Confira, neste artigo, quais são os telefones da Avianca, uma das principais companhias aéreas do Brasil. Se você precisa entrar em contato com o telefone Avianca, precisa entender, primeiro, qual é a sua necessidade.
Isso porque para cada demanda há um canal de atendimento específico disponibilizado pela companhia. Além disso, por ser uma grande empresa, a Avianca também disponibiliza uma série de outras opções de atendimento para seus clientes.
Dependendo da demanda, você também pode resolver online, no seu próprio login no site oficial Avianca, como check-in, status de voo, upgrade de acento ou reservas.
Confira, a seguir, como entrar em contato com o telefone Avianca, entre outras possibilidades de atendimento.
Conheça a Avianca
A Avianca é uma empresa de transportes aéreos que, ao contrário do que muita gente pensa, tem uma história de 100 anos!
Ela iniciou suas atividades com o nome Sociedad Colombo Alemana de Transporte Aéreo, a SCADTA.
Após alianças com grandes marcas, em 2005 a empresa passou a ser chamada e registrada como Aerovías del Continente Americano, sempre em expansão.
Mas foi em 2009, com a grande aliança firmada entre a marca e a TACA que a Avianca, então, passou a ser a companhia aérea mais inovadora, com voos nacionais e internacionais e um atendimento diferenciado.
E, justamente por apresentar um atendimento diferenciado que, além do telefone Avianca, a companhia oferece outras opções de contato. Confira cada um e qual é o melhor para a sua solicitação.
Soluções online
No próprio site oficial da Avianca, existe um espaço específico chamado “soluções online”. Nele, que funciona como uma espécie de autoatendimento, você consegue:
- Rever soluções para incidentes com bagagens, como extravio ou para localizá-la, por exemplo.
- Verificar compensações pendentes.
- Checar orientações para solicitar reembolsos.
Formulário
Caso você deseje deixar alguma sugestão, esse processo é muito simples! Você apenas precisa acessar esta página e preencher o formulário.
Apesar do formulário estar em espanhol, ele é muito simples de ser preenchido. Ou seja, você precisará apenas colocar alguns dados pessoais, para identificação, e de contato, para atendimento, e então deixar sua mensagem.
Caso seja necessário, também há um espaço para anexar arquivos.
Apesar da existência desse formulário, não sabemos o tempo de retorno das solicitações ou ocorrências.
Assistência imediata Avianca
A Avianca também aderiu à utilização da inteligência artificial. Nesse sentido, não faz muito tempo que foi lançada a “Carla”, conselheira virtual da companhia aérea.
E para quem não é adepto ao telefone Avianca, a Carla pode ser uma ótima saída.
Para utilizá-la, basta clicar nesse link. Você, então, será direcionado ao seu Messenger.
No aplicativo do Messenger (isso mesmo, o do Facebook), você deverá clicar em “começar”.
Instantaneamente, você receberá a seguinte mensagem:
Hola Marina, para mayor comodidad a partir de la fecha te brindaremos nuestros servicios digitales a través de la cuenta oficial de Avianca en Facebook. Para comenzar haz clic aquí https://m.me/AviancaCo
¡Estamos trabajando para mejorar tu experiencia!
Você clicará no link e, em seguida, será solicitado a aceitar os termos e condições.
Em seguida, o atendimento eletrônico irá oferecer uma série de opções. Cada uma das opções selecionadas, então, dará continuidade à interação eletrônica, a fim de resolver sua solicitação.
Por ser um atendimento vinculado à inteligência artificial, o tempo de resolução é praticamente instantâneo.
Caso a sua solicitação não possa ser resolvida pela assistente virtual, não se preocupe, pois ela irá direcioná-lo para o canal de atendimento mais adequado, como o telefone Avianca, por exemplo.
Telefone Avianca: Escritório de vendas
No site da Avianca, você também pode ter acesso ao telefone Avianca e endereço de cada um dos escritórios da empresa.
Isso é ótimo porque, em alguns casos, você consegue resolver a sua solicitação pessoalmente.
Neste link, você precisará selecionar o país e, sem seguida, a cidade.
Após selecionar esses dados, aparecerão as opções dos escritórios da Avianca, junto com o telefone, endereço e horário de atendimento. Confira esse exemplo, que fica localizado no aeroporto de Guarulhos:
Guarulhos Airport
Address
Guarulhos Airport – Terminal 2 Asa C. Rod. Hélio Smidt, s/nº- Ed Interligação
Phone number
Schedule
Monday to Sunday 24 horas
E se você estiver em uma viagem internacional, não se preocupe! Pois você pode encontrar escritórios da companhia aérea espalhados em vários países! Incrível, não é mesmo?
Fale conosco: telefone Avianca
Caso você opte pelo atendimento através do telefone Avianca, tenha em mente que existem uma série de números. Para a central de vendas, por exemplo, você precisa entrar em contato através desse número:
0800-8918-6888
Se você precisa de um telefone de atendimento, por outro lado, o número correto é:
4004-4040
O SAC Avianca, entretanto, possui outro contato:
(+001) 800-284-2622
Pessoas que possuem deficiência auditiva e precisam entrar em contato com o SAC Avianca precisam digitar este número:
(+001) 800-284-2622.
Para pessoas que possuem o Programa de Fidelidade Amigo Avianca, podem recorrer aos mesmos números informados anteriormente.
Além do telefone, também existe a possibilidade de entrar em contato através do chat Avianca, que funciona todos os dias da semana, entre as 07h e 20h.
Para acessar o site, você precisará preencher seus dados e explicar a sua demanda. Em seguida, você será direcionado ao chat, onde um funcionário irá atende-lo. Em geral, a fila de espera, quando há, não demora mais que 5 minutos.
Fique atento, pois alguns números da Avianca funcionam apenas a partir de um telefone fixo ou então através da chamada via Skype.
Perguntas frequentes
Para facilitar a vida de muitos dos usuários da Avianca, a empresa também disponibiliza em seu site uma série de informações relevantes para quem vai viajar de transporte aéreo.
Como são muitas informações, também existe um espaço específico destinado às perguntas frequentes. Entre elas:
- Quais são os requisitos legais para viajar com menores de idade em viagens nacionais e internacionais
- Como transportar animais de estimação
- Declaração fiscal
- Onde consultar requisitos migratórios e sanitários para entrar em um país
- Como funciona o lounge da Avianca
Além disso, há uma série de outras informações relevantes antes de viajar, durante o voo, check-in, bagagem e outras opções.
Procon: O que é e como ele pode te ajudar?
O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.
Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.
O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.
Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.
O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.
Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.
Procon e o código de defesa do consumidor
Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.
Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:
- Prazo de entrega
- Produto não entregue
- Propaganda enganosa
- Informações sobre garantia
- Práticas abusivas
- Responsabilidade sobre o produto
- Direito de troca
- Entre outros direitos básicos do consumidor
Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.
Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.
Pra que serve o Procon?
Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas de qualquer empresa, inclusive da Avianca.
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Como o Procon Funciona?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.
Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.
Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.
O que pode ser denunciado no Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.
Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.
As principais denúncias no Procon são:
- Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
- Cartões de crédito e nome negativado
- Problemas com empresas de TV a cabo
- Não entrega de produtos da data estabelecida
- Problemas com empresas aéreas
Como fazer denúncia no Procon
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon.
A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.
Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:
- Nota fiscal
- Recibo
- Conversas via e-mail ou prints
- Números de protocolo
- Contratos
- Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.
Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.
Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.
Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.
Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.
Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.
Entrar com uma ação no juizado de pequenas causas
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Avianca e solicitar, inclusive, danos morais.
Para entrar com uma ação no juizado de pequenas causas não é preciso, necessariamente, de um advogado. Ou seja, você mesmo pode entrar com a ação!
O primeiro passo é reunir toda a documentação e ir até o Foro de sua cidade. Tudo o que acontecer em primeira instância é gratuito.
Por outro lado, se você precisar entrar com recurso, aí precisará pagar por isso e também será necessário um advogado.
A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.
O objetivo do presente artigo é apenas informar sobre os procedimentos para entrar em contato com a AVIANCA. Não temos nenhum tipo de vínculo com a empresa e não incentivamos nenhuma ação. Todas as decisões tomadas com base neste artigo são de inteira responsabilidade do leitor.