Novo problema no iPhone 15. Usuários relatam telas fantasmas nos novos celulares da Apple.
Mais de um mês após o lançamento oficial do iPhone 15, os usuários que compraram os modelos do iPhone 15 Pro Max encontraram “queimaduras” (burn-in) na tela do dispositivo. Esse efeito, também conhecido como “tela fantasma”, ocorre quando a tela de um celular “queima”, causando descoloração permanente da tela.
Em fotos divulgadas online, é possível perceber que alguns modelos do iPhone 15 Pro Max apresentam telas brancas, ícones de aplicativos ficam fantasmas e imagens do teclado e de outros aplicativos ficam “congeladas” na tela, fazendo com que manchas não saiam da tela. Então, vamos descobrir por que isso acontece e ver o que fazer se a tela do seu iPhone 15 sofrer um burn-in.
Motivos do Burn-in
Normalmente, o burn-in ocorre depois que os usuários deixam a tela exposta a uma imagem estática por um longo período de tempo. Porém, como aponta o portal especializado iMore – que foi o primeiro a detectar o problema no iPhone 15 Pro Max – isso não acontece tanto pois as telas são hoje mais modernas, os celulares e as TVs possuem tecnologias mais avançadas para evitar esse efeito. O chamado efeito “fantasma”.
Segundo o site, é possível que este caso esteja relacionado ao superaquecimento dos modelos da série Pro, embora essa teoria ainda não tenha sido confirmada pela Apple. O portal Mashable aponta que como o problema ocorre apenas nos modelos do iPhone 15 Pro Max, ele pode ser causado pela tela do próprio smartphone ser maior que a do iPhone 15 Pro. Em reportagens publicadas no Reddit, uma pessoa chegou a dizer que esse modelo é “o pior celular que a Apple já lançou”.
Outro disse que a questão da tela era “outro problema somado à crescente lista de problemas da empresa”. De qualquer forma, o problema não parece estar afetando um grande número de usuários até o momento e nem ser mais grave este ano. Segundo informações do portal Apple Insider, que acompanha de perto os casos de telas fantasmas em iPhones desde 2015, o número de casos de burn-in relatados atingiu um número menor em 2023 em relação aos anos anteriores, se considerado o mesmo período.
Ainda de acordo com o site, o “número absoluto” de casos de tela fantasma é de longe o menor em pelo menos três anos. Na prática, isso significa que os modelos iPhone 14, iPhone 13 e iPhone 12 tiveram um número maior do que o iPhone 15.
O que fazer?
Como o burn-in causa descoloração permanente da tela, você deve entrar em contato com o Suporte da Apple se o problema afetar o seu iPhone. Os usuários podem fazer isso visitando a loja oficial da Apple ou buscando suporte pelo site “support.apple.com/pt-br” (sem as aspas).
Problemas com iPhone 15 Pro Max
Desde o seu lançamento oficial, o iPhone 15 Pro Max tem se envolvido em diversas polêmicas. Além do recente problema com a tela, os usuários também alertaram sobre o superaquecimento dos modelos. Isso poucos dias após o início das vendas de celulares nos EUA. A Apple confirmou que os dispositivos estavam superaquecendo e lançou uma atualização para iOS 17 no início deste mês para corrigir o problema.
Além disso, mais recentemente, a Apple também confirmou que o aparelho pode mudar de cor ao entrar em contato com a mão do usuário. Separadamente, testes mais extremos conduzidos por personalidades do YouTube concluíram que, apesar das bordas de titânio, os modelos do iPhone 15 Pro parecem menos duráveis do que as gerações anteriores.