Telefone Celtins

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A Celtins é a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado brasileiro do Tocantins. Ela pertence ao Grupo Energisa e tinha como nome Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Hoje, no entanto, é chamada Energisa Tocantins.

A empresa foi criada em agosto de 1989 e foi adquirida pelo Grupo Rede Energia através de uma concorrência pública no mesmo ano. O caso foi o primeiro processo de privatização de uma companhia de energia elétrica já realizado no Brasil.O seu principal segmento é o de distribuição de energia elétrica, mas a antiga Celtins também gera energia a partir de algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas localizadas no interior do estado.

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Caso você deseje entrar em contato com a empresa para solucionar algum problema de energia, fazer uma sugestão ou uma reclamação, confira o restante do texto. Aqui apresentamos alguns canais pelos quais pode se comunicar com ela. Confira!

Telefone Celtins

O telefone é um dos canais mais práticos pelos quais os clientes da Energisa, antiga Celtins, podem entrar em contato com a empresa. O atendimento é gratuito e contínuo, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana.​ Dois números são disponibilizados para isso. Veja abaixo:

Atendimento para deficientes auditivos e de fala

Quem tem alguma deficiência auditiva ou de fala pode tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou ainda solicitar serviços sem precisar sair de casa. Basta ligar para o número: 0800 6481 781.

Atendimento para pessoas sem deficiência auditiva ou de fala

Aqueles que não necessitam de atendimento especializado para deficientes auditivos e de fala, por sua vez, podem entrar em contato pelo número: 0800 7213 330.

E-mail Celtins

Quem preferir, também pode se comunicar com a Energisa via e-mail. A antiga Celtins não disponibiliza o seu endereço eletrônico no site, mas oferece uma página com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda. Basta informar sua unidade consumidora, o seu nome, e-mail, telefone e o assunto do contato.

Atendimento pelo Whatsapp

A energisa também oferece aos seus clientes a opção de entrar em contato pelo Whatsapp. Por ele é possível solicitar faturas, religação, negociar débitos, receber informações sobre uma possível falta de energia e muito mais. Basta adicionar um dos números abaixo na lista de contatos do seu celular e enviar uma mensagem pelo aplicativo. Confira a lista abaixo:

Energisa Acre

(68) 99233 0341

Energisa Borborema

(83) 99135 5540

Energisa Minas Gerais

(32) 98426 1352

Energisa Mato Grosso do Sul

(67) 99980 0698

Energisa Mato Grosso

(65) 99999 7974

Energisa Nova Friburgo

(22) 99292 4081

Energisa Paraíba

(83) 99135 5540

Energisa Rondônia

(69) 99358 9673

Energisa Sergipe

(79) 98101 0715

Energisa Sul-Sudeste

(18) 99120 3365

Energisa Tocantins

(63) 99222 6664

Ouvidoria

Já entrou em contato com a Celtins ou a Energisa e ainda assim não teve a sua demanda atendida? Tente a Ouvidoria. Ela tem por objetivo registrar, informar e resolver os problemas que ainda não foram solucionados.

Para registrar e acompanhar sua solicitação acesse o site da empresa e clique em Entrar em Contato. Você será direcionado para uma página com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda.

Energisa On

Quem preferir, também pode ter acesso aos serviços da empresa pelo seu aplicativo Energisa On. Basta baixá-lo na Google Play ou na App Store. Acesse o link e saiba mais!

Perguntas Frequentes

Acessando o site os clientes e outros interessados também têm acesso as dúvidas mais frequentes e podem tentar solucionar os próprios problemas. Basta clicar no link Central de Ajuda. Você será direcionado para uma página com respostas para dúvidas como:

  • Como retirar a segunda via no site?
  • Não recebi a conta de energia elétrica este mês, o que devo fazer?
  • Como faço para enviar meu currículo para Energisa?
  • Como consultar débitos pelo site?
  • Qual é o telefone da Central de Atendimento?

Redes Sociais

​​A Energisa também está nas redes sociais. Curta e comente as publicações, mantenha-se informado e muito mais pelas redes. Confira abaixo:

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a Celtins é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a Celtins com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a Celtins por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a Celtins não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a Celtins, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Tocantins, acesse aqui.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da Celtins.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a Celtins ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

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