Telefono Cemar

 

 

 

 

 

A Cemar é uma distribuidora de energia elétrica situada no estado do Maranhão.

Com mais de 2 milhões de clientes e fornecendo energia para 217 municípios, a Cemar é a única companhia de energia elétrica autorizada a atuar no estado.

Nos próximos tópicos você verá como pode resolver qualquer tipo de problema que venha a ter com esta empresa.

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Além disso, mostraremos o caminho das pedras para que você tenha acesso aos serviços mais procurados pelos clientes: emissão de segunda via, relato de falta de luz, religação, entre outros.

Telefones da Cemar

Os números de telefone da Cemar são os seguintes:

  • Central de atendimento: 116
  • Central de atendimento corporativo: 0800 280 2800
  • Ouvidoria: 0800 286 9803

Atendimento ao cliente

É comum precisarmos entrar em contato com a companhia de energia elétrica, seja por situações emergenciais como falta de luz, seja para ter um atendimento mais simples como a impressão de uma segunda via de conta.

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Para qualquer que seja sua necessidade, a Cemar oferece muitos canais de atendimento para receber as solicitações dos seus clientes.

Você pode ligar para o telefone da Cemar, claro, mas há formas mais cômodas de desfrutar de um serviço ou realizar uma solicitação à empresa, como veremos abaixo.

 Acesse o site da Cemar

 Caso você esteja pensando em ligar para a Cemar, primeiramente consulte no site desta empresa se é possível acessar online o serviço do qual você precisa. Se o serviço estiver disponível no site, você poderá evitar o contato telefônico e poupar o seu tempo.

A boa notícia é que grande parte das necessidades dos clientes podem ser atendidas através do site. Entre os serviços disponíveis no site, destacamos os seguintes:

  • Emitir 2º via da fatura
  • Solicitar religação
  • Informar falta de energia
  • Solicitar ligação nova
  • Denunciar fraude
  • Trocar titularidade
  • Histórico de medições
  • Solicitar desligamento

Muito provavelmente o que você procura é um destes serviços. Portanto, acesse o site e resolva sua situação através do link: http://bit.ly/2VoNqjr. 

Chat online com um atendente

 Caso seu problema não tenha sido sanado através dos serviços oferecidos no site, ainda não é necessário ligar para a Cemar. Por meio do site, também é possível entrar em contato com um atendente em um bate-papo simultâneo.

 Através deste chat, o cliente pode tirar qualquer dúvida acerca dos serviços disponíveis no site da Cemar sem precisar tirar o telefone do gancho.

Para ter acesso ao atendimento por meio do chat, acesse o link http://bit.ly/2H9Ibvk. Antes de iniciar o atendimento, serão solicitados o número do contrato e alguns dados pessoais do cliente.

 Aplicativo da Cemar

 Diferentemente de outras distribuidoras de energia, a Cemar ainda não possui aplicativo para smartphones.

Entretanto, o site da Cemar funciona muito bem nos celulares e tablets devido ao seu design responsivo.

Assim, ainda que você esteja longe de um computador, poderá facilmente ter acesso aos serviços encontrados no site.

Atendimento no WhatsApp

Em breve, os clientes da Cemar poderão desfrutar desta nova modalidade de atendimento. Este projeto ainda está sendo desenvolvido pela empresa.

Atualmente, apenas uma pequena parcela dos consumidores têm acesso a este serviço. Segundo a empresa, o número do WhatsApp para este tipo de contato foi distribuído para cerca de 100 mil clientes.

Além disso, o atendimento inicialmente se destinará apenas ao relato de falta de luz. Saiba mais em: http://bit.ly/2PUvRlo.

Agências para atendimento presencial da Cemar

Agência CEMAR

Os postos de atendimento da Cemar são muitos e estão espalhados por todos os municípios do Maranhão.

Em grande parte dos municípios, há mais de uma agência da Cemar à sua disposição.

Descubra a que fica mais próxima de sua casa através do link http://bit.ly/2VcBlc9.

Para não correr o risco de se locomover até a agência e não conseguir o atendimento, há ainda a possibilidade de agendar previamente um horário para o atendimento.

Você pode agendar um horário clicando aqui:http://bit.ly/2Jcg2Gd.

 Em caso de problemas, entre em contato com a ouvidoria

Ouvidoria CEMAR

 Ninguém gosta de passar por problemas com fornecimento de serviços, principalmente se forem relacionados à energia elétrica de sua casa.

Caso você tenha efetuado uma solicitação de atendimento à Cemar e não teve um retorno satisfatório, será necessário acionar a ouvidoria da empresa.

Lembre-se que é necessário informar o número de protocolo da solicitação inicial.

Para registrar uma reclamação na ouvidoria da Cemar, você pode ligar para o número 0800 286 9803.

Se preferir, registre sua reclamação através do site da Cemar clicando aqui: http://bit.ly/2vLPkeI.

O problema persiste? Acione a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica

 Se você não teve sua solicitação respondida e também não conseguiu resolver a situação através da ouvidoria, será necessário informar o ocorrido à Aneel.

 A Aneel é a Agência Reguladora responsável pela normatização e fiscalização do setor energético brasileiro. Todas as companhias energéticas que atuam no país devem seguir os atos regulatórios desta empresa.

Assim, em caso de problemas com a Cemar, registre sua reclamação na Aneel. Os canais disponíveis para a reclamação são os seguintes:

  • Telefone 167;
  • Modulo sul sito web di Aneel utilizzando il collegamento http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

A Aneel deve ser acionada apenas após a tentativa de solução com a ouvidoria da Cemar. Não adianta procurar diretamente a Aneel antes de falar com a ouvidoria da empresa, pois na reclamação da Aneel deve constar expressamente o número de protocolo da ouvidoria.

Vedi anche:

Telefono Energisa

Telefono elettrico

Tariffa Elettrica Sociale: scopri se hai diritto!

La tariffa elettrica sociale è un programma del governo federale che mira a favorire le famiglie a basso reddito in Brasile.

Il vantaggio si realizza attraverso una riduzione percentuale della tariffa energetica fino a 65%, a seconda dei casi.

Questo programma è stato istituito dalla Legge n. 12;212/2010.

Se vuoi sapere se la tua famiglia ha o meno questo diritto, abbiamo preparato un articolo completo su questo programma. Scopri tutto su Tariffa energetica sociale cliccando sul Link.

Come presentare un reclamo al Procon

Esperamos que a sua situação com a CEMAR não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Sfortunatamente, in Brasile, le aziende continuano a non rispettare i diritti dei consumatori e, quando ciò accade, non c'è altra scelta che far valere i loro diritti.

PROCON è l'acronimo di Programma di tutela e difesa dei consumatori. È una fondazione creata per risolvere i problemi tra consumatori e aziende.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMAR, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Questa fondazione ha un legame diretto con la Segreteria di Giustizia, quindi è un'istituzione molto apprezzata nello Stato brasiliano ed è in grado di risolvere i problemi più diversi che coinvolgono i distributori di energia.

È importante che tu sappia che PROCON è presente in tutti gli Stati brasiliani, proprio per soddisfare al meglio le richieste legate al rispetto delle norme governative. Codice a tutela del consumatore.

Obiettivo primario di questo organismo è proprio quello di prevenire abusi da parte delle aziende nei rapporti con i propri clienti, intervenendo sempre quando necessario.

In conformità con il Codice di tutela dei consumatori, PROCON e altri enti creati per la tutela dei consumatori costituiscono il Sistema nazionale di protezione dei consumatori.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Maranhão, accedi qui.

Cosa fare in caso di rimborso per i dispositivi che hanno perso potenza?

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CERMAR é justamente sobre o rimborso per apparecchi bruciati in caso di interruzione di corrente.

Purtroppo i blackout sono molto frequenti e quando si verificano danneggiano e bruciano diversi dispositivi elettronici, soprattutto quelli più costosi, come frigoriferi e televisori.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMAR com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Ma in fondo sai quali sono i tuoi diritti in questi casi e come agire?

Secondo l’articolo 22 del Codice del Consumo, i distributori di energia hanno il dovere di fornire servizi adeguati e sicuri ai consumatori.

Nei casi in cui le aziende non rispettano le regole, causando, ad esempio, l'incendio degli elettrodomestici, sono obbligate a risarcire il consumatore per il danno causato.

Il consumatore ha una durata di 90 giorni richiedere il pagamento e l'azienda dovrà ispezionare l'attrezzatura danneggiata entro dieci giorni.

Dopo l'ispezione, il distributore di energia ha altri 15 giorni per informare il consumatore dell'esito dell'ispezione.

Dopo il risultato dell'ispezione, se confermi il problema, entro 20 giorni, l'azienda dovrà riparare, pagare in contanti o sostituire il dispositivo bruciato.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMAR por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se il tuo problema non viene risolto correttamente, puoi comunque chiedere a PROCON o ANEEL. Non perdere tempo, fai valere i tuoi diritti!

Qual è la scadenza per un'interruzione di corrente dovuta al mancato pagamento?

Sappiamo che il Brasile sta attraversando un momento delicato. Con una crisi economica che non finisce mai e la disoccupazione in aumento, le persone si trovano ad affrontare difficoltà finanziarie.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMAR.

Quando ciò accade, è normale che i consumatori siano preoccupati per un possibile taglio nella fornitura di energia, cosa che è molto probabile che accada.

Per questo motivo è importante che tu sappia che la Legge non prevede un numero specifico di bollette o giorni di ritardo che consentano la sospensione della fornitura di energia.

In questo modo il distributore di energia può conteggiare anche l'energia elettrica di un consumatore con una sola bolletta in arretrato.

Tuttavia, affinché ciò avvenga effettivamente, è necessaria una comunicazione preventiva. di almeno 15 giorni.

Sendo assim, se a CEMAR ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Anche se il Conto è in mora, l'obbligo in questo caso è la comunicazione preventiva.

Sai cosa: