O Banco do Nordeste é a instituição financeira mais importante desta região do Brasil, porém o seu campo de atuação já é nacional, atraindo clientes também que estejam do exterior, eventualmente brasileiros residentes em outros países.
Canais de atendimento Banco do Nordeste
Tire todas as suas dúvidas com a Central de Atendimento do Banco do Nordeste. Veja a seguir todos os canais de atendimento da Instituição.
Central de atendimento
A central de atendimento do Banco Nordeste atende às demandas diversas dos seus clientes, como dúvidas sobre procedimentos, solicitação de informações, etc.
Desta forma, você tem duas opções de telefone do Banco Nordeste para contato com o Banco, a depender da região que você se encontra:
Telefone 3003 0126 – Para capitais e regiões metropolitanas
Telefone 0800 724 0126 para as demais localidades, consulte pelo .
Central no Exterior
Para quem está no Exterior e precisa do telefone do Banco Nordeste, a empresa disponibilza também um canal de atendimento. Você pode ligar:
55 11 3797-5905
Modalidade Cartão Crédito Banco do Nordeste
Cada consumidor terá um perfil, sendo que o seu limite de crédito será maior dependendo do seu score, quanto mais você tiver aproveitamento em bancos, maior for seu capital financeiro, mais limite você terá com o Banco do Nordeste, além de mais vantagens revertidas de acordo com o uso do seu cartão.
Se você tiver um cartão da modalidade clássica, a sua anuidade será dividida em parcelas de R$ 7,00, quitadas todo o mês. Em geral este limite de crédito está avaliado a partir de R$ 500,00.
Já para os clientes Platinum, os benefícios são inúmeros, afinal são ofertados para clientes diferenciados do Banco do Nordeste.
A anuidade é cobrada mensalmente, no valor de R$ 43,00. E o seu limite de crédito mínimo será de R$ 5.000, podendo passar de até R$ 20.000,00 de aprovação final.
Ouvidoria do Banco do Nordeste
Para os casos de problemas no atendimento ou em qualquer outro procedimento da instituição, o canal recomendo é o telefone Banco Nordeste Ouvidoria:
Ouvidoria do Banco Nordeste: 0800 728 3030
A ouvidoria do Banco Nordeste é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando a ouvidoria do Banco Nordeste quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
A ouvidoria do Banco Nordeste, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Cada empresa define uma tratativa e o próprio funcionamento do setor. Algumas, por exemplo, acabam optando por terceirizar esse serviço, a fim de garantir uma imparcialidade maior. Outras, optam por selecionar os próprios funcionários da empresa, que já conhecem os valores da empresa, política de trocas ou devolução, além dos processos de reembolso.
Na Ouvidoria do Banco Nordeste, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.O interessante da ouvidoria é que, além de investigar a sua questão, ela também gera um efeito na empresa.
Redes Sociais
Confira todas as novidades que o Banco do Nordeste separa a você e outros clientes através de suas redes sociais:
Programa de Vantagens
Este é um programa de recompensas por utilizar o Banco do Nordeste, onde todas as suas compras revertem em pontos que podem ser usadas para trocar passagens de companhias aéreas, como Azul e TAM.
Nas compras com o Cartão Clássico, já é possível pontuar. Para cada dólar que for gasto, você irá acumular 1 ponto. Clientes Platinum fazem 1,5 ponto e meio para cada dólar gasto. Fique atento ao prazo para utilizar os seus pontos.
Soluções digitais
O Banco do Nordeste oferece soluções que são feitas desde o app, seja para as pessoas físicas ou jurídicas. Isso garante vantagens para todos os clientes, que podem fazer o que precisar na conta sem sair de casa.
Rede de Agências do Banco do Nordeste
Confira onde estão as principais agências do Banco do Nordeste, assim você não perde tempo e pode buscar o atendimento presencial para o caso de alguma dúvida.
Lembrando que o Banco do Nordeste se expandiu para outras regiões do Brasil, como os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Alagoas
Maceió: Rua Dr. Melo Moraes, 165, Centro – Telefone: 82 3216-4500
Bahia
Salvador: Av. Estados Unidos, 346, Ed. Miguel Calmon – Telefone: 71 3103-2800
Porto Seguro: Rua Treze de Maio, 50, Centro – Telefone: 73 3288-8200
Ceará
Fortaleza: Rua Major Facundo, 372, Centro – Telefone: 85 3464-3100
Espírito Santo
Linhares: Avenida João Felipe Calmon, 748, Centro – Telefone: 27 3264-6550
Maranhão
Imperatriz: Av. Getúlio Vargas, 1933, Ed. Marcelino, Centro – Telefone: 99 3523-1752
Minas Gerais
Montes Claros: Rua Coronel Altino de Freitas, 327, Ed. Antonio Loureiro, Centro – Telefone: 38 3218-7500
Paraíba
João Pessoa: Rua Gama e Melo, 53, Varadouro – Telefone: 83 3218-2900
Pernambuco
Olinda: Av. Getulio Vargas, 1820, Novo – Telefone: 81 3431-7700
Palmares: Rua Coronel Austriclinio, 842, Centro – Telefone: 81 3662-8100
Recife: Rua Nestor Silva, 144, Santana – Telefone: 81 3320-6700
Rio Grande do Norte
Natal: Av. Presidente de Morais, 3249, Lagoa Nova, 3429 – Telefone: 84 3203-1400
Sergipe
Aracaju: Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 1368, Jardins – Telefone: 79 3194-2500
Reclamação no Banco Central do Brasil
Muitos usuários de serviços bancários não sabem, mas ao ter algum tipo de problema com um banco e este não resolver através da sua ouvidoria, uma alternativa muito prática e viável é fazer uma reclamação junto ao Banco Central.
O Banco Central do Brasil é uma instituição muito conceituada e entre outras atribuições ele tem o papel de fazer a regulação e a supervisão do sistema financeiro nacional. A Instituição atualmente também trabalha assegurando a estabilidade do poder de compra do dinheiro.
No caso específico dos Bancos, o Banco Central fiscaliza e controla as instituições bancárias, visando com isso evitar os abusos e outras arbitrariedades que possam estar sendo cometidas pelos agentes financeiros do país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com o Banco do Nordeste ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com o Banco do Nordeste para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
Em situações dentro da normalidade, o Banco Central demora em torno de 08 a 10 dias úteis para dar uma resposta ao cidadão. Mas esse prazo depende muito de quanto tempo o Banco que foi reclamado vai demorar para responder.
Se a sua reclamação for justa, normalmente o Banco volta atrás no seu procedimento ou de alguma forma busca corrigir o erro cometido, notificando -se ao Banco Central sobre esta ocorrência.
Logicamente que se a sua reclamação junto ao Banco Central for Improcedente, nenhuma ação será feita, pois o Banco Central vai analisar o seu caso e repassar para a instituição, servindo nesse caso de mediador do problema.
Com foi dito anteriormente, é muito simples fazer uma reclamação no Banco Central. O procedimento é todo realizado Online, sendo importante que você cadastre um e-mail para receber notificações cada vez que o processo for movimentado.
Outra questão muito importante a ser lembrada é a necessidade de você ter em mãos o protocolo de entrada da reclamação no Banco. Tenha este número em mãos pois você vai precisar dele na hora de fazer as suas alegações.
Importante esclarecer também que o Banco Central vai solicitar que você faça um texto explicando exatamente o que aconteceu entre você e o banco. Neste momento, seja o mais detalhista possível, informando dia, hora, nome do atendente, o que foi dito, número de protocolo, etc. Não deixe passar nada!
Passo a passo: fazendo a reclamação no Site do Banco Central
Para iniciar o procedimento de reclamação no Banco Central, você pode clicar aqui.
Como você pode ver na imagem abaixo, você deve informar o número do seu CPF e selecionar Reclamação contra Instituições do Sistema Financeiro.
Resolva o Captha e a tela será aberta para que você preencha os dados necessário:
- Escolha o nome da Instituição
- Selecione o Assunto
- Digite a sua mensagem, constando a reclamação que você quer fazer
- Informe o número do protocolo da Instituição Financeira
A partir daí o Banco Central vai pedir o seu e-mail e telefone, gerando o protocolo de atendimento depois disso.
Com o protocolo de reclamação em mãos, como foi informado acima, você só precisa aguardar a resposta do banco sobre a sua reclamação.
Se ficou alguma dúvida, assita o vídeo abaixo:
Perguntas e Respostas sobre a Reclamação no Banco Central
1- Quais as instituições que o Banco Central supervisiona?
São supervisionados pelo Banco Central os bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos cooperativos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de fomento, companhias hipotecárias, sociedades de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
2- Posso registrar uma reclamação contra uma Instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central?
sim, as reclamações podem ser apresentadas pelos clientes e usuários de produtos e serviços das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, a exemplo das cooperativas de crédito, instituições de pagamento e administradoras de consórcios, sempre que se verificarem indícios de descumprimento de dispositivos legais e regulamentares cuja fiscalização esteja afeta a esta Autarquia.
3- A reclamação no Banco Central tem os mesmos efeitos que uma ação na justiça?
Não. O Banco Central atua na esfera administrativa e não substitui a ação na justiça. Portanto, caso o seu problema não seja resolvido junto ao Banco Central, você poderá ingressar com uma ação judicial.
4- O Banco Central regula o tempo para espera em fila do banco?
Não. O Banco Central não regulamenta o tempo de espera em filas. Existem leis estaduais e municipais que tratam do assunto. Cabe aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, Prodecon, Decon) a orientação sobre o tema.
5- O Banco Central tabela o valor das tarifas cobradas pelos bancos?
O Banco Central não determina valores de tarifas. Entretanto, existem alguns serviços que os bancos devem fornecer gratuitamente. Respeitadas as proibições, cada instituição é livre para estabelecer o valor de suas tarifas.
Entrar com Ação Judicial contra Banco: é viável?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena entrar com uma ação judicial contra um Banco. Será que é viável? Vale a pena? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário saber qual a extensão do seu problema com a instituição bancária.
Sabemos que a maior parte dos problemas que envolvem os clientes e os bancos são questões mais simples de serem resolvidas através de uma reclamação na ouvidoria do próprio banco ou mesmo com uma manifestação junto ao Banco Central.
No entanto, quando a situação é mais complicada e envolve valores maiores, o cliente pode pensar em entrar com uma ação judicial contra a instituição financeira, já sabendo que isso será em último caso, após esgotar as vias administrativas de resolução do conflito.
Uma opção para quem não conseguiu resolver a questão nas vias convencionais é entrar com uma ação no Juizado Especial Cívil da sua região, que é o órgão competente para processar causas de no máximo 40 salários mínimos. Importante frisar que, para causas inferiores a 20 salários mínimos, não é obrigatório constituir advogado.
Uma outra vantagem dos JEFS que também não pode ser esquecida é a ausência de custas processuais aos litigantes, ou seja, você não vai precisar pagar nada para entrar com uma ação contra o Banco.
Para ter êxito em um processo junto ao Juizado de Pequenas Causas é importante que você reúna o maior número de documentos possíveis, como contratos, extratos bancários, e-mails, cartas de cobrança, comprovantes de pagamento, etc.
Outra coisa fundamental neste tipo de processo é ter em mãos todos os dados do Banco contra o qual você vai entrar com a ação judicial: endereço, telefone, Cnpj, nome do gerente, entre outras informações importantes para que os servidores da justiça possam localizar o agente financeiro.
E como foi dito anteriormente, não existe a necessidade de constituir advogado, embora se você tiver condições, isso é extremamente indicado, considerando que em casos mais complexos o auxílio de um especialista vai ser essencial para que você tenha sucesso na lide.
Desta forma, já sabendo de todos os detalhes sobre como entrar com uma ação judicial contra um banco, cabe somente a você decidir se isso é ou não viável, se é a melhor solução ou não.
Outras formas de reclamação contra um Banco
Se você não sabe, hoje em dia existem diversas formas de reclamar e demonstrar o seu descontentamento com o atendimento bancário. Isso quer dizer que você não é obrigado a aceitar qualquer tipo de ilegalidade por parte de algum agente do sistema financeiro do país.
Infelizmente hoje em dia acontecem os mais variados tipos de irregularidades em operações bancárias. São pessoas que estão pagando juros ou taxas abusivas, outras estão com o nome negativado sem dever nem mesmo um centavo, enfim, são reclamações de todo tipo.
Se assim como muitos brasileiros você também tem reclamações a fazer sobre o atendimento ou serviço bancário, saiba que a sociedade cada vez mais tem criado mecanismos para dar voz às pessoas insatisfeitas. Vamos aqui lhe indicar apenas alguns exemplos de como você pode reclamar de práticas abusivas por parte do bancos.
Você pode escolher entre algumas das formas de reclamação ou pode até mesmo utilizar todas elas, até que o seu problema seja finalmente resolvido. Lembrando que antes de tudo é importante tentar solucionar o problema junto ao banco do qual você tem reclamações a fazer e só depois disso você pode partir para outras ações no sentido de resguardar o seu direito.
Site Reclame aqui
O Site Reclame Aqui é uma plataforma privada, mas que tem ajudado muitas pessoas a solucionarem os seus problemas junto às instituições financeiras como o Banco do Nordeste por exemplo, que tem um boa reputação na plataforma.
O Reclame Aqui funciona da seguinte maneira: a pessoa que quer fazer uma reclamação se cadastrar no site, faz a sua manifestação por escrito, podendo apresentar os documentos que achar necessário e conclui o pedido com a geração de um protocolo.
Após isso, o próprio site Reclame Aqui entra em contato com a empresa reclamada, que normalmente informa qual a sua versão para os fatos e muitas vezes soluciona o problema do cliente.
A maioria das empresas atendem muito bem às reclamações feitas nesta plataforma, outras nem mesmo respondem. Mas de uma maneira em geral, vale a pena tentar fazer uma reclamação no site. Acesse aqui para conhecer o serviço.
Procon
Um órgão bastante conhecido dos brasileiros é o Procon, sempre muito lembrado pela luta na defesa do consumidor, o Procon é vinculado aos Estados e atende toda a população quando o assunto é código de defesa do consumidor.
Se você tiver fácil acesso a este órgão, pode ser uma alternativa viável uma reclamação junto ao Procon. Sabe-se que as instituições financeiras como um todo, especialmente os Bancos costumam ter sérios problemas com os seus clientes, e o Procon pode ser o defensor do lado mais fraco neste momento.
Uma outra vantagem de procurar o Procon para uma reclamação é o fato de ser um serviço de utilidade pública, ou seja, totalmente gratuito, no qual o consumidor pode ter um braço forte em sua defesa contra o abuso de poder de grandes corporações.
Aviso Importante
O site Achei Celular é um projeto independente que não possui nenhum vínculo com o Banco do Nordeste e nem com as entidades governamentais de defesa do consumidor. O objetivo deste artigo foi apenas informar sobre o telefone do Banco do Nordeste e outras formas de contato da instituição, tendo caráter meramente informativo.Se você tem alguma reclamação a fazer, procure os canais oficiais das empresas e em nenhuma hipótese deixe qualquer dado pessoal no campo de comentários.