Telefono leggero

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Telefone Light: uma informação muito importante para quem pretende entrar em contato com essa distribuidora de energia.

Se você está procurando o telefone da Light, vamos disponibilizar essa informação e outras maneiras de entrar em contato com a empresa, dependendo da sua demanda.

A Light SESA é a empresa responsável pela distribuição de energia na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

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A organização é uma das integrantes do grupo Light e atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com aproximadamente 10 milhões de pessoas usufruindo dos seus serviços, a Light é considerada uma gigante do setor elétrico no país.

Este artigo tem a finalidade de auxiliar você que utiliza a energia fornecida pela Light em sua residência.

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Aqui você encontrará os meios disponibilizados pela empresa para relatar falta de luz, solicitar segunda via de fatura, solicitar religação, entre outros.

Ao final do artigo, mostraremos como pode ser realizada uma reclamação à ANEEL em caso de problemas com a Light.

Light:Canais de atendimento ao cliente

A Light oferece aos clientes diversas formas de estabelecer contato com o atendimento da empresa. É possível ser atendimento por meio de SMS, contato telefônico, e chat online.

Há ainda a possibilidade de adquirir as informações e serviços diretamente através do site da empresa, sem necessidade de nenhuma forma de atendimento humano.

Grande parte dos principais serviços podem ser acessados através do site da Light.

Telefone Light

Atendimento ao consumidor Light

Telefones da Light

Ainda que existam outras formas de atendimento, muitos consumidores ainda sentem mais segurança em tratar diretamente com o SAC da empresa. Além disso, alguns assuntos requerem tratamento em maior nível de detalhes com um atendente capacitado.

Se desejar conversar com um atendente, confira abaixo principais números de telefone da Light:

  • 0800 021 0196: Para comunicar falta de luz;
  • 0800 282 1380: Emergência para grandes clientes;
  • 0800 282 0120: Disque-Light Comercial
  • 0800 285 2453: Atendimento para deficientes auditivos.

Agência Virtual: acesse os principais serviços pelo site da Light

Se você precisa de uma solução rápida e não deseja falar com um atendente, acesse a Agência Virtual do site da Light através do link http://bit.ly/2YfDGVO.

Nesta plataforma você obterá solução para grande parte de suas necessidades contratuais a alguns cliques de distância.

Assim, você evita desperdiçar tempo ligando para o SAC da Light e acessa diretamente o serviço do qual você precisa.

Os serviços disponibilizados para o cliente através da Agência Virtual são os seguintes:

  • 2ª via de conta
  • Comprovantes de contas pagas
  • Histórico de consumo
  • Alterações cadastrais
  • Ligação nova
  • Alteração de carga
  • Abertura de contrato
  • Encerramento de contrato

Atendimento por SMS

Este tipo de atendimento é destinado ao caso emergencial de falta de luz em sua residência ou comércio. Para agilizar o relato de falta de luz à Light, é possível realizar a comunicação através de um simples torpedo.

Para isso, basta enviar o seu código de instalação para o número 54448. Assim, a empresa saberá que faltou luz no seu endereço.

Bate-papo em tempo real através do Click Light

Se você não conseguiu solucionar seu problema através da Agência Virtual e também não deseja ligar para Light, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa através do Click Light.

Trata-se de um chat em tempo real disponível no site da Light por meio do link  http://bit.ly/2YfDGVO.

Nele, o cliente poderá falar com um robô em qualquer horário do dia, ou com o atendente humano de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h.

Aplicativo da Light

L'applicazione Light Já! está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta instalá-lo por meio da Playstore ou da App store, de acordo com o seu smartphone.

Através do aplicativo, você poderá acessar os principais serviços da Agência Virtual. Ainda não é tão completo quanto o site da Light, mas oferece soluções rápidas na palma de sua mão.

Consulte abaixo os serviços que podem ser acessados através do app:

  • Comunicar falta de luz;
  • Gerar código de barras para pagamento da conta de energia;
  • Alterar os dados cadastrais
  • Consultar o histórico de consumo

Veja mais informações sobre o APP Light no vídeo abaixo:

https://youtu.be/SkPvZv9rePw

Faltou luz? Saiba o que fazer!

Caso aconteça uma falta de luz na sua residência, existem várias formas de entrar em relatar rapidamente à Light o ocorrido.

Conforme vimos, você pode:

  • Enviar um SMS para o número 54448 com o seu código de instalação;
  • Entrar em contato com a Light através do chat online;
  • Ligar para o número 0800 021 0196;
  • Comunicar a falta de luz através do app Light Já!

Endereços para atendimento presencial

Existem 31 lojas da Light para atendimento presencial. Para ser atendido com hora marcada, você pode agendar um horário através do Click Light (chat online) ou por contato telefônico.

A lista completa de endereços da Light pode ser consultada em http://bit.ly/2vNdFAK.

Redes sociais

A Light também é acessível por meio das redes sociais. Veja como encontrá-la:

  • Facebook: Fan Page Light;
  • Twitter: @lightclientes;
  • Instagram: @lightclientes

Em caso de problemas com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria

Fez sua solicitação através dos canais de atendimento da Light e não obteve retorno? Neste caso, você pode acionar a ouvidoria da empresa.

É possível realizar o contato com a ouvidoria através de dois canais principais:

Caso opte pelo contato via email, o consumidor deverá necessariamente preencher as informações abaixo:

  • Nome completo, CPF e RG
  • Telefones (fixo e celular)
  • E-mail
  • Número do protocolo de atendimento inicial
  • Código da instalação
  • Código do cliente
  • Tipo de Atendimento (Reclamação, Denúncia, Informação, Sugestão ou Elogio)
  • Relato detalhado da solicitação

Após efetuada a reclamação através da ouvidoria, a Light terá até 15 dias para dar a resposta ao cliente.

Reclamação Light

A ouvidoria não resolveu seu problema? Registre uma reclamação na Aneel

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica é a agência reguladora que fiscaliza as distribuidoras de energia no país. Caso você esteja passando por problemas com a Light, acione a Aneel.

Veja como fazer uma reclamação na Aneel

Lembre-se de que este tipo de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria.

Para realizar a reclamação, utilize um dos meios abaixo:

  • Telefone 167;
  • Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

Em qualquer dos canais, é necessário que o cliente tenha em mãos o protocolo de atendimento junto à Light, bem como o protocolo fornecido pela ouvidoria da empresa.

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Telefone LIGHT

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a LIGHT é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a LIGHT com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a LIGHT por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Vedi anche:

Telefono dell'Algar
Telefone ENEL

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da LIGHT.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a LIGHT ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a LIGHT não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a LIGHT, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Codice a tutela del consumatore.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio de Janeiro, acesse aqui.

Procon: cos'è e come può aiutarti?

Procon è un'istituzione focalizzata proprio sulla tutela dei consumatori. E questo è il risultato dei movimenti a partire dal 1840, nel primo Codice Commerciale.

Ma il Procon, come lo conosciamo oggi, è il risultato di una partnership con il Dipartimento di Giustizia, che ha un’unità Procon in ogni stato del paese.

Il primo Procon, però, apparve nel 1976, nella città di San Paolo. Inizialmente, Procon era chiamato Gruppo esecutivo per la protezione dei consumatori.

Con il Codice a tutela del consumo, nella sua edizione del 1990, le attività dei Procons diffuse sul territorio non hanno fatto altro che rafforzarsi.

L'obiettivo di Procon è garantire che le aziende, grandi o piccole, nazionali o multinazionali, rispettino le leggi commerciali vigenti.

In questo modo è possibile monitorare e correggere attività illegali, fuorvianti o fraudolente, garantendo così un mercato equo per i consumatori.

Procon e il codice a tutela del consumatore

Pertanto, Procon si basa su Codice a tutela del consumatore, che regola i rapporti commerciali su tutto il territorio nazionale.

Questo codice tratta aspetti molto importanti per i consumatori, come ad esempio:

  • Tempi di consegna
  • Prodotto non consegnato
  • Pubblicità ingannevole
  • Informazioni sulla garanzia
  • Pratiche abusive
  • Responsabilità del prodotto
  • Diritto di scambio
  • Tra gli altri diritti fondamentali dei consumatori

Alcuni stati, come Alagoas, ad esempio, forniscono un libretto esplicativo con uno dei punti proposti nel Codice di tutela del consumatore. Per accedere a questo opuscolo, basta fare clic su questo collegamento.

Pertanto tutte le analisi e valutazioni si basano su questo documento sulla tutela dei consumatori, indipendentemente da dove vivono. Questo perché la CDC, come il Codice a tutela del consumo, ha validità su tutto il territorio nazionale.

A cosa serve Procon?

Ora che sai cos’è Procon, devi capire a cosa serve!

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Light!

Ma, per fare questo, è necessario contattare l'agenzia, presentare il reclamo e presentare il reclamo. Ma come funziona? Questo è quello che capirai nel prossimo argomento!

Come funziona Procon?

O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.

Procon, al telefono, può chiarire alcuni dubbi dei consumatori ed evitare così grattacapi maggiori in futuro.

Se desideri chiarire ogni dubbio puoi contattare il supporto elettronico di Procon, disponibile al numero 151.

Un'altra alternativa, se preferisci, è recarti in una stazione Procon della tua città o in quella più vicina a casa tua.

A San Paolo, ad esempio, ci sono Procons in diversi quartieri. Alcuni di loro, ad esempio, hanno servizi programmati in anticipo, lo stesso giorno.

In altre parole, verrai sottoposto ad uno screening con un addetto, che valuterà il tuo caso. A seconda di come andrà, riceverete una password per rientrare all'orario stabilito.

Cosa può essere segnalato al Procon

Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Light pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.

Una volta che il tuo diritto è stato minacciato o violato, puoi contattare Procon.

Puoi stare certo che, in questi casi, i dati dei consumatori sono totalmente protetti e non verranno divulgati né all'azienda segnalata né a nessun altro.

Le principali lamentele a Procon sono:

  • Relativi ai servizi telefonici (fissi o mobili)
  • Carte di credito e nome negativo
  • Problemi con le compagnie via cavo
  • Mancata consegna dei prodotti alla data stabilita

Come riferire al Procon

Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon sobre a empresa Light.

Il primo passo è verificare quale unità Procon si trova nella tua città e/o stato.

Prima di recarvi sul posto, però, è meglio raccogliere tutti i documenti in vostro possesso riguardanti il reclamo. Tra questi, puoi utilizzare:

  • Fattura
  • Ricevuta
  • Conversazioni via e-mail o stampe
  • Numeri di protocollo
  • Contratti
  • Foto del prodotto nel caso in cui sia arrivato difettoso o rotto.

Se consegnate le conversazioni, l'ideale è consegnarle in formato cartaceo a Procon. Pertanto, organizzare la stampa.

Un'altra cosa che dovresti fare prima di cercare Procon è provare a risolverlo direttamente con il venditore e/o il negozio che fornisce il prodotto tramite il difensore civico e il servizio clienti.

In generale, le informazioni di contatto sono disponibili nella scheda Contatti del sito Web o in fondo alla pagina. Puoi contattare il Servizio Clienti (SAC).

Se la società non risolve il problema in modo amichevole, il passo successivo è presentare questi documenti a Procon e registrare il reclamo.

Non dimenticare di presentare questa documentazione con un documento di riconoscimento come carta d'identità, passaporto o patente di guida e CPF.

Controlla, sul sito web di Procon SP, i dettagli di ciascuna fase del reclamo.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Light

In alcune situazioni, un'altra opzione è quella di intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità con una società e persino richiedere danni morali.

Per intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità, non è necessariamente necessario un avvocato. In altre parole, puoi presentare tu stesso l'azione!

Il primo passo è raccogliere tutta la documentazione e recarsi al Forum della tua città. Tutto ciò che accade in prima istanza è gratuito.

D'altra parte, se devi presentare ricorso, dovrai pagarlo e avrai bisogno anche di un avvocato.

La riparazione ha un limite massimo di 40 salari minimi. In generale, le azioni richiedono fino a 120 giorni per essere prese in considerazione. Se la persona vince, il passo successivo è l'esecuzione della sentenza.

Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!

A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.

O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.

Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.

Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.

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