Conhece a Riachuelo? A sua história começou em 1947 vendendo tecidos a preços baixos em lojas de rua. Mais tarde, ela se tornaria parte do Grupo Guararapes e em 1979 eles passaram a oferecer roupas prontas aos seus clientes. Atualmente, a Riachuelo é a maior empresa de moda do Brasil e uma das três maiores redes de varejo do País.
Parte da estratégia da loja é apostar na criação e no fortalecimento de marcas próprias. Inclusive, cada uma dessas marcas tem uma identidade visual e público-alvo específicos. Outra estratégia que teve um papel essencial no seu crescimento foi investir nas mídias de massa em 2007. Uma nova campanha de comunicação foi lançada naquele ano e teve como objetivo democratizar a moda, vendida a preços acessíveis. O resultado de todo esse processo foi o reposicionamento de suas marcas próprias para o público brasileiro.
Assim como muitas outras empresas do ramo, a Riachuelo não apenas vende roupas, mas também oferece outros serviços tais como o cartão de crédito. Se você deseja resolver alguma dúvida ou fazer qualquer outra demanda referente ao cartão, continue lendo. Abaixo você encontrará os canais disponíveis para você entrar em contato.
Telefone Cartões Riachuelo
A Riachuelo oferece dois cartões de crédito diferentes. Eles são o Cartão Riachuelo e o Cartão Riachuelo Visa e Mastercard. O primeiro serve para você realizar compras nas lojas Riachuelo, já o segundo pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa ou Mastercard, de acordo com qual você escolha.
Veja abaixo como entrar em contato com o serviço de atendimento telefônico dos cartões da Riachuelo.
Cartão Riachuelo
Capitais e Regiões Metropolitanas
Se você mora em uma capital ou região metropolitana e deseja entrar em contato com a Riachuelo para tratar sobre o Cartão Riachuelo, ligue para:
3003 4342.
Demais localidades
Já aqueles que vivem em outras regiões, devem entrar em contato pelo telefone: 0800 701 4342.
Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
Capitais e Regiões Metropolitanas
Quem mora em uma capital ou região metropolitana deve ligar para 3004 5417 se deseja entrar em contato com o pessoal responsável pelo atendimento Cartão Riachuelo Visa e Mastercard.
Demais localidades
Já aqueles que moram em outras regiões e desejam tratar sobre o Cartão Riachuelo Visa e Mastercard devem ligar para:
0800 727 4417.
SAC Cartões Riachuelo
Assim como o atendimento telefônico, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, conhecido pela sigla SAC, dos cartões da Riachuelo está dividido pelo cartão com e sem bandeira. Veja abaixo como entrar em contato.
Cartão Riachuelo
Para entrar em contato com o SAC do Cartão Riachuelo basta ligar. O serviço funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Comunique a sua demanda pelo número: 0800 721 4033.
SAC Deficientes Auditivos
O serviço de atendimento ao consumidor do Cartão Riachuelo também atende aqueles com alguma deficiência auditiva. Ele está disponível 24h por dia e 7 dias por semana. Basta ligar para o número: 0800 722 0626.
Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
Para entrar em contato com SAC do Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
basta ligar para o número: 0800 721 3344. O serviço funciona 24h por dia, 7 dias por semana.
SAC Deficientes Auditivos
Já aqueles que possuem alguma deficiência auditiva podem ligar para: 0800 722 0626. O atendimento também está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
Ouvidoria Cartão Riachuelo
A Ouvidoria é a última instância de atendimento. Ela deve ser acionada sempre que o cliente e outros interessados entrarem em contato com as outras formas de atendimento e não tiverem as suas demanda solucionadas de forma satisfatória.
A Riachuelo, assim como outras empresas do ramo, oferecem um serviço de ouvidoria para tratar de assuntos referentes aos seus cartões. Para ser atendido, no entanto, é preciso informar o número do protocolo do registro da sua manifestação no SAC.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados nacionais.
Ligue para: 0800 727 3255.
Denuncia alla Banca Centrale del Brasile
Muitos usuários de serviços financeiros não sabem, mas ao ter algum tipo de problema com um Cartão de Crédito e este não resolver através da sua ouvidoria, uma alternativa muito prática e viável é fazer uma denuncia alla Banca Centrale.
La Banca Centrale del Brasile è un'istituzione molto apprezzata e, tra gli altri compiti, ha il ruolo di regolare e supervisionare il sistema finanziario nazionale. L'Istituzione attualmente lavora anche per garantire la stabilità del potere d'acquisto della moneta.
No caso específico dos cartões, o Banco Central fiscaliza e controla as instituições, visando com isso evitar os abusos e outras arbitrariedades que possam estar sendo cometidas pelos agentes financeiros do país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com o Cartão Riachuelo ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com o Cartão Riachuelo para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
Em situações dentro da normalidade, o Banco Central demora em torno de 08 a 10 dias úteis para dar uma resposta ao cidadão. Mas esse prazo depende muito de quanto tempo o cartão que foi reclamado vai demorar para responder.
Se a sua reclamação for justa, normalmente o cartão de crédito volta atrás no seu procedimento ou de alguma forma busca corrigir o erro cometido, notificando -se ao Banco Central sobre esta ocorrência.
Logicamente, se il tuo reclamo alla Banca Centrale è infondato, non verrà intrapresa alcuna azione, poiché la Banca Centrale analizzerà il tuo caso e lo trasmetterà all'istituto, fungendo in questo caso da mediatore del problema.
Come accennato in precedenza, presentare un reclamo alla Banca Centrale è molto semplice. L'intera procedura viene eseguita online ed è importante registrare un'e-mail per ricevere notifiche ogni volta che il processo si sposta.
Outra questão muito importante a ser lembrada é a necessidade de você ter em mãos o protocolo de entrada da reclamação na empresa do Cartão Riachuelo. Tenha este número em mãos pois você vai precisar dele na hora de fazer as suas alegações.
Importante esclarecer também que o Banco Central vai solicitar que você faça um texto explicando exatamente o que aconteceu entre você e o cartão. Neste momento, seja o mais detalhista possível, informando dia, hora, nome do atendente, o que foi dito, número de protocolo, etc. Não deixe passar nada!
Passo dopo passo: presentare un reclamo sul sito della Banca Centrale
Per avviare la procedura di reclamo presso la Banca Centrale, puoi cliccare qui.
Come puoi vedere nell'immagine qui sotto, devi inserire il tuo numero CPF e selezionare Reclami contro le istituzioni del sistema finanziario.
Risolvi il Captha e si aprirà la schermata in cui inserire i dati necessari:
- Scegli il nome dell'Istituzione
- Seleziona l'oggetto
- Inserisci il tuo messaggio, includendo il reclamo che vuoi presentare
- Immettere il numero di protocollo dell'istituto finanziario
Da lì, la Banca Centrale chiederà la tua email e il tuo numero di telefono, generando successivamente il protocollo di servizio.
Con il protocollo di reclamo in mano, come accennato in precedenza, non ti resta che attendere che la banca risponda al tuo reclamo.
Domande e risposte sulla denuncia alla Banca Centrale
1- Quali istituti vigila la Banca Centrale?
Molte banche sono supervisionate dalla Banca Centrale, banche commerciali, banche cooperative, banche d'investimento, banche di sviluppo, banche di cambio, casse di risparmio, cooperative di credito, società di credito, di finanziamento e d'investimento, società di credito immobiliare, società di leasing, società di intermediazione valutaria, società di intermediazione mobiliare e società di intermediazione mobiliare, società di distribuzione di valori mobiliari, società di sviluppo agenzie, società di mutui, società di credito per microimprenditori e piccole imprese, istituti di pagamento e amministratori di consorzi.
2- Posso presentare reclamo contro un Ente autorizzato ad operare dalla Banca Centrale?
sì, possono presentare reclami i clienti e gli utilizzatori di prodotti e servizi degli istituti finanziari e degli altri istituti autorizzati ad operare dalla Banca Centrale, quali cooperative di credito, istituti di pagamento e amministratori di consorzi, ogniqualvolta vi sia evidenza di mancato rispetto delle norme di legge e di disposizioni regolamentari la cui vigilanza è di competenza di questa Autorità.
3- Il reclamo alla Banca Centrale ha gli stessi effetti di una querela?
No. La Banca Centrale opera a livello amministrativo e non si sostituisce all'azione legale. Pertanto, se il tuo problema non viene risolto con la Banca Centrale, puoi intraprendere un’azione legale.
4- La Banca Centrale regolamenta il tempo di attesa in fila in banca?
No. La Banca Centrale non regolamenta i tempi di attesa nelle code. Esistono leggi statali e comunali che affrontano la questione. Spetta agli organismi di tutela dei consumatori (Procon, Prodecon, Decon) fornire indicazioni sul tema.
5- La Banca Centrale elenca il valore delle commissioni addebitate dalle banche?
La Banca Centrale non determina il valore delle commissioni. Tuttavia, ci sono alcuni servizi che le banche devono fornire gratuitamente. Nel rispetto dei divieti, ogni istituzione è libera di stabilire il valore dei propri compensi.
Entrar com Ação Judicial contra um Cartão de Crédito: vale a pena?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena entrar com uma ação judicial contra uma empresa de Cartão de Crédito. Será que é viável? Vale a pena? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário saber qual a extensão do seu problema com a instituição.
Sabemos que a maior parte dos problemas que envolvem os clientes e as financeiras são questões mais simples de serem resolvidas através de uma reclamação na ouvidoria da própria empresa ou mesmo com uma manifestação junto ao Banco Central.
Tuttavia, quando la situazione è più complicata e comporta importi maggiori, il cliente può prendere in considerazione l'idea di intraprendere un'azione legale contro l'istituto finanziario, sapendo che si tratterà di un'ultima risorsa, dopo aver esaurito i mezzi amministrativi per risolvere il conflitto.
Un'opzione per coloro che non sono riusciti a risolvere il problema con i mezzi convenzionali è quella di intentare una causa presso il Tribunale civile speciale della tua regione, che è l’organismo competente a trattare i casi per un massimo di 40 salari minimi. È importante sottolineare che, per i casi inferiori a 20 salari minimi, non è obbligatorio assumere un avvocato.
Un altro vantaggio di JEFS che non si può dimenticare è l'assenza di spese procedurali per le parti in causa, ovvero non sarà necessario pagare nulla per intentare una causa contro la società finanziaria.
Per avere successo in un processo dinanzi al Tribunale per le controversie di modesta entità, è importante raccogliere quanti più documenti possibile, come contratti, estratti conto, e-mail, lettere di sollecito, prove di pagamento, ecc.
Outra coisa fundamental neste tipo de processo é ter em mãos todos os dados do Cartão de Crédito contra o qual você vai entrar com a ação judicial: endereço, telefone, Cnpj, entre outras informações importantes para que os servidores da justiça possam localizar o agente financeiro.
E come accennato in precedenza, non è necessario assumere un avvocato, anche se se ne avete la possibilità, è estremamente consigliabile, considerando che nei casi più complessi l'aiuto di uno specialista sarà essenziale per avere successo nella causa.
Desta forma, já sabendo de todos os detalhes sobre como entrar com uma ação judicial contra um Cartão, cabe somente a você decidir se isso é ou não viável, se é a melhor solução ou não.
Outras formas de reclamação contra um Cartão
Se você não sabe, hoje em dia existem diversas formas de reclamar e demonstrar o seu descontentamento com o atendimento do Cartão Riachuelo. Isso quer dizer que você não é obrigado a aceitar qualquer tipo de ilegalidade por parte de algum agente do sistema financeiro do país.
Purtroppo oggigiorno nelle operazioni di credito si verificano le più diverse tipologie di irregolarità. Ci sono persone che pagano interessi o commissioni abusive, altre hanno il loro nome negativo senza dover neanche un centesimo, insomma ci sono denunce di ogni genere.
Se assim como muitos brasileiros você também tem reclamações a fazer sobre o atendimento ou serviço de uma empresa de Cartões, saiba que a sociedade cada vez mais tem criado mecanismos para dar voz às pessoas insatisfeitas. Vamos aqui lhe indicar apenas alguns exemplos de como você pode reclamar de práticas abusivas por parte de empresas.
Puoi scegliere tra alcuni moduli di reclamo o addirittura utilizzarli tutti fino alla risoluzione definitiva del problema. Ricordando che prima di tutto è importante cercare di risolvere il problema con l'azienda di cui si avanzano reclami e solo dopo si potrà passare ad altre azioni a tutela dei propri diritti.
Sito Web Reclama qui
Il sito Web Reclame Aqui è una piattaforma privata, ma ha aiutato molte persone a risolvere i loro problemi con istituti finanziari come Cartão Riachuelo por exemplo, che ha una buona reputazione sulla piattaforma.
Reclame Aqui funziona così: la persona che vuole presentare un reclamo si registra sul sito, rende la propria dichiarazione per iscritto, può presentare i documenti che ritiene necessari e completa la richiesta generando un protocollo.
Successivamente, è il sito stesso di Reclame Aqui a contattare l'azienda denunciata, che di solito fornisce la sua versione dei fatti e spesso risolve il problema del cliente.
La maggior parte delle aziende risponde molto bene ai reclami presentati su questa piattaforma, altre nemmeno rispondono. Ma in generale vale la pena provare a presentare un reclamo sul sito. Accedi qui per conoscere il servizio
Procon
Un organismo molto noto tra i brasiliani è Procon, sempre ricordato per la sua lotta a tutela dei consumatori. Procon è legato agli Stati e serve l'intera popolazione quando si tratta del codice di tutela dei consumatori.
Se hai un facile accesso a questo organismo, un reclamo al Procon può essere una valida alternativa. È noto che le istituzioni finanziarie nel loro complesso, in particolare le istituzioni finanziarie, tendono ad avere seri problemi con i propri clienti, e Procon in questo momento può essere il difensore della parte più debole.
Un altro vantaggio di rivolgersi a Procon per un reclamo è il fatto che si tratta di un servizio di pubblica utilità, cioè completamente gratuito, in cui il consumatore può avere un braccio forte nella propria difesa contro gli abusi di potere delle grandi multinazionali.
Avviso importante
O site Achei Celular é um projeto independente que não possui nenhum vínculo com o Cartão Riachuelo e nem com as entidades governamentais de defesa do consumidor. O objetivo deste artigo foi apenas informar sobre o telefone do Cartão Riachuelo e altre forme di contatto da parte dell'istituzione, che hanno scopo puramente informativo. In caso di reclami, cercare i canali ufficiali delle aziende e non lasciare in nessun caso dati personali nel campo dei commenti.