Saiba que fim levou os celulares da Sony no Brasil. Parou de fabricar? Confira agora!
A Sony, empresa japonesa, é considerada uma das grandes marcas no setor eletrônico, desenvolvendo diversos produtos, como TVs, equipamentos de som, câmeras, celulares e mais. A empresa já foi uma das grandes marcas de celular no Brasil, no início da adoção do Android, em 2010. Porém, no ano de 2019, a empresa saiu do mercado em diferentes países, inclusive no Brasil. A partir daí, pouco se ouviu falar sobre os aparelhos celulares da marca.
Será que a Sony parou de fabricar celulares e está focando em outros produtos? Descubra agora os rumos da empresa, que foi fundada em 1946.
Sony
A empresa Sony reduziu o seu nível de atuação em países da Ásia, inclusive no Japão, parte da Europa e Estados Unidos, mas não parou de fabricar celulares. No Brasil, entretanto, a empresa parou de fabricar smartphones em 2016, depois de perder incentivos financeiros do governo federal. Apesar disso, a empresa já não vinha muito popular, principalmente após o crescimento de marcas como a Xiaomi e a Huawei, que ofereciam preços mais acessíveis.
Com isso, a empresa saiu do setor de celulares no Brasil, no Oriente Médio, na América Central e na América do Sul. Além do mercado de celulares, a empresa também parou de vender televisões e dispositivos de áudio no país.
Linha Xperia
A linha Xperia, da marca, é focada em fotografia e é atualizada até os duas atuais com aparelhos top de linha e intermediários premium focados em fotos. Por isso, os modelos tendem a ser mais caros e pouco competitivos.
Atualmente, o melhor celular da Sony é o Xperia 1 V, lançado em 2023. Ele é equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2, da Qualcomm, com 12 GB de memória RAM e 512 GB de memória interna, com possibilidade de expansão, através de cartão de memória.
Ele em tela OLED de 6,5 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass Victus 2. O modelo tem três câmeras traseiras, com a principal com sensor de 48 MP, além de duas secundárias de 12 MP e frontal também de 12 MP, com gravação de vídeos em 4K.
O modelo tem bateria de 5.000 mAh, vem com o Android 13 de fábrica e compatibilidade com o 5G.
Na China, o celular é vendido por cerca de 8.000 yuans, cerca de R$5.733 em conversão direta, sem a adição de impostos. O Xperia 1 IV, modelo anterior, chegou ao mercado chinês custando 8.499 yuans, cerca de R$6.100.
Ficha técnica
– Tela: OLED 6,5 polegadas, 1644 x 3840 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass Victus 2;
– Processador: Snapdragon 8 Gen 2, Qualcomm;
– Câmera traseira: 48 MP + 12 MP + 12 MP
– Câmera frontal: 12 MP;
– Sistema: Android 13;
– Memória RAM: 12 GB;
– Armazenamento interno: 512 GB;
– Dimensões: 165 x 71 x 8.3 mm
– Sensores: Acelerômetro, proximidade, giroscópio, bússola, impressão digital e barômetro;
– Bateria: 5.000 mAh;
– Conectividade: 5G, Wi-Fi, Bluetooth 5.3 e GPS.
Brasil
No Brasil, a Sony produz os videogames PlayStation 5 e PlayStation 5 Digital. Os fones de ouvido da empresa são comercializados no país pela Multilaser, que passou a se chamar Multi em 2022.