Telefono Energisa
A Energisa é uma distribuidora de energia que atua há 110 anos no mercado brasileiro.
Presente em 788 municípios espalhados por 9 estados no país e provendo energia elétrica para cerca de 16 milhões de pessoas, a Energisa é uma das grandes empresas do setor elétrico do Brasil e tem grande representação na Bolsa de Valores brasileira.
Este texto é destinado aos clientes da Energisa que desejam entrar em contato com a empresa para sanar algum problema ou tirar alguma dúvida.
Como entrar em contato com a Energisa?
Em decorrência do elevado número de usuários dos seus serviços, a Energisa disponibiliza aos cidadãos muitos canais de atendimento ao cliente.
Assim, para grande parte das suas necessidades, sempre haverá mais de uma forma de entrar em contato com a empresa para realização das tratativas. Há ainda possibilidade de autoatendimento através do site da Energisa, conforme veremos nos próximos tópicos.
Os principais canais da Energisa destinados ao relacionamento com cliente são:
- Contato telefônico
- Agência Virtual do site da Energisa
- Mezzi sociali
- Applicazione
Site da Energisa
Além da ampla gama de possibilidades de atendimento da empresa, muitos dos serviços podem ser acessados pelo usuário diretamente no site da Energisa: http://bit.ly/2H7KLBT.
Assim, você poupa o seu tempo e alcança rapidamente a solução de que necessita. Através do site o cliente poderá desfrutar, entre outros, dos seguintes serviços:
- Relatar falta de energia
- Emitir segunda via da fatura da Energisa
- Acompanhar as solicitações
- Iniciar ligação nova de energia
- Solicitar o recebimento da fatura por e-mail
- Cadastrar débito automático
- Atualizar dados cadastrais
- Consultar histórico de consumo
- Negociar dívida
Além dos citados, há muitas outras possibilidades para o cliente na plataforma Agência Virtual da Energisa.
Caso você possua qualquer dúvida ou tratativa a realizar com a empresa, verifique primeiramente se existe solução para o seu problema na própria Agência Virtual.
Provavelmente você conseguirá sanar qualquer pane rapidamente, evitando a necessidade de ligar para o SAC ou de se deslocar até uma das unidades de atendimento presencial da empresa.
Aplicativo Energisa On
L'applicazione Energia accesa traz aos clientes uma possibilidade ainda mais cômoda de autoatendimento. Na palma da sua mão, você poderá ter acesso a todas as facilidades oferecidas através da Agência Virtual.
O aplicativo está disponível para usuários de dispositivos Android, iOS e Windows. Nele, você pode solicitar segunda via da conta, consultar histórico de consumo, cadastrar débito automático, entre muitas outras possibilidades de serviços.
Atendimento por E-mail
Se você não encontrou o que precisava na Agência Online nem no aplicativo, não se desespere! Ainda há uma solução possível antes de precisar usar o telefone. Entre em contato com um atendente através do E-mail.
Para isso, basta acessar http://bit.ly/2V6hc7C, preencher o formulário com as informações solicitadas.
Telefones da Energisa
Caso nenhuma das soluções anteriores tenha sido suficiente para você, é possível que seja necessário ligar para o SAC da empresa. Muitos tentam evitar esta opção a todo custo, mas às vezes ela se faz necessária.
Para facilitar, listamos abaixo os principais telefones da Energisa para cada um dos Estados em que ela atua.
- Energisa Minas Gerais: 0800 032 0196 – 0800 032 1234
- Energisa Mato Grosso: 0800 646 4196 – 0800 648 1782
- Energisa Mato Grosso do Sul: 0800 722 7272. – 0800 722 0445
- Energisa Paraíba: 0800 083 0196 – 0800 086 1234
- Energisa Paraná: 0800 701 0326 – 0800 648 1783
- Energisa Rio de Janeiro: 0800 032 0196 – 0800 032 0196
- Energisa Sergipe: 0800 079 0196 – 0800 079 1234
- Energisa São Paulo: 0800 701 0326 – 0800 648 1783
- Energisa Tocantins: 0800 721 3330 – 0800 648 1781
Endereços das unidade de atendimento
A Energisa dispõe de uma ampla rede de atendimento presencial. Há lojas espalhadas por todos os Estados onde a empresa atua.
Em alguns casos, é possível que seja necessário o deslocamento do usuário até a unidade de atendimento, principalmente em relação a novos contratos.
Para verificar qual unidade fica mais próxima de sua casa, acesse o link http://bit.ly/2YfLQxa.
Energisa nas redes sociais
Acompanhe a Energisa nas redes. Além de se manter antenado às novidades da empresa, alguns tipos de atendimentos emergenciais podem ser realizados diretamente através das redes sociais. Confira como encontrar a Energisa em cada rede social:
- Facebook: Fanpage Energisa
- Twitter: @energisa
- Instagram: @energisa
Ouvidoria Energisa
Caso você tenha feito uma solicitação à Energisa e não tenha obtido resposta dentro do prazo razoável, ou ainda se o atendimento prestado não foi satisfatório, você pode fazer uso da Ouvidoria para registrar uma reclamação.
O procedimento é extremamente simples, mas é necessário que você já possua o protocolo do atendimento que gerou o transtorno. Após efetuada a reclamação na ouvidoria, a Energisa terá um prazo de 15 dias para lhe dar o retorno adequado.
Para registrar a reclamação na ouvidoria, basta preencher as informações solicitadas no formulário do link http://bit.ly/2LsiKcj.
Como efetuar uma realização na Aneel
Não obteve o atendimento adequado pelas vias comuns, efetuou a reclamação na ouvidoria da Energisa e ainda assim o problema não foi resolvido? Bem, neste caso o melhor é acionar a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
É a Aneel que regula e fiscaliza a atividade de distribuição de energia elétrica no país. Portanto, é o seu último recurso para corrigir a situação sem precisar ingressar com uma ação judicial.
Para realizar a reclamação, utilize um dos meios abaixo:
- Telefone 167;
- Modulo sul sito web di Aneel utilizzando il collegamento http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;
Entretanto, é importante lembrar que esta modalidade de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria da empresa. Ou seja, a Aneel solicita expressamente os números de protocolo do atendimento e da ouvidoria para registrar sua reclamação, portanto é importante que você os tenha em mãos antes de começar.
Vedi anche: telefone Enel
Tariffa Elettrica Sociale: scopri se hai diritto!
La tariffa elettrica sociale è un programma del governo federale che mira a favorire le famiglie a basso reddito in Brasile.
Il vantaggio si realizza attraverso una riduzione percentuale della tariffa energetica fino a 65%, a seconda dei casi.
Questo programma è stato istituito dalla Legge n. 12;212/2010.
Se vuoi sapere se la tua famiglia ha o meno questo diritto, abbiamo preparato un articolo completo su questo programma. Scopri tutto su Tariffa energetica sociale cliccando sul Link.
Come presentare un reclamo al Procon
Esperamos que a sua situação com a ENERGISA não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Sfortunatamente, in Brasile, le aziende continuano a non rispettare i diritti dei consumatori e, quando ciò accade, non c'è altra scelta che far valere i loro diritti.
PROCON è l'acronimo di Programma di tutela e difesa dei consumatori. È una fondazione creata per risolvere i problemi tra consumatori e aziende.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENERGISA, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Questa fondazione ha un legame diretto con la Segreteria di Giustizia, quindi è un'istituzione molto apprezzata nello Stato brasiliano ed è in grado di risolvere i problemi più diversi che coinvolgono i distributori di energia.
È importante che tu sappia che PROCON è presente in tutti gli Stati brasiliani, proprio per soddisfare al meglio le richieste legate al rispetto delle norme governative. Codice a tutela del consumatore.
Obiettivo primario di questo organismo è proprio quello di prevenire abusi da parte delle aziende nei rapporti con i propri clienti, intervenendo sempre quando necessario.
In conformità con il Codice di tutela dei consumatori, PROCON e altri enti creati per la tutela dei consumatori costituiscono il Sistema nazionale di protezione dei consumatori.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON, accedi qui.
Cosa fare in caso di rimborso per i dispositivi che hanno perso potenza?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENERGISA é justamente sobre o rimborso per apparecchi bruciati in caso di interruzione di corrente.
Purtroppo i blackout sono molto frequenti e quando si verificano danneggiano e bruciano diversi dispositivi elettronici, soprattutto quelli più costosi, come frigoriferi e televisori.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENERGISA com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Ma in fondo sai quali sono i tuoi diritti in questi casi e come agire?
Secondo l’articolo 22 del Codice del Consumo, i distributori di energia hanno il dovere di fornire servizi adeguati e sicuri ai consumatori.
Nei casi in cui le aziende non rispettano le regole, causando, ad esempio, l'incendio degli elettrodomestici, sono obbligate a risarcire il consumatore per il danno causato.
Il consumatore ha una durata di 90 giorni richiedere il pagamento e l'azienda dovrà ispezionare l'attrezzatura danneggiata entro dieci giorni.
Dopo l'ispezione, il distributore di energia ha altri 15 giorni per informare il consumatore dell'esito dell'ispezione.
Dopo il risultato dell'ispezione, se confermi il problema, entro 20 giorni, l'azienda dovrà riparare, pagare in contanti o sostituire il dispositivo bruciato.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENERGISA por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se il tuo problema non viene risolto correttamente, puoi comunque chiedere a PROCON o ANEEL. Non perdere tempo, fai valere i tuoi diritti!
Qual è la scadenza per un'interruzione di corrente dovuta al mancato pagamento?
Sappiamo che il Brasile sta attraversando un momento delicato. Con una crisi economica che non finisce mai e la disoccupazione in aumento, le persone si trovano ad affrontare difficoltà finanziarie.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENERGISA.
Quando ciò accade, è normale che i consumatori siano preoccupati per un possibile taglio nella fornitura di energia, cosa che è molto probabile che accada.
Per questo motivo è importante che tu sappia che la Legge non prevede un numero specifico di bollette o giorni di ritardo che consentano la sospensione della fornitura di energia.
In questo modo il distributore di energia può conteggiare anche l'energia elettrica di un consumatore con una sola bolletta in arretrato.
Tuttavia, affinché ciò avvenga effettivamente, è necessaria una comunicazione preventiva. di almeno 15 giorni.
Sendo assim, se a ENERGISA ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Anche se il Conto è in mora, l'obbligo in questo caso è la comunicazione preventiva.