Telefono Cemig

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Telefone CEMIG

A Cemig Distribuição é uma distribuidora de energia elétrica que presta serviços no estado de Minas Gerais.

Ela integra o Grupo Cemig, uma grande companhia que detém participação em boa parte das empresas brasileiras do setor energético.

Atendendo mais de 18 milhões de habitantes e presente em 774 municípios do estado, a Cemig é responsável por quase todo suprimento de energia de Minas Gerais.

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Este artigo irá auxiliá-lo a buscar a solução para qualquer problema relacionado à empresa Cemig.

Mostraremos como você poderá solicitar a segunda via de uma conta, religação de energia elétrica, solicitação de desligamento, entre outros.

Também vamos lhe oferecer diversas formas de contato, além do telefone da CEMIG, para que você possa falar com um funcionário desta empresa e resolver qualquer tipo de problema.

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Como entrar em contato com a Cemig

Telefone CEMIG

Há pouco tempo ainda era necessário ligar para as distribuidoras de energia ou ainda se dirigir até uma agência de atendimento para ter acesso a qualquer tipo de serviço.

Felizmente, hoje muitas destas demandas podem ser resolvidos sem usar o telefone ou sair de casa.

As formas de contato com a Cemig são:

  • Agência Virtual através do site
  • Aplicativo Cemig Atende
  • Redes sociais – Facebook, Twitter e Telegram
  • Cemig Torpedo
  • Atendimento telefônico
  • Atendimento presencial

Muitos dos serviços da Cemig, por exemplo, estão disponíveis para os consumidores através da Agência Virtual no site.

Agência Virtual da Cemig

Para acessar o site da Cemig, clique em  http://bit.ly/2HlPwYE.

Nesta plataforma, grande parte das suas necessidades estarão a alguns cliques de distâncias.

Entre os principais serviços disponíveis através da Agência Virtual, destacamos os seguintes:

  • Recebimento de conta por email
  • Parcelamento de débitos
  • Segunda via de fatura Cemig
  • Atualizações cadastrais
  • Consulta histórico de contas
  • Ligação nova
  • Religação de energia
  • Troca de titularidade

O cadastro na Agência Virtual pode ser efetuado em poucos segundos. Deste modo, provavelmente você conseguirá evitar uma ligação ou a ida até uma agência de atendimento da Cemig.

Aplicativo da Cemig

O aplicativo Cemig Atende veio para facilitar ainda mais a vida do cliente. Com este aplicativo, você pode efetuar a maioria dos serviços da Agência Virtual utilizando apenas seu celular ou tablet.

O aplicativo atualmente está disponível para Android, iOS e Windows Phones. Confira os principais serviços disponíveis através do app:

  • 2ª via de contas
  • Código de barras para pagamento
  • Informar falta de energia à Cemig

Baixe aqui o APP Cemig Atende para androyd

Veja no vídeo abaixo como utilizar:

Cemig Torpedo

O Cemig Torpedo é uma opção de atendimento disponível para casos específicos.

Através do Cemig Torpedo, basta enviar um SMS para a companhia para ter acesso ao serviço desejado.

Entretanto, esta modalidade de atendimento funciona apenas para:

 

  • Informar falta de luz
  • Consultar o valor da fatura
  • Informar a leitura da conta

Telefones da Cemig

Se a sua necessidade não pode ser atendida através dos canais de atendimento online, tente resolver a situação por telefone.

Ainda é possível que você evite o deslocamento até uma agência, ligando para um dos números abaixo:

 

  • 116 – Atendimento Cemig
  • 0800 723 8007 – Atendimento para deficientes auditivos
  • 0800 721 0116 – Para clientes que se encontrem fora de Minas Gerais

 

Cemig nas redes sociais

De acordo com o próprio site da empresa, a Cemig realiza atendimentos online através das principais redes sociais.

Assim, ainda que o consumidor não queira baixar o aplicativo ou acessar a Agência Virtual, será possível conversar com um atendente através das redes. Muito prático!

Abaixo, listamos as redes sociais nas quais a Cemig está presente:

    • Facebook: Fanpage Cemig
    • Twitter: @cemig.energia
    • Telegram: @CemigBot

 

 

Siga a Cemig nas redes! Você terá acesso às novidades da empresa e ainda poderá sanar qualquer tipo de problemas através do atendimento online.

Agências para atendimento presencial

Nos dias atuais, é pouco provável que o cliente precise se dirigir até uma loja para resolver alguma situação com a Cemig.

Conforme o tempo passa, a maioria dos serviços estão sendo migrados para os meios digitais – para a alegria dos clientes.

Entretanto, caso seja necessário se dirigir até uma agência da Cemig, verifique qual loja se encontra mais próxima da sua residência através do link http://bit.ly/2W0yGXD.

A Cemig tem unidades por todo o estado de Minas Gerais, e com certeza haverá uma nas redondezas.

Ouvidoria da Cemig

Em caso de problemas com a distribuição de energia, você poderá acionar a ouvidoria da Cemig.

Isso deve ser feito caso haja falha nos atendimentos convencionais da empresa.

Se não houve atendimento ou ele deixou a desejar, anote todos os protocolos gerados e registre uma reclamação na ouvidoria da empresa.

Isso pode ser feito através dos canais abaixo:

  • Telefone: 0800 728 3838
  • Fax: (31) 3506-5150
  • E-mail: ouvidoria@cemig.com.br

Em caso de problemas, acione a Aneel

Se os canais de atendimento falharam e a ouvidoria não foi suficiente para resolver o seu problema, será necessário registrar uma reclamação na Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Aneel é a agência reguladora responsável pela fiscalização do setor energético brasileiro.

Todas as distribuidoras de energia elétrica estão sujeitas à regulação da Aneel.

Portanto, em caso de descumprimento das normas por parte da empresa, o consumidor pode e deve informar o ocorrido à Aneel.

Porém, lembre-se: a reclamação à Aneel deve ser feita em último caso, e apenas após a tentativa de solução por meio da ouvidoria da empresa.

Para efetuar a reclamação, você deve possuir os protocolos de atendimento e o protocolo de ouvidoria gerados pela Cemig.

Para efetuar a reclamação, você pode utilizar um dos meios a seguir:

  • Telefone 167;
  • Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Reclamacao CEMIG

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CEMIG é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMIG com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMIG por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Vedi anche:

Telefone CEMAR

Telefone Celesc

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a CEMIG não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMIG, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Codice a tutela del consumatore.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON em Minas Gerais, acesse aqui.

Procon: cos'è e come può aiutarti?

Procon è un'istituzione focalizzata proprio sulla tutela dei consumatori. E questo è il risultato dei movimenti a partire dal 1840, nel primo Codice Commerciale.

Ma il Procon, come lo conosciamo oggi, è il risultato di una partnership con il Dipartimento di Giustizia, che ha un’unità Procon in ogni stato del paese.

Il primo Procon, però, apparve nel 1976, nella città di San Paolo. Inizialmente, Procon era chiamato Gruppo esecutivo per la protezione dei consumatori.

Con il Codice a tutela del consumo, nella sua edizione del 1990, le attività dei Procons diffuse sul territorio non hanno fatto altro che rafforzarsi.

L'obiettivo di Procon è garantire che le aziende, grandi o piccole, nazionali o multinazionali, rispettino le leggi commerciali vigenti.

In questo modo è possibile monitorare e correggere attività illegali, fuorvianti o fraudolente, garantendo così un mercato equo per i consumatori.

Procon e il codice a tutela del consumatore

Pertanto, Procon si basa su Codice a tutela del consumatore, che regola i rapporti commerciali su tutto il territorio nazionale.

Questo codice tratta aspetti molto importanti per i consumatori, come ad esempio:

  • Tempi di consegna
  • Prodotto non consegnato
  • Pubblicità ingannevole
  • Informazioni sulla garanzia
  • Pratiche abusive
  • Responsabilità del prodotto
  • Diritto di scambio
  • Tra gli altri diritti fondamentali dei consumatori

Alcuni stati, come Alagoas, ad esempio, forniscono un libretto esplicativo con uno dei punti proposti nel Codice di tutela del consumatore. Per accedere a questo opuscolo, basta fare clic su questo collegamento.

Pertanto tutte le analisi e valutazioni si basano su questo documento sulla tutela dei consumatori, indipendentemente da dove vivono. Questo perché la CDC, come il Codice a tutela del consumo, ha validità su tutto il territorio nazionale.

A cosa serve Procon?

Ora che sai cos’è Procon, devi capire a cosa serve!

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.

Ma, per fare questo, è necessario contattare l'agenzia, presentare il reclamo e presentare il reclamo. Ma come funziona? Questo è quello che capirai nel prossimo argomento!

Come funziona Procon?

O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.

Procon, al telefono, può chiarire alcuni dubbi dei consumatori ed evitare così grattacapi maggiori in futuro.

Se desideri chiarire ogni dubbio puoi contattare il supporto elettronico di Procon, disponibile al numero 151.

Un'altra alternativa, se preferisci, è recarti in una stazione Procon della tua città o in quella più vicina a casa tua.

A San Paolo, ad esempio, ci sono Procons in diversi quartieri. Alcuni di loro, ad esempio, hanno servizi programmati in anticipo, lo stesso giorno.

In altre parole, verrai sottoposto ad uno screening con un addetto, che valuterà il tuo caso. A seconda di come andrà, riceverete una password per rientrare all'orario stabilito.

Cosa può essere segnalato al Procon

Qualsiasi attività abusiva o illegale potrà essere denunciata a Procon tramite denuncia, segnalazione o manifestazione.

Una volta che il tuo diritto è stato minacciato o violato, puoi contattare Procon.

Puoi stare certo che, in questi casi, i dati dei consumatori sono totalmente protetti e non verranno divulgati né all'azienda segnalata né a nessun altro.

Le principali lamentele a Procon sono:

  • Relativi ai servizi telefonici (fissi o mobili)
  • Carte di credito e nome negativo
  • Problemi con le compagnie via cavo
  • Mancata consegna dei prodotti alla data stabilita

Come riferire al Procon

Ora che hai capito cos'è Procon, il passo successivo è capire come segnalarlo a Procon.

Il primo passo è verificare quale unità Procon si trova nella tua città e/o stato.

Prima di recarvi sul posto, però, è meglio raccogliere tutti i documenti in vostro possesso riguardanti il reclamo. Tra questi, puoi utilizzare:

  • Fattura
  • Ricevuta
  • Conversazioni via e-mail o stampe
  • Numeri di protocollo
  • Contratti
  • Foto del prodotto nel caso in cui sia arrivato difettoso o rotto.

Se consegnate le conversazioni, l'ideale è consegnarle in formato cartaceo a Procon. Pertanto, organizzare la stampa.

Un'altra cosa che dovresti fare prima di cercare Procon è provare a risolverlo direttamente con il venditore e/o il negozio che fornisce il prodotto tramite il difensore civico e il servizio clienti.

In generale, le informazioni di contatto sono disponibili nella scheda Contatti del sito Web o in fondo alla pagina. Puoi contattare il Servizio Clienti (SAC).

Se la società non risolve il problema in modo amichevole, il passo successivo è presentare questi documenti a Procon e registrare il reclamo.

Non dimenticare di presentare questa documentazione con un documento di riconoscimento come carta d'identità, passaporto o patente di guida e CPF.

Controlla, sul sito web di Procon SP, i dettagli di ciascuna fase del reclamo.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Cemig

In alcune situazioni, un'altra opzione è quella di intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità con una società e persino richiedere danni morali.

Per intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità, non è necessariamente necessario un avvocato. In altre parole, puoi presentare tu stesso l'azione!

Il primo passo è raccogliere tutta la documentazione e recarsi al Forum della tua città. Tutto ciò che accade in prima istanza è gratuito.

D'altra parte, se devi presentare ricorso, dovrai pagarlo e avrai bisogno anche di un avvocato.

La riparazione ha un limite massimo di 40 salari minimi. In generale, le azioni richiedono fino a 120 giorni per essere prese in considerazione. Se la persona vince, il passo successivo è l'esecuzione della sentenza.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMIG.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a CEMIG ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!

A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.

O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.

Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.

Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.

Conclusione

Como você percebeu, existe diversas formas de contato com a CEMIG, não apenas o número do telefone.

Da mesma forma, existem diversas formas de resolver um problema, e elas pode ser mais simples do que você imagina.

Se ficou alguma dúvida sobre algum dos procedimentos, deixe um comentário.

Lembramos, por oportuno, que o site Achei Celular não possui nenhum tipo de vínculo com a CEMIG e que o conteúdo aqui informado tem caráter meramente informativo.

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