Quando o Alfred solicitar, faça login com sua Conta do Google no seu dispositivo.
- Agora, abra o aplicativo em seu telefone principal e selecione “Visualizador” nas perguntas de uso do dispositivo.
- Faça login com a mesma Conta do Google usada no dispositivo anterior. E está pronto, esta é a configuração padrão do Alfred.
A partir de agora, você pode visualizar as gravações do seu dispositivo antigo no seu telefone principal. Celulares/câmeras de segurança devem ser colocados em um local fixo e ter acesso a uma fonte de energia próxima para garantir que o dispositivo esteja sempre ligado caso você pretenda usá-lo permanentemente.
Como usar outros recursos do Alfred
O Alfred também possui outros recursos, como detecção de movimento. Para ativar, siga estas etapas no seu telefone antigo:
- Clique no menu.
- Logo após, clique em “Detectar movimento” e selecione OK. Uma vez ativado o recurso, não há necessidade de monitorar constantemente a câmera.
O aplicativo enviará uma notificação quando a câmera detectar movimento na área monitorada, o que é muito útil para acompanhar sua casa durante uma viagem, por exemplo. Ou então monitore áreas raramente acessadas pelos ocupantes, como a garagem. Você também pode ativar a gravação de áudio usando um comando especial no menu principal ou selecionando a câmera que deseja ativar.
A versão Android do aplicativo tem muito mais recursos, incluindo reabrir aplicativos após uma reinicialização inesperada do telefone antigo, permitir foco contínuo, definir uma resolução fixa, ativar senha de bloqueio e muito mais. No seu telefone principal, você pode ativar ou desativar notificações, nomear sua câmera de vigilância, ativar o modo monitor de bebê (importante para monitoramento de crianças), ativar áudio bidirecional e conceder acesso à câmera a outros usuários em seu círculo.
Além disso, use quantas câmeras quiser. O limite é o número de telefones antigos que você tem em casa. Por fim, embora Alfred não seja a única opção para transformar seu telefone existente em uma câmera de segurança, é certamente uma das mais completas. Ademais, o aplicativo não limita seu uso por meio de uma assinatura. Agora, você pode melhorar a segurança da sua casa de graça.